Trabalho e educação: raízes da ontologia da educação da pedagogia histórico-crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/91572 |
Resumo: | Resumo A pretensão deste artigo é compreender as categorias analíticas de Luckacs como elementos para uma ontologia da educação. tendo como foco entender as ideais “lukácsianas” e sua relação com os escritos de Dermeval Savian. A metodologia utilizada tem como base a pesquisa bibliográfica. Ao término deste estudo constatamos que é por meio do entendimento da concepção ontológica do ser, que poderemos restabelecer os vínculos entre conhecimento e trabalho criativo. |
id |
UFRGS-22_9b6b10c2cd88fceec86ea80a7c29313c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/91572 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabalho e educação: raízes da ontologia da educação da pedagogia histórico-críticaTrabalho. Educação. Ontologia. Pedagogia Histórico-Crítica.Resumo A pretensão deste artigo é compreender as categorias analíticas de Luckacs como elementos para uma ontologia da educação. tendo como foco entender as ideais “lukácsianas” e sua relação com os escritos de Dermeval Savian. A metodologia utilizada tem como base a pesquisa bibliográfica. Ao término deste estudo constatamos que é por meio do entendimento da concepção ontológica do ser, que poderemos restabelecer os vínculos entre conhecimento e trabalho criativo. ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliograficaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/9157210.21573/vol35n32019.91572REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 35 No. 3 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 980Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 35 Núm. 3 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 980Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 35 n. 3 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 9802447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/91572/55523Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Adriana Regina de JesusGonçalves, Jose Alexandre2019-12-31T19:05:16Zoai:seer.ufrgs.br:article/91572Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2019-12-31T19:05:16Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho e educação: raízes da ontologia da educação da pedagogia histórico-crítica |
title |
Trabalho e educação: raízes da ontologia da educação da pedagogia histórico-crítica |
spellingShingle |
Trabalho e educação: raízes da ontologia da educação da pedagogia histórico-crítica Santos, Adriana Regina de Jesus Trabalho. Educação. Ontologia. Pedagogia Histórico-Crítica. |
title_short |
Trabalho e educação: raízes da ontologia da educação da pedagogia histórico-crítica |
title_full |
Trabalho e educação: raízes da ontologia da educação da pedagogia histórico-crítica |
title_fullStr |
Trabalho e educação: raízes da ontologia da educação da pedagogia histórico-crítica |
title_full_unstemmed |
Trabalho e educação: raízes da ontologia da educação da pedagogia histórico-crítica |
title_sort |
Trabalho e educação: raízes da ontologia da educação da pedagogia histórico-crítica |
author |
Santos, Adriana Regina de Jesus |
author_facet |
Santos, Adriana Regina de Jesus Gonçalves, Jose Alexandre |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Jose Alexandre |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Adriana Regina de Jesus Gonçalves, Jose Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho. Educação. Ontologia. Pedagogia Histórico-Crítica. |
topic |
Trabalho. Educação. Ontologia. Pedagogia Histórico-Crítica. |
description |
Resumo A pretensão deste artigo é compreender as categorias analíticas de Luckacs como elementos para uma ontologia da educação. tendo como foco entender as ideais “lukácsianas” e sua relação com os escritos de Dermeval Savian. A metodologia utilizada tem como base a pesquisa bibliográfica. Ao término deste estudo constatamos que é por meio do entendimento da concepção ontológica do ser, que poderemos restabelecer os vínculos entre conhecimento e trabalho criativo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliografica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/91572 10.21573/vol35n32019.91572 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/91572 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol35n32019.91572 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/91572/55523 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 35 No. 3 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 980 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 35 Núm. 3 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 980 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 35 n. 3 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 980 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766371756670976 |