Características clínicas e sociodemográficas dos usuários de um centro de atenção psicossocial infantojuvenil em Porto Alegre a partir do sistema de gerenciamento de consultas (GERCON)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabrini de Lima, Antonella
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Unis Castan, Juliana, Moreira Lima, Flávia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clinical and Biomedical Research
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/126971
Resumo: Introdução: Desde maio de 2019, o acesso aos serviços especializados de saúde mental infantojuvenil do município de Porto Alegre ocorre através da regulação assistencial por intermédio do sistema Gerenciamento de Consultas (GERCON). O objetivo deste estudo foi caracterizar o perfil clínico e sociodemográfico dos usuários encaminhados para um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) nos dois primeiros anos do GERCON. Métodos: Estudo transversal em que foram resgatados dados dos prontuários eletrônicos de crianças e adolescentes encaminhados para primeira consulta em um CAPSi de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, no período de maio de 2019 a abril de 2021. Resultados: A maioria dos 134 usuários era do sexo masculino (59,8%), autodeclarados brancos (69,7%),  naturais de Porto Alegre (87,9%) e com hipótese diagnóstica inicial de Retardo mental (28,9%), Transtornos emocionais e de comportamento com início usualmente ocorrendo na infância e adolescência (24,2%) e Transtornos do humor (20,3%). A média de idade foi 13,4 anos e a mediana 15 anos. A taxa de absenteísmo na primeira consulta foi de 24,7%. Conclusão:  A maioria dos usuários encaminhados para o CAPSi HCPA era do sexo masculino, adolescente, natural de Porto Alegre e com a hipótese diagnóstica inicial de transtornos do neurodesenvolvimento. Há uma elevada taxa de absenteísmo. Ao planejar intervenções para crianças e adolescentes que necessitam de atendimento em CAPSi é importante considerar o perfil nosológico e as características sociodemográficas dos usuários, assim como pensar em estratégias para diminuir o absenteísmo.
id UFRGS-20_15d32f14c81c50e291167024700df439
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/126971
network_acronym_str UFRGS-20
network_name_str Clinical and Biomedical Research
repository_id_str
spelling Características clínicas e sociodemográficas dos usuários de um centro de atenção psicossocial infantojuvenil em Porto Alegre a partir do sistema de gerenciamento de consultas (GERCON)Regulação assistencialAtenção PsicossocialInfância e adolescênciaIntrodução: Desde maio de 2019, o acesso aos serviços especializados de saúde mental infantojuvenil do município de Porto Alegre ocorre através da regulação assistencial por intermédio do sistema Gerenciamento de Consultas (GERCON). O objetivo deste estudo foi caracterizar o perfil clínico e sociodemográfico dos usuários encaminhados para um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) nos dois primeiros anos do GERCON. Métodos: Estudo transversal em que foram resgatados dados dos prontuários eletrônicos de crianças e adolescentes encaminhados para primeira consulta em um CAPSi de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, no período de maio de 2019 a abril de 2021. Resultados: A maioria dos 134 usuários era do sexo masculino (59,8%), autodeclarados brancos (69,7%),  naturais de Porto Alegre (87,9%) e com hipótese diagnóstica inicial de Retardo mental (28,9%), Transtornos emocionais e de comportamento com início usualmente ocorrendo na infância e adolescência (24,2%) e Transtornos do humor (20,3%). A média de idade foi 13,4 anos e a mediana 15 anos. A taxa de absenteísmo na primeira consulta foi de 24,7%. Conclusão:  A maioria dos usuários encaminhados para o CAPSi HCPA era do sexo masculino, adolescente, natural de Porto Alegre e com a hipótese diagnóstica inicial de transtornos do neurodesenvolvimento. Há uma elevada taxa de absenteísmo. Ao planejar intervenções para crianças e adolescentes que necessitam de atendimento em CAPSi é importante considerar o perfil nosológico e as características sociodemográficas dos usuários, assim como pensar em estratégias para diminuir o absenteísmo.HCPA/FAMED/UFRGS2023-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed ArticleAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/126971Clinical & Biomedical Research; Vol. 43 No. 2 (2023): Clinical and Biomedical ResearchClinical and Biomedical Research; v. 43 n. 2 (2023): Clinical and Biomedical Research2357-9730reponame:Clinical and Biomedical Researchinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/126971/89705Copyright (c) 2023 Antonella Cabrini de Lima, Juliana Unis Castan, Flávia Moreira Limahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCabrini de Lima, AntonellaUnis Castan, JulianaMoreira Lima, Flávia2024-01-19T14:11:21Zoai:seer.ufrgs.br:article/126971Revistahttps://www.seer.ufrgs.br/index.php/hcpaPUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/oai||cbr@hcpa.edu.br2357-97302357-9730opendoar:2024-01-19T14:11:21Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Características clínicas e sociodemográficas dos usuários de um centro de atenção psicossocial infantojuvenil em Porto Alegre a partir do sistema de gerenciamento de consultas (GERCON)
