Professor como facilitador do processo ensino-aprendizagem: visão de estudante de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Semim, Gabriela Maschio
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Souza, Maria Conceição Bernardo de Mello e, Corrêa, Adriana Katia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/9210
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar como o estudante percebe o desempenho do professor no processo ensino-aprendizagem, nas disciplinas que utilizam referencial da pedagogia crítica e competência dialógica, no Curso de Bacharelado em Enfermagem, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, em 2005 e 2006. Foram analisadas respostas de 142 alunos ao instrumento utilizado para avaliação do desempenho dos professores. Pela análise temática, delinearam-se núcleos de sentido que abordam processo ensino-aprendizagem, relacionamento professor/aluno e avaliação. Para a maioria dos estudantes, o processo ensino-aprendizagem foi facilitado pelo professor que estimula o processo crítico-reflexivo, coerente com a metodologia problematizadora. Para outros, esse processo foi facilitado quando o professor é mais diretivo, contrapondo-se com a proposta problematizadora. Outro aspecto foi o relacionamento professor/aluno, facilitado pelo estabelecimento de vínculo. Os estudantes teceram poucos comentários sobre avaliação, apontando necessidade de uma avaliação formativa, que se encontra em processo de construção.
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