Fibromialgia e disfunção temporomandibular: uma revisão de escopo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bosco, Tenille
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: L. S. Torres, Iraci, Stein, Dirson João, Finamor de Oliveira, Fabrício
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clinical and Biomedical Research
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/128039
Resumo: A fibromialgia (FM) é uma síndrome complexa com alterações nociplásticas, caracterizadas por hiperalgesia e alodinia, frequentemente acompanhada pela presença de dor orofacial. Estudos têm demonstrado alta prevalência de disfunção temporomandibular (DTM) em pacientes fibromiálgicos, como fator etiológico ou agravante. O objetivo desta revisão foi avaliar a ocorrência concomitante da DTM e da síndrome fibromiálgica e o seu tratamento. Tratamentos não-farmacológicos, como psicoterapia e exercícios físicos, melhoram a dor, a qualidade de vida e a saúde mental dos pacientes. Duloxetina e Pregabalina são aprovadas pela ANVISA para o tratamento da FM, aos quais o FDA inclui o milnaciprano. Os principais fármacos utilizados para os sintomas de FM são pregabalina, amitriptilina, antidepressivos duais, tramadol, baixas doses de naltrexona e canabinoides. A associação de fármacos pode ser útil para aumentar a eficácia do tratamento e reduzir as doses dos mesmos. Por outro lado, novas terapias não farmacológicas, como as técnicas modulatórias não-invasivas, surgem como opções promissoras, promovendo alterações neuroplásticas importantes no tratamento. Conclusão: Há diversas opções terapêuticas farmacológicas e não-farmacológicas disponíveis no tratamento do paciente fibromiálgico para o especialista em DTM e Dor Orofacial. Portanto, a combinação de diferentes abordagens pode auxiliar na obtenção de um protocolo individualizado, adequado às necessidades do paciente.
id UFRGS-20_abdb6dc5e1d78e973cadbedbc31a4ee9
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/128039
network_acronym_str UFRGS-20
network_name_str Clinical and Biomedical Research
repository_id_str
spelling Fibromialgia e disfunção temporomandibular: uma revisão de escopoFibromialgiaDisfunção temporomandibularDor nociplásticaTratamento da fibromialgiaA fibromialgia (FM) é uma síndrome complexa com alterações nociplásticas, caracterizadas por hiperalgesia e alodinia, frequentemente acompanhada pela presença de dor orofacial. Estudos têm demonstrado alta prevalência de disfunção temporomandibular (DTM) em pacientes fibromiálgicos, como fator etiológico ou agravante. O objetivo desta revisão foi avaliar a ocorrência concomitante da DTM e da síndrome fibromiálgica e o seu tratamento. Tratamentos não-farmacológicos, como psicoterapia e exercícios físicos, melhoram a dor, a qualidade de vida e a saúde mental dos pacientes. Duloxetina e Pregabalina são aprovadas pela ANVISA para o tratamento da FM, aos quais o FDA inclui o milnaciprano. Os principais fármacos utilizados para os sintomas de FM são pregabalina, amitriptilina, antidepressivos duais, tramadol, baixas doses de naltrexona e canabinoides. A associação de fármacos pode ser útil para aumentar a eficácia do tratamento e reduzir as doses dos mesmos. Por outro lado, novas terapias não farmacológicas, como as técnicas modulatórias não-invasivas, surgem como opções promissoras, promovendo alterações neuroplásticas importantes no tratamento. Conclusão: Há diversas opções terapêuticas farmacológicas e não-farmacológicas disponíveis no tratamento do paciente fibromiálgico para o especialista em DTM e Dor Orofacial. Portanto, a combinação de diferentes abordagens pode auxiliar na obtenção de um protocolo individualizado, adequado às necessidades do paciente.HCPA/FAMED/UFRGS2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed ArticleAvaliados por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/128039Clinical & Biomedical Research; Vol. 43 No. 1 (2023): Clinical and Biomedical ResearchClinical and Biomedical Research; v. 43 n. 1 (2023): Clinical and Biomedical Research2357-9730reponame:Clinical and Biomedical Researchinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/128039/88722Copyright (c) 2023 Tenille Bosco, Iraci, Dirson, Fabríciohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBosco, TenilleL. S. Torres, IraciStein, Dirson JoãoFinamor de Oliveira, Fabrício2024-01-19T14:11:35Zoai:seer.ufrgs.br:article/128039Revistahttps://www.seer.ufrgs.br/index.php/hcpaPUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/oai||cbr@hcpa.edu.br2357-97302357-9730opendoar:2024-01-19T14:11:35Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Fibromialgia e disfunção temporomandibular: uma revisão de escopo
