Avaliação de Quarta Geração enquanto percurso para a Translação do Conhecimento na saúde mental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133268 |
Resumo: | Objetivo: Discutir o uso da metodologia da Avaliação de Quarta Geração como um percurso teórico-metodológico potente para implementação da Translação do Conhecimento na saúde mental infantojuvenil.Método: Compreende a descrição das etapas e do trabalho de campo de uma pesquisa que avaliou as práticas em saúde mental voltadas aos adolescentes em um Centro de Atenção Psicossocial infantojuvenil, entre agosto e dezembro de 2018, com a equipe assistencial do serviço.Resultados: A utilização de estratégias para envolver os trabalhadores em todas as etapas, a construção do conhecimento de maneira dialética, a adaptação do percurso ao campo – com a realização de intervenções sugeridas pelos participantes – e o próprio percurso da pesquisa,em sua condição de produto/resultado, viabilizam a interface com a Translação do Conhecimento. Considerações finais: As características discutidas possibilitam sugerir que se utilize a Avaliação como alternativa à implementação da Translação, sobretudo no campo da saúde mental.Palavras-chave: Avaliação em saúde. Ciência translacional biomédica. Saúde mental |
id |
UFRGS-15_1442f354c5243930c9fdc2cce60fd54c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/133268 |
network_acronym_str |
UFRGS-15 |
network_name_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação de Quarta Geração enquanto percurso para a Translação do Conhecimento na saúde mentalObjetivo: Discutir o uso da metodologia da Avaliação de Quarta Geração como um percurso teórico-metodológico potente para implementação da Translação do Conhecimento na saúde mental infantojuvenil.Método: Compreende a descrição das etapas e do trabalho de campo de uma pesquisa que avaliou as práticas em saúde mental voltadas aos adolescentes em um Centro de Atenção Psicossocial infantojuvenil, entre agosto e dezembro de 2018, com a equipe assistencial do serviço.Resultados: A utilização de estratégias para envolver os trabalhadores em todas as etapas, a construção do conhecimento de maneira dialética, a adaptação do percurso ao campo – com a realização de intervenções sugeridas pelos participantes – e o próprio percurso da pesquisa,em sua condição de produto/resultado, viabilizam a interface com a Translação do Conhecimento. Considerações finais: As características discutidas possibilitam sugerir que se utilize a Avaliação como alternativa à implementação da Translação, sobretudo no campo da saúde mental.Palavras-chave: Avaliação em saúde. Ciência translacional biomédica. Saúde mentalEscola de Enfermagem da UFRGS2023-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133268Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 44 (2023)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 44 (2023)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporenghttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133268/88828https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133268/88829Copyright (c) 2023 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado Pavani, FabianeUghini Bertoldo Piresa , AnandaWetzel, ChristineOlschowsky, AgnesCustódio Duarte, Maria de Lourdes2023-12-19T14:52:39Zoai:seer.ufrgs.br:article/133268Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2023-12-19T14:52:39Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de Quarta Geração enquanto percurso para a Translação do Conhecimento na saúde mental |
title |
Avaliação de Quarta Geração enquanto percurso para a Translação do Conhecimento na saúde mental |
spellingShingle |
Avaliação de Quarta Geração enquanto percurso para a Translação do Conhecimento na saúde mental Machado Pavani, Fabiane |
title_short |
Avaliação de Quarta Geração enquanto percurso para a Translação do Conhecimento na saúde mental |
title_full |
Avaliação de Quarta Geração enquanto percurso para a Translação do Conhecimento na saúde mental |
title_fullStr |
Avaliação de Quarta Geração enquanto percurso para a Translação do Conhecimento na saúde mental |
title_full_unstemmed |
Avaliação de Quarta Geração enquanto percurso para a Translação do Conhecimento na saúde mental |
title_sort |
Avaliação de Quarta Geração enquanto percurso para a Translação do Conhecimento na saúde mental |
author |
Machado Pavani, Fabiane |
author_facet |
Machado Pavani, Fabiane Ughini Bertoldo Piresa , Ananda Wetzel, Christine Olschowsky, Agnes Custódio Duarte, Maria de Lourdes |
author_role |
author |
author2 |
Ughini Bertoldo Piresa , Ananda Wetzel, Christine Olschowsky, Agnes Custódio Duarte, Maria de Lourdes |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado Pavani, Fabiane Ughini Bertoldo Piresa , Ananda Wetzel, Christine Olschowsky, Agnes Custódio Duarte, Maria de Lourdes |
description |
Objetivo: Discutir o uso da metodologia da Avaliação de Quarta Geração como um percurso teórico-metodológico potente para implementação da Translação do Conhecimento na saúde mental infantojuvenil.Método: Compreende a descrição das etapas e do trabalho de campo de uma pesquisa que avaliou as práticas em saúde mental voltadas aos adolescentes em um Centro de Atenção Psicossocial infantojuvenil, entre agosto e dezembro de 2018, com a equipe assistencial do serviço.Resultados: A utilização de estratégias para envolver os trabalhadores em todas as etapas, a construção do conhecimento de maneira dialética, a adaptação do percurso ao campo – com a realização de intervenções sugeridas pelos participantes – e o próprio percurso da pesquisa,em sua condição de produto/resultado, viabilizam a interface com a Translação do Conhecimento. Considerações finais: As características discutidas possibilitam sugerir que se utilize a Avaliação como alternativa à implementação da Translação, sobretudo no campo da saúde mental.Palavras-chave: Avaliação em saúde. Ciência translacional biomédica. Saúde mental |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133268 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133268 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133268/88828 https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133268/88829 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Gaúcha de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Gaúcha de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 44 (2023) Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 44 (2023) 1983-1447 0102-6933 reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
collection |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistappgdir@ufrgs.br |
_version_ |
1799766341770543104 |