“Provinha Brasil”: monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19499 |
Resumo: | O artigo explora possíveis contribuições do Provinha Brasil para a formulação de políticas de reorientação do ensino de alfabetização. Discute a atual ausência de consenso entre os estudiosos da área quanto ao modo de conceber a alfabetização e quanto às práticas alfabetizadoras adotadas. Examina os instrumentos e materiais que constituíram a primeira versão do Provinha Brasil e analisa o caso de uma rede pública municipal de ensino que, no ano de 2008, utilizou o Provinha para redefinir suas prioridades na formação continuada de alfabetizadores. |
id |
UFRGS-22_16217c5eef6d88b4a03dedde18a93b05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/19499 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
“Provinha Brasil”: monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionaisO artigo explora possíveis contribuições do Provinha Brasil para a formulação de políticas de reorientação do ensino de alfabetização. Discute a atual ausência de consenso entre os estudiosos da área quanto ao modo de conceber a alfabetização e quanto às práticas alfabetizadoras adotadas. Examina os instrumentos e materiais que constituíram a primeira versão do Provinha Brasil e analisa o caso de uma rede pública municipal de ensino que, no ano de 2008, utilizou o Provinha para redefinir suas prioridades na formação continuada de alfabetizadores.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2011-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/1949910.21573/vol25n22009.19499REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 25 No. 2 (2009)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 25 Núm. 2 (2009)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 25 n. 2 (2009)2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19499/11323de Morais, Artur GomesLeal, Telma FerrazAlbuquerque, Eliana Borges Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-04-07T13:43:58Zoai:seer.ufrgs.br:article/19499Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2011-04-07T13:43:58Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Provinha Brasil”: monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais |
title |
“Provinha Brasil”: monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais |
spellingShingle |
“Provinha Brasil”: monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais de Morais, Artur Gomes |
title_short |
“Provinha Brasil”: monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais |
title_full |
“Provinha Brasil”: monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais |
title_fullStr |
“Provinha Brasil”: monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais |
title_full_unstemmed |
“Provinha Brasil”: monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais |
title_sort |
“Provinha Brasil”: monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais |
author |
de Morais, Artur Gomes |
author_facet |
de Morais, Artur Gomes Leal, Telma Ferraz Albuquerque, Eliana Borges Correia |
author_role |
author |
author2 |
Leal, Telma Ferraz Albuquerque, Eliana Borges Correia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Morais, Artur Gomes Leal, Telma Ferraz Albuquerque, Eliana Borges Correia |
description |
O artigo explora possíveis contribuições do Provinha Brasil para a formulação de políticas de reorientação do ensino de alfabetização. Discute a atual ausência de consenso entre os estudiosos da área quanto ao modo de conceber a alfabetização e quanto às práticas alfabetizadoras adotadas. Examina os instrumentos e materiais que constituíram a primeira versão do Provinha Brasil e analisa o caso de uma rede pública municipal de ensino que, no ano de 2008, utilizou o Provinha para redefinir suas prioridades na formação continuada de alfabetizadores. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19499 10.21573/vol25n22009.19499 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19499 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol25n22009.19499 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19499/11323 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 25 No. 2 (2009) Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 25 Núm. 2 (2009) Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 25 n. 2 (2009) 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766370190098432 |