title Características clínicas e sociodemográficas dos usuários de um centro de atenção psicossocial infantojuvenil em Porto Alegre a partir do sistema de gerenciamento de consultas (GERCON)
spellingShingle Características clínicas e sociodemográficas dos usuários de um centro de atenção psicossocial infantojuvenil em Porto Alegre a partir do sistema de gerenciamento de consultas (GERCON)
Cabrini de Lima, Antonella
Regulação assistencial
Atenção Psicossocial
Infância e adolescência
title_short Características clínicas e sociodemográficas dos usuários de um centro de atenção psicossocial infantojuvenil em Porto Alegre a partir do sistema de gerenciamento de consultas (GERCON)
title_full Características clínicas e sociodemográficas dos usuários de um centro de atenção psicossocial infantojuvenil em Porto Alegre a partir do sistema de gerenciamento de consultas (GERCON)
title_fullStr Características clínicas e sociodemográficas dos usuários de um centro de atenção psicossocial infantojuvenil em Porto Alegre a partir do sistema de gerenciamento de consultas (GERCON)
title_full_unstemmed Características clínicas e sociodemográficas dos usuários de um centro de atenção psicossocial infantojuvenil em Porto Alegre a partir do sistema de gerenciamento de consultas (GERCON)
title_sort Características clínicas e sociodemográficas dos usuários de um centro de atenção psicossocial infantojuvenil em Porto Alegre a partir do sistema de gerenciamento de consultas (GERCON)
author Cabrini de Lima, Antonella
author_facet Cabrini de Lima, Antonella
Unis Castan, Juliana
Moreira Lima, Flávia
author_role author
author2 Unis Castan, Juliana
Moreira Lima, Flávia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabrini de Lima, Antonella
Unis Castan, Juliana
Moreira Lima, Flávia
dc.subject.por.fl_str_mv Regulação assistencial
Atenção Psicossocial
Infância e adolescência
topic Regulação assistencial
Atenção Psicossocial
Infância e adolescência
description Introdução: Desde maio de 2019, o acesso aos serviços especializados de saúde mental infantojuvenil do município de Porto Alegre ocorre através da regulação assistencial por intermédio do sistema Gerenciamento de Consultas (GERCON). O objetivo deste estudo foi caracterizar o perfil clínico e sociodemográfico dos usuários encaminhados para um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) nos dois primeiros anos do GERCON. Métodos: Estudo transversal em que foram resgatados dados dos prontuários eletrônicos de crianças e adolescentes encaminhados para primeira consulta em um CAPSi de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, no período de maio de 2019 a abril de 2021. Resultados: A maioria dos 134 usuários era do sexo masculino (59,8%), autodeclarados brancos (69,7%),  naturais de Porto Alegre (87,9%) e com hipótese diagnóstica inicial de Retardo mental (28,9%), Transtornos emocionais e de comportamento com início usualmente ocorrendo na infância e adolescência (24,2%) e Transtornos do humor (20,3%). A média de idade foi 13,4 anos e a mediana 15 anos. A taxa de absenteísmo na primeira consulta foi de 24,7%. Conclusão:  A maioria dos usuários encaminhados para o CAPSi HCPA era do sexo masculino, adolescente, natural de Porto Alegre e com a hipótese diagnóstica inicial de transtornos do neurodesenvolvimento. Há uma elevada taxa de absenteísmo. Ao planejar intervenções para crianças e adolescentes que necessitam de atendimento em CAPSi é importante considerar o perfil nosológico e as características sociodemográficas dos usuários, assim como pensar em estratégias para diminuir o absenteísmo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed Article
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/126971
url https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/126971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/126971/89705
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Antonella Cabrini de Lima, Juliana Unis Castan, Flávia Moreira Lima
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Antonella Cabrini de Lima, Juliana Unis Castan, Flávia Moreira Lima
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv HCPA/FAMED/UFRGS
publisher.none.fl_str_mv HCPA/FAMED/UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Clinical & Biomedical Research; Vol. 43 No. 2 (2023): Clinical and Biomedical Research
Clinical and Biomedical Research; v. 43 n. 2 (2023): Clinical and Biomedical Research
2357-9730
reponame:Clinical and Biomedical Research
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Clinical and Biomedical Research
collection Clinical and Biomedical Research
repository.name.fl_str_mv Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||cbr@hcpa.edu.br
_version_ 1799767057575706624