Associação entre qualificação profissional e eventos adversos em unidades de tratamento intensivo neonatal e pediátrico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maziero, Eliane Cristina Sanches
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cruz, Elaine Drehmer de Almeida, Batista, Josemar, Alpendre, Francine Taporosky, Brandão, Marilise Borges, Krainski, Elias Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/118761
Resumo: Objetivo: Verificar a associação entre a qualificação dos profissionais de enfermagem e a ocorrência de eventos adversos em unidades de terapia intensiva neonatal e pediátrica.Método: Estudo transversal conduzido em seis unidades de cinco hospitais públicos do Estado do Paraná, Brasil. A coleta de dados ocorreu de abril/2017 a janeiro/2018, com análise retrospectiva e aplicação dos instrumentos Neonatal Trigger Tool e Paediatric Trigger Tool a 79 prontuários, para detectar eventos adversos, questionário autoaplicável a 143 profissionais e consulta aos documentos e registros hospitalares. Os fatores prognósticos de eventos adversos foram capacitação profissional e existência, ou não, de serviço de educação continuada; a análise foi realizada por regressão logística.Resultados: Detectou-se 30 eventos adversos, com prevalência de infecção (n=12;40%) e lesão de pele (n=9;30%). A educação continuada foi identificada como fator protetor para eventos adversos (p≤0,05).Conclusão: atividade educativa foi associada à prevenção de eventos adversos em unidades de terapia intensiva neonatal e pediátrica.Palavras-chave: Unidades de terapia intensiva neonatal. Unidades de terapia intensiva pediátrica. Credenciamento. Dano ao paciente. Segurança do paciente.
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