Cursos realizados pelo Canal Minas Saúde: percepções dos profissionais que atuam na atenção primária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Lizziane d' Ávila
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sena, Roseni Rosângela de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/56984
Resumo: Objetivo: Analisar a percepção dos profissionais de saúde que atuam na atenção primária sobre a contribuição dos cursos realizados pelo Canal Minas Saúde no seu processo de trabalho.Método: Estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa do qual participaram 38 profissionais que atuam na atenção primária de três municípios pertencentes ao Estado de Minas Gerais. A coleta de dados ocorreu em 2014, com entrevistas semiestruturadas, sendo os dados analisados por meio da análise de conteúdo temática.Resultados: Da análise dos dados emergiram três categorias: interesse pela capacitação e sua contribuição para a prática profissional; fatores intervenientes para mudança da prática profissional; e propostas de melhoria.Conclusão: A análise dos dados evidencia que os cursos ofertados pelo Canal Minas Saúde ainda são insuficientes para a modificação da prática profissional. Faz-se necessário incorporar os pressupostos da educação permanente para possibilitar a articulação dos saberes necessários à transformação da prática.Palavras-chave: Educação continuada. Atenção primária à saúde. Políticas públicas. Enfermagem.
id UFRGS-15_e7a470c6dff6367504c9f80c1b5cc52a
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/56984
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling Cursos realizados pelo Canal Minas Saúde: percepções dos profissionais que atuam na atenção primáriaEducação ContinuadaAtenção PrimáriaObjetivo: Analisar a percepção dos profissionais de saúde que atuam na atenção primária sobre a contribuição dos cursos realizados pelo Canal Minas Saúde no seu processo de trabalho.Método: Estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa do qual participaram 38 profissionais que atuam na atenção primária de três municípios pertencentes ao Estado de Minas Gerais. A coleta de dados ocorreu em 2014, com entrevistas semiestruturadas, sendo os dados analisados por meio da análise de conteúdo temática.Resultados: Da análise dos dados emergiram três categorias: interesse pela capacitação e sua contribuição para a prática profissional; fatores intervenientes para mudança da prática profissional; e propostas de melhoria.Conclusão: A análise dos dados evidencia que os cursos ofertados pelo Canal Minas Saúde ainda são insuficientes para a modificação da prática profissional. Faz-se necessário incorporar os pressupostos da educação permanente para possibilitar a articulação dos saberes necessários à transformação da prática.Palavras-chave: Educação continuada. Atenção primária à saúde. Políticas públicas. Enfermagem.Escola de Enfermagem da UFRGS2016-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/56984Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 37 No. 2 (2016)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 37 n. 2 (2016)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/56984/37705https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/56984/37706Pereira, Lizziane d' ÁvilaSena, Roseni Rosângela deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-17T19:09:21Zoai:seer.ufrgs.br:article/56984Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2016-06-17T19:09:21Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Cursos realizados pelo Canal Minas Saúde: percepções dos profissionais que atuam na atenção primária
title Cursos realizados pelo Canal Minas Saúde: percepções dos profissionais que atuam na atenção primária
spellingShingle Cursos realizados pelo Canal Minas Saúde: percepções dos profissionais que atuam na atenção primária
Pereira, Lizziane d' Ávila
Educação Continuada
Atenção Primária
title_short Cursos realizados pelo Canal Minas Saúde: percepções dos profissionais que atuam na atenção primária
title_full Cursos realizados pelo Canal Minas Saúde: percepções dos profissionais que atuam na atenção primária
title_fullStr Cursos realizados pelo Canal Minas Saúde: percepções dos profissionais que atuam na atenção primária
title_full_unstemmed Cursos realizados pelo Canal Minas Saúde: percepções dos profissionais que atuam na atenção primária
title_sort Cursos realizados pelo Canal Minas Saúde: percepções dos profissionais que atuam na atenção primária
author Pereira, Lizziane d' Ávila
author_facet Pereira, Lizziane d' Ávila
Sena, Roseni Rosângela de
author_role author
author2 Sena, Roseni Rosângela de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Lizziane d' Ávila
Sena, Roseni Rosângela de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Continuada
Atenção Primária
topic Educação Continuada
Atenção Primária
description Objetivo: Analisar a percepção dos profissionais de saúde que atuam na atenção primária sobre a contribuição dos cursos realizados pelo Canal Minas Saúde no seu processo de trabalho.Método: Estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa do qual participaram 38 profissionais que atuam na atenção primária de três municípios pertencentes ao Estado de Minas Gerais. A coleta de dados ocorreu em 2014, com entrevistas semiestruturadas, sendo os dados analisados por meio da análise de conteúdo temática.Resultados: Da análise dos dados emergiram três categorias: interesse pela capacitação e sua contribuição para a prática profissional; fatores intervenientes para mudança da prática profissional; e propostas de melhoria.Conclusão: A análise dos dados evidencia que os cursos ofertados pelo Canal Minas Saúde ainda são insuficientes para a modificação da prática profissional. Faz-se necessário incorporar os pressupostos da educação permanente para possibilitar a articulação dos saberes necessários à transformação da prática.Palavras-chave: Educação continuada. Atenção primária à saúde. Políticas públicas. Enfermagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/56984
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/56984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/56984/37705
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/56984/37706
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 37 No. 2 (2016)
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 37 n. 2 (2016)
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766335895371776