title Fibromialgia e disfunção temporomandibular: uma revisão de escopo
spellingShingle Fibromialgia e disfunção temporomandibular: uma revisão de escopo
Bosco, Tenille
Fibromialgia
Disfunção temporomandibular
Dor nociplástica
Tratamento da fibromialgia
title_short Fibromialgia e disfunção temporomandibular: uma revisão de escopo
title_full Fibromialgia e disfunção temporomandibular: uma revisão de escopo
title_fullStr Fibromialgia e disfunção temporomandibular: uma revisão de escopo
title_full_unstemmed Fibromialgia e disfunção temporomandibular: uma revisão de escopo
title_sort Fibromialgia e disfunção temporomandibular: uma revisão de escopo
author Bosco, Tenille
author_facet Bosco, Tenille
L. S. Torres, Iraci
Stein, Dirson João
Finamor de Oliveira, Fabrício
author_role author
author2 L. S. Torres, Iraci
Stein, Dirson João
Finamor de Oliveira, Fabrício
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bosco, Tenille
L. S. Torres, Iraci
Stein, Dirson João
Finamor de Oliveira, Fabrício
dc.subject.por.fl_str_mv Fibromialgia
Disfunção temporomandibular
Dor nociplástica
Tratamento da fibromialgia
topic Fibromialgia
Disfunção temporomandibular
Dor nociplástica
Tratamento da fibromialgia
description A fibromialgia (FM) é uma síndrome complexa com alterações nociplásticas, caracterizadas por hiperalgesia e alodinia, frequentemente acompanhada pela presença de dor orofacial. Estudos têm demonstrado alta prevalência de disfunção temporomandibular (DTM) em pacientes fibromiálgicos, como fator etiológico ou agravante. O objetivo desta revisão foi avaliar a ocorrência concomitante da DTM e da síndrome fibromiálgica e o seu tratamento. Tratamentos não-farmacológicos, como psicoterapia e exercícios físicos, melhoram a dor, a qualidade de vida e a saúde mental dos pacientes. Duloxetina e Pregabalina são aprovadas pela ANVISA para o tratamento da FM, aos quais o FDA inclui o milnaciprano. Os principais fármacos utilizados para os sintomas de FM são pregabalina, amitriptilina, antidepressivos duais, tramadol, baixas doses de naltrexona e canabinoides. A associação de fármacos pode ser útil para aumentar a eficácia do tratamento e reduzir as doses dos mesmos. Por outro lado, novas terapias não farmacológicas, como as técnicas modulatórias não-invasivas, surgem como opções promissoras, promovendo alterações neuroplásticas importantes no tratamento. Conclusão: Há diversas opções terapêuticas farmacológicas e não-farmacológicas disponíveis no tratamento do paciente fibromiálgico para o especialista em DTM e Dor Orofacial. Portanto, a combinação de diferentes abordagens pode auxiliar na obtenção de um protocolo individualizado, adequado às necessidades do paciente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed Article
Avaliados por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/128039
url https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/128039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/128039/88722
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Tenille Bosco, Iraci, Dirson, Fabrício
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Tenille Bosco, Iraci, Dirson, Fabrício
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv HCPA/FAMED/UFRGS
publisher.none.fl_str_mv HCPA/FAMED/UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Clinical & Biomedical Research; Vol. 43 No. 1 (2023): Clinical and Biomedical Research
Clinical and Biomedical Research; v. 43 n. 1 (2023): Clinical and Biomedical Research
2357-9730
reponame:Clinical and Biomedical Research
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Clinical and Biomedical Research
collection Clinical and Biomedical Research
repository.name.fl_str_mv Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||cbr@hcpa.edu.br
_version_ 1799767057632329728