FAVORITE GAME OU A POESIA NÃO CABE MAIS DENTRO DA VULVA DO POEMA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organon (Porto Alegre. Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/97035 |
Resumo: | O presente ensaio busca pensar as novas configurações que a palavra poética tem encontrado para se espalhar, expandindo-se para além dos lugares e formas tradicionalmente resguardados para ela. Para isso, parte-se de abordagens e perspectivas teóricas, como Literatura expandida (PATO, 2012), arte e escritura expandidas (SANTOS; REZENDE, 2011) e “literatura fora de si” (GARRAMUÑO, 2014, p.43), em uma tentativa de elaborar fenômenos como a incorporação da palavra por artistas plásticos e o Slam, que vêm atravessando nosso contemporâneo. Especificamente a obra Favorite Game (1990), do artista plástico José Leonilson, e Lírica de uma favelada (2018), da slammer Nívea Sabino, servirão como mote para se analisar como a palavra desborda as fronteiras do livro e se faz presente em obras plásticas, que também podem ser lidas como inscrições poéticas, e na rua, espaço para livre criação poética.PALAVRAS-CHAVE: Literatura expandida; José Leonilson; Slam; Nívea Sabino. |
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FAVORITE GAME OU A POESIA NÃO CABE MAIS DENTRO DA VULVA DO POEMAO presente ensaio busca pensar as novas configurações que a palavra poética tem encontrado para se espalhar, expandindo-se para além dos lugares e formas tradicionalmente resguardados para ela. Para isso, parte-se de abordagens e perspectivas teóricas, como Literatura expandida (PATO, 2012), arte e escritura expandidas (SANTOS; REZENDE, 2011) e “literatura fora de si” (GARRAMUÑO, 2014, p.43), em uma tentativa de elaborar fenômenos como a incorporação da palavra por artistas plásticos e o Slam, que vêm atravessando nosso contemporâneo. Especificamente a obra Favorite Game (1990), do artista plástico José Leonilson, e Lírica de uma favelada (2018), da slammer Nívea Sabino, servirão como mote para se analisar como a palavra desborda as fronteiras do livro e se faz presente em obras plásticas, que também podem ser lidas como inscrições poéticas, e na rua, espaço para livre criação poética.PALAVRAS-CHAVE: Literatura expandida; José Leonilson; Slam; Nívea Sabino.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/9703510.22456/2238-8915.97035Organon; v. 34 n. 67 (2019): LITERATURA EM CAMPO EXPANDIDO; 1-132238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/97035/55707Copyright (c) 2020 Marina Baltazar Mattos, Rogério Meira Coelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMattos, Marina BaltazarCoelho, Rogério Meira2020-07-16T22:47:38Zoai:seer.ufrgs.br:article/97035Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2020-07-16T22:47:38Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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