Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Bettina Steren dos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Davoglio, Tárcia Rita, Lettnin, Carla da Conceição, Spagnolo, Carla, Nascimento, Lorena Machado do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/64630
Resumo: O estudo analisou os motivos para a evasão e a permanência na Educação Superior apontados por 746 estudantes de uma instituição privada, a maioria cursando entre o 4º e o 7º semestre. A partir de questionários semiestruturados e da Análise de Conteúdo, emergiram as categorias ‘Universidade’, ‘Profissional’ e ‘Pessoal’, esta última mostrando-se a mais relevante para a decisão tanto de prosseguir como de abandonar o curso. A categoria ‘Universidade’ relacionou-se mais à evasão e a ‘Profissional’ à permanência dos estudantes. Tais resultados retratam uma realidade específica e podem subsidiar novos estudos.
id UFRGS-22_9c11042ae0a195f66578a957f22240cd
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/64630
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanênciaEducação superiorpermanênciaevasão.O estudo analisou os motivos para a evasão e a permanência na Educação Superior apontados por 746 estudantes de uma instituição privada, a maioria cursando entre o 4º e o 7º semestre. A partir de questionários semiestruturados e da Análise de Conteúdo, emergiram as categorias ‘Universidade’, ‘Profissional’ e ‘Pessoal’, esta última mostrando-se a mais relevante para a decisão tanto de prosseguir como de abandonar o curso. A categoria ‘Universidade’ relacionou-se mais à evasão e a ‘Profissional’ à permanência dos estudantes. Tais resultados retratam uma realidade específica e podem subsidiar novos estudos.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2017-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/6463010.21573/vol33n12017.64630REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 33 No. 1 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 73 - 94Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 33 Núm. 1 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 73 - 94Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 33 n. 1 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 73 - 942447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/64630/41186Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Bettina Steren dosDavoglio, Tárcia RitaLettnin, Carla da ConceiçãoSpagnolo, CarlaNascimento, Lorena Machado do2017-08-01T11:50:29Zoai:seer.ufrgs.br:article/64630Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2017-08-01T11:50:29Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência
title Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência
spellingShingle Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência
Santos, Bettina Steren dos
Educação superior
permanência
evasão.
title_short Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência
title_full Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência
title_fullStr Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência
title_full_unstemmed Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência
title_sort Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência
author Santos, Bettina Steren dos
author_facet Santos, Bettina Steren dos
Davoglio, Tárcia Rita
Lettnin, Carla da Conceição
Spagnolo, Carla
Nascimento, Lorena Machado do
author_role author
author2 Davoglio, Tárcia Rita
Lettnin, Carla da Conceição
Spagnolo, Carla
Nascimento, Lorena Machado do
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Bettina Steren dos
Davoglio, Tárcia Rita
Lettnin, Carla da Conceição
Spagnolo, Carla
Nascimento, Lorena Machado do
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
permanência
evasão.
topic Educação superior
permanência
evasão.
description O estudo analisou os motivos para a evasão e a permanência na Educação Superior apontados por 746 estudantes de uma instituição privada, a maioria cursando entre o 4º e o 7º semestre. A partir de questionários semiestruturados e da Análise de Conteúdo, emergiram as categorias ‘Universidade’, ‘Profissional’ e ‘Pessoal’, esta última mostrando-se a mais relevante para a decisão tanto de prosseguir como de abandonar o curso. A categoria ‘Universidade’ relacionou-se mais à evasão e a ‘Profissional’ à permanência dos estudantes. Tais resultados retratam uma realidade específica e podem subsidiar novos estudos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/64630
10.21573/vol33n12017.64630
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/64630
identifier_str_mv 10.21573/vol33n12017.64630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/64630/41186
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 33 No. 1 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 73 - 94
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 33 Núm. 1 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 73 - 94
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 33 n. 1 (2017): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 73 - 94
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766371290054656