“Provinha Brasil”: monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Morais, Artur Gomes
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Leal, Telma Ferraz, Albuquerque, Eliana Borges Correia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19499
Resumo: O artigo explora possíveis contribuições do Provinha Brasil para a formulação de políticas de reorientação do ensino de alfabetização. Discute a atual ausência de consenso entre os estudiosos da área quanto ao modo de conceber a alfabetização  e quanto às práticas alfabetizadoras adotadas. Examina os instrumentos e materiais que constituíram a primeira versão do Provinha Brasil e analisa o caso de uma rede pública municipal de ensino que, no ano de 2008, utilizou o Provinha para redefinir suas prioridades na formação continuada de alfabetizadores.
id UFRGS-22_16217c5eef6d88b4a03dedde18a93b05
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/19499
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling “Provinha Brasil”: monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionaisO artigo explora possíveis contribuições do Provinha Brasil para a formulação de políticas de reorientação do ensino de alfabetização. Discute a atual ausência de consenso entre os estudiosos da área quanto ao modo de conceber a alfabetização  e quanto às práticas alfabetizadoras adotadas. Examina os instrumentos e materiais que constituíram a primeira versão do Provinha Brasil e analisa o caso de uma rede pública municipal de ensino que, no ano de 2008, utilizou o Provinha para redefinir suas prioridades na formação continuada de alfabetizadores.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2011-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/1949910.21573/vol25n22009.19499REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 25 No. 2 (2009)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 25 Núm. 2 (2009)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 25 n. 2 (2009)2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19499/11323de Morais, Artur GomesLeal, Telma FerrazAlbuquerque, Eliana Borges Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-04-07T13:43:58Zoai:seer.ufrgs.br:article/19499Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2011-04-07T13:43:58Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv “Provinha Brasil”: monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais
title “Provinha Brasil”: monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais
spellingShingle “Provinha Brasil”: monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais
de Morais, Artur Gomes
title_short “Provinha Brasil”: monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais
title_full “Provinha Brasil”: monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais
title_fullStr “Provinha Brasil”: monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais
title_full_unstemmed “Provinha Brasil”: monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais
title_sort “Provinha Brasil”: monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais
author de Morais, Artur Gomes
author_facet de Morais, Artur Gomes
Leal, Telma Ferraz
Albuquerque, Eliana Borges Correia
author_role author
author2 Leal, Telma Ferraz
Albuquerque, Eliana Borges Correia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Morais, Artur Gomes
Leal, Telma Ferraz
Albuquerque, Eliana Borges Correia
description O artigo explora possíveis contribuições do Provinha Brasil para a formulação de políticas de reorientação do ensino de alfabetização. Discute a atual ausência de consenso entre os estudiosos da área quanto ao modo de conceber a alfabetização  e quanto às práticas alfabetizadoras adotadas. Examina os instrumentos e materiais que constituíram a primeira versão do Provinha Brasil e analisa o caso de uma rede pública municipal de ensino que, no ano de 2008, utilizou o Provinha para redefinir suas prioridades na formação continuada de alfabetizadores.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19499
10.21573/vol25n22009.19499
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19499
identifier_str_mv 10.21573/vol25n22009.19499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19499/11323
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 25 No. 2 (2009)
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 25 Núm. 2 (2009)
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 25 n. 2 (2009)
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766370190098432