Atividade lúdica com robô para higienização das mãos de estudantes do ensino fundamental: estudo quase-experimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabarron Costa, Michael
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rocha Júnior, Paulo Roberto, Spadella, Maria Angélica, Xavier Pinho, Melissa Vitória, Federighi Baisi Chagas, Eduardo, Pinheiro, Osni Lázaro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/137329
Resumo: Objetivo: Avaliar a efetividade do processo de higienização das mãos após a participação de estudantes do Ensino Fundamental emuma atividade educativa, com uso de uma tecnologia digital automatizada, denominada robô tutor.Método: Estudo quase-experimental desenvolvido em 2019 com estudantes do Ensino Fundamental I (n=203). Foi realizadahigienização das mãos com solução fluorescente antes e após a participação em atividade educativa com um robô tutor. As imagensforam registradas em câmara escura e os dados relacionados à área de residência, série, sexo, posição das mãos e lateralidade foram analisados por Anova e Post-Hoc de Holm-Sidak (p≤0,05).Resultados: Todas as condições estudadas melhoraram o processo de higienização das mãos após atividade com o robô tutor. Nãohouve associação entre série, sexo e mão dominante e o desempenho no processo de higienização das mãos, porém, estudantes daárea urbana apresentaram desempenho melhor do que os provenientes de área rural.Conclusão: A atividade com o robô tutor representou um recurso importante para a realização de ações de educação em saúde arespeito da higienização das mãos, e pode também ser testada em outros cenários e populações.Descritores: Higiene das mãos. Estudantes. Educação em saúde
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