A cidade como espaço público de educação e de afirmação da cidadania: a experiência de Vitória/ES, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Araujo, Vania Carvalho
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19973
Resumo: A cidade nos instiga a pensá-la como um lugar atravessado pelas marcas sociais e culturais. Se tais elementos apontam para o gerenciamento das formas de apropriação do espaço urbano, colocando em cena as tensões decorrentes da relação Estado/sociedade, a materialização da cidade como espaço público de educação e de cidadania reúne um conjunto de interpelações necessárias à sua construção como território do consenso e não de exclusão. Tais questões desafiam o dever-ser da cidade como uma experiência pública articulada, um acontecimento que toma a educação como uma responsabilidade coletiva tendo em vista a construção do bem comum.
id UFRGS-22_9e22c43377e372e7da19a98ac4f5a8c0
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/19973
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling A cidade como espaço público de educação e de afirmação da cidadania: a experiência de Vitória/ES, BrasilA cidade nos instiga a pensá-la como um lugar atravessado pelas marcas sociais e culturais. Se tais elementos apontam para o gerenciamento das formas de apropriação do espaço urbano, colocando em cena as tensões decorrentes da relação Estado/sociedade, a materialização da cidade como espaço público de educação e de cidadania reúne um conjunto de interpelações necessárias à sua construção como território do consenso e não de exclusão. Tais questões desafiam o dever-ser da cidade como uma experiência pública articulada, um acontecimento que toma a educação como uma responsabilidade coletiva tendo em vista a construção do bem comum.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2011-04-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/1997310.21573/vol27n12011.19973REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 27 No. 1 (2011)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2011)Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 27 n. 1 (2011)2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19973/11604de Araujo, Vania Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-04-21T15:40:54Zoai:seer.ufrgs.br:article/19973Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2011-04-21T15:40:54Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv A cidade como espaço público de educação e de afirmação da cidadania: a experiência de Vitória/ES, Brasil
title A cidade como espaço público de educação e de afirmação da cidadania: a experiência de Vitória/ES, Brasil
spellingShingle A cidade como espaço público de educação e de afirmação da cidadania: a experiência de Vitória/ES, Brasil
de Araujo, Vania Carvalho
title_short A cidade como espaço público de educação e de afirmação da cidadania: a experiência de Vitória/ES, Brasil
title_full A cidade como espaço público de educação e de afirmação da cidadania: a experiência de Vitória/ES, Brasil
title_fullStr A cidade como espaço público de educação e de afirmação da cidadania: a experiência de Vitória/ES, Brasil
title_full_unstemmed A cidade como espaço público de educação e de afirmação da cidadania: a experiência de Vitória/ES, Brasil
title_sort A cidade como espaço público de educação e de afirmação da cidadania: a experiência de Vitória/ES, Brasil
author de Araujo, Vania Carvalho
author_facet de Araujo, Vania Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Araujo, Vania Carvalho
description A cidade nos instiga a pensá-la como um lugar atravessado pelas marcas sociais e culturais. Se tais elementos apontam para o gerenciamento das formas de apropriação do espaço urbano, colocando em cena as tensões decorrentes da relação Estado/sociedade, a materialização da cidade como espaço público de educação e de cidadania reúne um conjunto de interpelações necessárias à sua construção como território do consenso e não de exclusão. Tais questões desafiam o dever-ser da cidade como uma experiência pública articulada, um acontecimento que toma a educação como uma responsabilidade coletiva tendo em vista a construção do bem comum.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19973
10.21573/vol27n12011.19973
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19973
identifier_str_mv 10.21573/vol27n12011.19973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19973/11604
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 27 No. 1 (2011)
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2011)
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 27 n. 1 (2011)
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766370258255872