PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO NA AMÉRICA LATINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canever, Bruna Pedroso
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: do Prado, Marta Lenise, Schubert Backes, Vânia Marli, Gomes, Diana Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/25449
Resumo: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, com abordagem qualitativa, que teve como objetivoconhecer o panorama da produção científica em Educação em Enfermagem latino-americana para compreendercomo está sendo conduzida a formação dos futuros enfermeiros. A coleta de dados foi feita na base de dadosLiteratura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, no período entre 2005 e agosto de 2012.Os descritores utilizados foram: Educação Superior, Currículo, Ensino, todos associados ao descritor “Educaçãoem Enfermagem”. Fizeram parte dos resultados desta pesquisa 82 estudos. A partir da leitura completa dos estudos, emergiram as seguintes categorias: “Currículo”, “Docentes”, “Processo Ensino-Aprendizagem”, “Estudantes” e “Avaliação”. Os resultados identificaram a preocupação dos autores na formação do enfermeiro com questões relativas à postura crítica e ações de cuidado integral à comunidade. É preciso avançar em relação à adoção de referencial teórico emancipador, que necessita ser incorporado e discutido entre as instâncias formadoras do enfermeiro.
id UFRGS-15_c67dba82309c0337cc6ef092a514c33d
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/25449
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO NA AMÉRICA LATINAEducação SuperiorEducação em EnfermagemEnfermagemTrata-se de uma revisão integrativa de literatura, com abordagem qualitativa, que teve como objetivoconhecer o panorama da produção científica em Educação em Enfermagem latino-americana para compreendercomo está sendo conduzida a formação dos futuros enfermeiros. A coleta de dados foi feita na base de dadosLiteratura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, no período entre 2005 e agosto de 2012.Os descritores utilizados foram: Educação Superior, Currículo, Ensino, todos associados ao descritor “Educaçãoem Enfermagem”. Fizeram parte dos resultados desta pesquisa 82 estudos. A partir da leitura completa dos estudos, emergiram as seguintes categorias: “Currículo”, “Docentes”, “Processo Ensino-Aprendizagem”, “Estudantes” e “Avaliação”. Os resultados identificaram a preocupação dos autores na formação do enfermeiro com questões relativas à postura crítica e ações de cuidado integral à comunidade. É preciso avançar em relação à adoção de referencial teórico emancipador, que necessita ser incorporado e discutido entre as instâncias formadoras do enfermeiro.Escola de Enfermagem da UFRGS2013-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionqualitativa, revisão integrativa de saúdeapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/25449Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 33 No. 4 (2012); 211-220Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 33 n. 4 (2012); 211-2201983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/25449/23973Canever, Bruna Pedrosodo Prado, Marta LeniseSchubert Backes, Vânia MarliGomes, Diana Coelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-10-21T18:00:39Zoai:seer.ufrgs.br:article/25449Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2013-10-21T18:00:39Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO NA AMÉRICA LATINA
title PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO NA AMÉRICA LATINA
spellingShingle PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO NA AMÉRICA LATINA
Canever, Bruna Pedroso
Educação Superior
Educação em Enfermagem
Enfermagem
title_short PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO NA AMÉRICA LATINA
title_full PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO NA AMÉRICA LATINA
title_fullStr PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO NA AMÉRICA LATINA
title_full_unstemmed PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO NA AMÉRICA LATINA
title_sort PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO NA AMÉRICA LATINA
author Canever, Bruna Pedroso
author_facet Canever, Bruna Pedroso
do Prado, Marta Lenise
Schubert Backes, Vânia Marli
Gomes, Diana Coelho
author_role author
author2 do Prado, Marta Lenise
Schubert Backes, Vânia Marli
Gomes, Diana Coelho
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canever, Bruna Pedroso
do Prado, Marta Lenise
Schubert Backes, Vânia Marli
Gomes, Diana Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior
Educação em Enfermagem
Enfermagem
topic Educação Superior
Educação em Enfermagem
Enfermagem
description Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, com abordagem qualitativa, que teve como objetivoconhecer o panorama da produção científica em Educação em Enfermagem latino-americana para compreendercomo está sendo conduzida a formação dos futuros enfermeiros. A coleta de dados foi feita na base de dadosLiteratura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, no período entre 2005 e agosto de 2012.Os descritores utilizados foram: Educação Superior, Currículo, Ensino, todos associados ao descritor “Educaçãoem Enfermagem”. Fizeram parte dos resultados desta pesquisa 82 estudos. A partir da leitura completa dos estudos, emergiram as seguintes categorias: “Currículo”, “Docentes”, “Processo Ensino-Aprendizagem”, “Estudantes” e “Avaliação”. Os resultados identificaram a preocupação dos autores na formação do enfermeiro com questões relativas à postura crítica e ações de cuidado integral à comunidade. É preciso avançar em relação à adoção de referencial teórico emancipador, que necessita ser incorporado e discutido entre as instâncias formadoras do enfermeiro.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
qualitativa, revisão integrativa de saúde
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/25449
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/25449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/25449/23973
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 33 No. 4 (2012); 211-220
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 33 n. 4 (2012); 211-220
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766334051975168