Sentado também se vai longe - a importância das cadeiras macias no ensino da geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: KAERCHER, Nestor André
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/39630
Resumo: Boas aulas requerem disciplina intelectual que requer cadeiras macias O presente texto origina-se de uma oficina realizada no dia 3/8/99 (tarde) desenvolvida com cerca de 25 professoras da Rede Municipal de Gravataí (RS) por ocasião do II Seminário Nacional de Educação, promoção da Secretaria Municipal de Educação do referido município. Seu objetivo básico é mostrar que, sem muita disciplina intelectual (traduzindo: sentado na cadeira, lendo, estudando com os colegas) não conseguiremos milagrosas saídas para o, muitas vezes, desacreditado ensino de Geografia, ou o ensino de qualquer outra disciplina. Em tempo: não conseguiremos porque não existem soluções "rápidas" para um ensino de Geografia mais reflexivo e ligado ao nosso cotidiano. Se queremos melhorar o crédito de nossa disciplina junto aos alunos só nos resta o caminho da atualização e estudos constantes. Além disso, o texto procura discutir algumas categorias cotidianas de nossa disciplina (Estado, Sociedade), bem como aponta algumas dicas de uma prática pedagógica consistente e organizada na busca de um professor e de um aluno criativos, críticos e interessados no que acontece ao seu redor.
id UFRGS-21_1af3f986053ee8371f737c5db0e5ab00
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/39630
network_acronym_str UFRGS-21
network_name_str Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
repository_id_str
spelling Sentado também se vai longe - a importância das cadeiras macias no ensino da geografiaSentadovailongeimportânciacadeirasmaciasensinogeografiaBoas aulas requerem disciplina intelectual que requer cadeiras macias O presente texto origina-se de uma oficina realizada no dia 3/8/99 (tarde) desenvolvida com cerca de 25 professoras da Rede Municipal de Gravataí (RS) por ocasião do II Seminário Nacional de Educação, promoção da Secretaria Municipal de Educação do referido município. Seu objetivo básico é mostrar que, sem muita disciplina intelectual (traduzindo: sentado na cadeira, lendo, estudando com os colegas) não conseguiremos milagrosas saídas para o, muitas vezes, desacreditado ensino de Geografia, ou o ensino de qualquer outra disciplina. Em tempo: não conseguiremos porque não existem soluções "rápidas" para um ensino de Geografia mais reflexivo e ligado ao nosso cotidiano. Se queremos melhorar o crédito de nossa disciplina junto aos alunos só nos resta o caminho da atualização e estudos constantes. Além disso, o texto procura discutir algumas categorias cotidianas de nossa disciplina (Estado, Sociedade), bem como aponta algumas dicas de uma prática pedagógica consistente e organizada na busca de um professor e de um aluno criativos, críticos e interessados no que acontece ao seu redor. Boletim Gaúcho de Geografia2013-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/39630Boletim Gaúcho de Geografia; v. 26 n. 1 (2000): Boletim Gaúcho de Geografia2357-94470101-7888reponame:Boletim Gaúcho de Geografia (Online)instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/39630/26517KAERCHER, Nestor Andréinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-14T19:11:09Zoai:seer.ufrgs.br:article/39630Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/oaiboletimgauchodegeografia@ufrgs|| theolima@gmail.com||boletimgauchodegeografia@ufrgs.br|| portoalegre@agb.org.br2357-94470101-7888opendoar:2013-08-14T19:11:09Boletim Gaúcho de Geografia (Online) - Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)false
dc.title.none.fl_str_mv Sentado também se vai longe - a importância das cadeiras macias no ensino da geografia
title Sentado também se vai longe - a importância das cadeiras macias no ensino da geografia
spellingShingle Sentado também se vai longe - a importância das cadeiras macias no ensino da geografia
KAERCHER, Nestor André
Sentado
vai
longe
importância
cadeiras
macias
ensino
geografia
title_short Sentado também se vai longe - a importância das cadeiras macias no ensino da geografia
title_full Sentado também se vai longe - a importância das cadeiras macias no ensino da geografia
title_fullStr Sentado também se vai longe - a importância das cadeiras macias no ensino da geografia
title_full_unstemmed Sentado também se vai longe - a importância das cadeiras macias no ensino da geografia
title_sort Sentado também se vai longe - a importância das cadeiras macias no ensino da geografia
author KAERCHER, Nestor André
author_facet KAERCHER, Nestor André
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv KAERCHER, Nestor André
dc.subject.por.fl_str_mv Sentado
vai
longe
importância
cadeiras
macias
ensino
geografia
topic Sentado
vai
longe
importância
cadeiras
macias
ensino
geografia
description Boas aulas requerem disciplina intelectual que requer cadeiras macias O presente texto origina-se de uma oficina realizada no dia 3/8/99 (tarde) desenvolvida com cerca de 25 professoras da Rede Municipal de Gravataí (RS) por ocasião do II Seminário Nacional de Educação, promoção da Secretaria Municipal de Educação do referido município. Seu objetivo básico é mostrar que, sem muita disciplina intelectual (traduzindo: sentado na cadeira, lendo, estudando com os colegas) não conseguiremos milagrosas saídas para o, muitas vezes, desacreditado ensino de Geografia, ou o ensino de qualquer outra disciplina. Em tempo: não conseguiremos porque não existem soluções "rápidas" para um ensino de Geografia mais reflexivo e ligado ao nosso cotidiano. Se queremos melhorar o crédito de nossa disciplina junto aos alunos só nos resta o caminho da atualização e estudos constantes. Além disso, o texto procura discutir algumas categorias cotidianas de nossa disciplina (Estado, Sociedade), bem como aponta algumas dicas de uma prática pedagógica consistente e organizada na busca de um professor e de um aluno criativos, críticos e interessados no que acontece ao seu redor.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/39630
url https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/39630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/39630/26517
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim Gaúcho de Geografia
publisher.none.fl_str_mv Boletim Gaúcho de Geografia
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Gaúcho de Geografia; v. 26 n. 1 (2000): Boletim Gaúcho de Geografia
2357-9447
0101-7888
reponame:Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)
instacron:UFRGS
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
collection Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Gaúcho de Geografia (Online) - Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)
repository.mail.fl_str_mv boletimgauchodegeografia@ufrgs|| theolima@gmail.com||boletimgauchodegeografia@ufrgs.br|| portoalegre@agb.org.br
_version_ 1799767031623450624