A Educação profissional técnica integrada ao Ensino Médio, a Política de Acompanhamento de Egresso e a Juventude: diálogos possíveis?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Fonseca Vasconcelos, Ada Raquel
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Falcão, Nádia Maciel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/111921
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar a Política de Acompanhamento de Egresso - PAE da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica para o ensino técnico integrado ao ensino médio - EPTNM e seu possível diálogo com as questões da juventude público-alvo desta etapa da educação básica. O estudo amplia a discussão da PAE num contexto ainda pouco disseminado, embora, na prática já realizada que é o da EPTNM, bem como traz enquanto proposta pensar na PAE enquanto um canal de comunicação entre a instituição de ensino e as “juventudes”. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, a partir das pesquisas, bibliográfica e documental. Os resultados permitiram levantar que apesar de existir embasamento legal para uma política de acompanhamento de egresso na educação técnica integrada ao ensino médio esta se mostra incipiente, partindo da premissa da falta de uma normativa própria com concepções e práticas que coadune com as questões da formação no ensino médio e, consequentemente com a formação juvenil. 
id UFRGS-22_ea1e304fe25dbdd63e2bb5c9416b9709
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/111921
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling A Educação profissional técnica integrada ao Ensino Médio, a Política de Acompanhamento de Egresso e a Juventude: diálogos possíveis? Acompanhamento de EgressoEducação ProfissionalJuventude.Este artigo tem por objetivo analisar a Política de Acompanhamento de Egresso - PAE da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica para o ensino técnico integrado ao ensino médio - EPTNM e seu possível diálogo com as questões da juventude público-alvo desta etapa da educação básica. O estudo amplia a discussão da PAE num contexto ainda pouco disseminado, embora, na prática já realizada que é o da EPTNM, bem como traz enquanto proposta pensar na PAE enquanto um canal de comunicação entre a instituição de ensino e as “juventudes”. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, a partir das pesquisas, bibliográfica e documental. Os resultados permitiram levantar que apesar de existir embasamento legal para uma política de acompanhamento de egresso na educação técnica integrada ao ensino médio esta se mostra incipiente, partindo da premissa da falta de uma normativa própria com concepções e práticas que coadune com as questões da formação no ensino médio e, consequentemente com a formação juvenil. ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2022-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/11192110.21573/vol38n002022.111921REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/111921/85826Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Fonseca Vasconcelos, Ada RaquelFalcão, Nádia Maciel2023-05-15T11:00:13Zoai:seer.ufrgs.br:article/111921Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2023-05-15T11:00:13Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv A Educação profissional técnica integrada ao Ensino Médio, a Política de Acompanhamento de Egresso e a Juventude: diálogos possíveis?
title A Educação profissional técnica integrada ao Ensino Médio, a Política de Acompanhamento de Egresso e a Juventude: diálogos possíveis?
spellingShingle A Educação profissional técnica integrada ao Ensino Médio, a Política de Acompanhamento de Egresso e a Juventude: diálogos possíveis?
da Fonseca Vasconcelos, Ada Raquel
Acompanhamento de Egresso
Educação Profissional
Juventude.
title_short A Educação profissional técnica integrada ao Ensino Médio, a Política de Acompanhamento de Egresso e a Juventude: diálogos possíveis?
title_full A Educação profissional técnica integrada ao Ensino Médio, a Política de Acompanhamento de Egresso e a Juventude: diálogos possíveis?
title_fullStr A Educação profissional técnica integrada ao Ensino Médio, a Política de Acompanhamento de Egresso e a Juventude: diálogos possíveis?
title_full_unstemmed A Educação profissional técnica integrada ao Ensino Médio, a Política de Acompanhamento de Egresso e a Juventude: diálogos possíveis?
title_sort A Educação profissional técnica integrada ao Ensino Médio, a Política de Acompanhamento de Egresso e a Juventude: diálogos possíveis?
author da Fonseca Vasconcelos, Ada Raquel
author_facet da Fonseca Vasconcelos, Ada Raquel
Falcão, Nádia Maciel
author_role author
author2 Falcão, Nádia Maciel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Fonseca Vasconcelos, Ada Raquel
Falcão, Nádia Maciel
dc.subject.por.fl_str_mv Acompanhamento de Egresso
Educação Profissional
Juventude.
topic Acompanhamento de Egresso
Educação Profissional
Juventude.
description Este artigo tem por objetivo analisar a Política de Acompanhamento de Egresso - PAE da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica para o ensino técnico integrado ao ensino médio - EPTNM e seu possível diálogo com as questões da juventude público-alvo desta etapa da educação básica. O estudo amplia a discussão da PAE num contexto ainda pouco disseminado, embora, na prática já realizada que é o da EPTNM, bem como traz enquanto proposta pensar na PAE enquanto um canal de comunicação entre a instituição de ensino e as “juventudes”. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, a partir das pesquisas, bibliográfica e documental. Os resultados permitiram levantar que apesar de existir embasamento legal para uma política de acompanhamento de egresso na educação técnica integrada ao ensino médio esta se mostra incipiente, partindo da premissa da falta de uma normativa própria com concepções e práticas que coadune com as questões da formação no ensino médio e, consequentemente com a formação juvenil. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/111921
10.21573/vol38n002022.111921
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/111921
identifier_str_mv 10.21573/vol38n002022.111921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/111921/85826
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766372669980672