Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/64630 |
Resumo: | O estudo analisou os motivos para a evasão e a permanência na Educação Superior apontados por 746 estudantes de uma instituição privada, a maioria cursando entre o 4º e o 7º semestre. A partir de questionários semiestruturados e da Análise de Conteúdo, emergiram as categorias ‘Universidade’, ‘Profissional’ e ‘Pessoal’, esta última mostrando-se a mais relevante para a decisão tanto de prosseguir como de abandonar o curso. A categoria ‘Universidade’ relacionou-se mais à evasão e a ‘Profissional’ à permanência dos estudantes. Tais resultados retratam uma realidade específica e podem subsidiar novos estudos. |
id |
UFRGS-22_9c11042ae0a195f66578a957f22240cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/64630 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanênciaEducação superiorpermanênciaevasão.O estudo analisou os motivos para a evasão e a permanência na Educação Superior apontados por 746 estudantes de uma instituição privada, a maioria cursando entre o 4º e o 7º semestre. A partir de questionários semiestruturados e da Análise de Conteúdo, emergiram as categorias ‘Universidade’, ‘Profissional’ e ‘Pessoal’, esta última mostrando-se a mais relevante para a decisão tanto de prosseguir como de abandonar o curso. A categoria ‘Universidade’ relacionou-se mais à evasão e a ‘Profissional’ à permanência dos estudantes. Tais resultados retratam uma realidade específica e podem subsidiar novos estudos.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2017-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/6463010.21573/vol33n12017.64630REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 33 No. 1 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 73 - 94Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 33 Núm. 1 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 73 - 94Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 33 n. 1 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 73 - 942447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/64630/41186Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Bettina Steren dosDavoglio, Tárcia RitaLettnin, Carla da ConceiçãoSpagnolo, CarlaNascimento, Lorena Machado do2017-08-01T11:50:29Zoai:seer.ufrgs.br:article/64630Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2017-08-01T11:50:29Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência |
title |
Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência |
spellingShingle |
Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência Santos, Bettina Steren dos Educação superior permanência evasão. |
title_short |
Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência |
title_full |
Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência |
title_fullStr |
Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência |
title_full_unstemmed |
Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência |
title_sort |
Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência |
author |
Santos, Bettina Steren dos |
author_facet |
Santos, Bettina Steren dos Davoglio, Tárcia Rita Lettnin, Carla da Conceição Spagnolo, Carla Nascimento, Lorena Machado do |
author_role |
author |
author2 |
Davoglio, Tárcia Rita Lettnin, Carla da Conceição Spagnolo, Carla Nascimento, Lorena Machado do |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Bettina Steren dos Davoglio, Tárcia Rita Lettnin, Carla da Conceição Spagnolo, Carla Nascimento, Lorena Machado do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior permanência evasão. |
topic |
Educação superior permanência evasão. |
description |
O estudo analisou os motivos para a evasão e a permanência na Educação Superior apontados por 746 estudantes de uma instituição privada, a maioria cursando entre o 4º e o 7º semestre. A partir de questionários semiestruturados e da Análise de Conteúdo, emergiram as categorias ‘Universidade’, ‘Profissional’ e ‘Pessoal’, esta última mostrando-se a mais relevante para a decisão tanto de prosseguir como de abandonar o curso. A categoria ‘Universidade’ relacionou-se mais à evasão e a ‘Profissional’ à permanência dos estudantes. Tais resultados retratam uma realidade específica e podem subsidiar novos estudos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/64630 10.21573/vol33n12017.64630 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/64630 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol33n12017.64630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/64630/41186 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 33 No. 1 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 73 - 94 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 33 Núm. 1 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 73 - 94 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 33 n. 1 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 73 - 94 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766371290054656 |