Construção de hipermídia para apoio ao ensino da sistematização da assistência de enfermagem
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/88841 |
Resumo: | Objetivos: Descrever o processo de construção de hipermídia para apoiar o ensino daSistematização da Assistência de Enfermagem (SAE).Métodos: Pesquisa metodológica de desenvolvimento de uma tecnologia educacional. Asetapas de construção da hipermídia ocorreram de fevereiro de 2015 a março de 2016 eintegraram estudos teóricos, realização de grupo focal com docentes e processo dedesenvolvimento da tecnologia educacional à luz do referencial da Teoria da AprendizagemSignificativa.Resultados: A hipermídia é composta por conteúdo interativo e apresenta uma tela inicialcom um mapa conceitual que orienta um caminho livre de aprendizado sobre quatro aspectosestruturantes na aprendizagem da SAE: conceito, histórico e benefícios; aspectos ético-legais;operacionalização; e Processo de Enfermagem: etapas e integração do técnico emenfermagem.Conclusões: Concluiu-se que é fundamental que as tecnologias educacionais sejamconstruídas a partir de uma fundamentação pedagógica que sustente sua incorporação nosambientes de ensino.Palavras-chave: Materiais de ensino. Tecnologia educacional. Educação em enfermagem.Desenvolvimento tecnológico. |
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Construção de hipermídia para apoio ao ensino da sistematização da assistência de enfermagemMateriais de ensino. Tecnologia educacional. Educação em enfermagem. Desenvolvimento tecnológico.Objetivos: Descrever o processo de construção de hipermídia para apoiar o ensino daSistematização da Assistência de Enfermagem (SAE).Métodos: Pesquisa metodológica de desenvolvimento de uma tecnologia educacional. Asetapas de construção da hipermídia ocorreram de fevereiro de 2015 a março de 2016 eintegraram estudos teóricos, realização de grupo focal com docentes e processo dedesenvolvimento da tecnologia educacional à luz do referencial da Teoria da AprendizagemSignificativa.Resultados: A hipermídia é composta por conteúdo interativo e apresenta uma tela inicialcom um mapa conceitual que orienta um caminho livre de aprendizado sobre quatro aspectosestruturantes na aprendizagem da SAE: conceito, histórico e benefícios; aspectos ético-legais;operacionalização; e Processo de Enfermagem: etapas e integração do técnico emenfermagem.Conclusões: Concluiu-se que é fundamental que as tecnologias educacionais sejamconstruídas a partir de uma fundamentação pedagógica que sustente sua incorporação nosambientes de ensino.Palavras-chave: Materiais de ensino. Tecnologia educacional. Educação em enfermagem.Desenvolvimento tecnológico.Escola de Enfermagem da UFRGS2019-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/88841Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 40 (2019)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 40 (2019)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/88841/51172https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/88841/51173Copyright (c) 2019 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessTuani Candido de Oliveira Salvador, PétalaFilgueira Martins Rodrigues, Cláudia CristianeFerreira Júnior, Marcos AntonioDomingues Fernandes, Maria IsabelAmado Martins, José CarlosEuzébia Pereira Santos, Viviane2019-11-25T13:31:36Zoai:seer.ufrgs.br:article/88841Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2019-11-25T13:31:36Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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