A Educação profissional técnica integrada ao Ensino Médio, a Política de Acompanhamento de Egresso e a Juventude: diálogos possíveis?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/111921 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar a Política de Acompanhamento de Egresso - PAE da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica para o ensino técnico integrado ao ensino médio - EPTNM e seu possível diálogo com as questões da juventude público-alvo desta etapa da educação básica. O estudo amplia a discussão da PAE num contexto ainda pouco disseminado, embora, na prática já realizada que é o da EPTNM, bem como traz enquanto proposta pensar na PAE enquanto um canal de comunicação entre a instituição de ensino e as “juventudes”. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, a partir das pesquisas, bibliográfica e documental. Os resultados permitiram levantar que apesar de existir embasamento legal para uma política de acompanhamento de egresso na educação técnica integrada ao ensino médio esta se mostra incipiente, partindo da premissa da falta de uma normativa própria com concepções e práticas que coadune com as questões da formação no ensino médio e, consequentemente com a formação juvenil. |
id |
UFRGS-22_ea1e304fe25dbdd63e2bb5c9416b9709 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/111921 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Educação profissional técnica integrada ao Ensino Médio, a Política de Acompanhamento de Egresso e a Juventude: diálogos possíveis? Acompanhamento de EgressoEducação ProfissionalJuventude.Este artigo tem por objetivo analisar a Política de Acompanhamento de Egresso - PAE da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica para o ensino técnico integrado ao ensino médio - EPTNM e seu possível diálogo com as questões da juventude público-alvo desta etapa da educação básica. O estudo amplia a discussão da PAE num contexto ainda pouco disseminado, embora, na prática já realizada que é o da EPTNM, bem como traz enquanto proposta pensar na PAE enquanto um canal de comunicação entre a instituição de ensino e as “juventudes”. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, a partir das pesquisas, bibliográfica e documental. Os resultados permitiram levantar que apesar de existir embasamento legal para uma política de acompanhamento de egresso na educação técnica integrada ao ensino médio esta se mostra incipiente, partindo da premissa da falta de uma normativa própria com concepções e práticas que coadune com as questões da formação no ensino médio e, consequentemente com a formação juvenil. ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2022-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/11192110.21573/vol38n002022.111921REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/111921/85826Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Fonseca Vasconcelos, Ada RaquelFalcão, Nádia Maciel2023-05-15T11:00:13Zoai:seer.ufrgs.br:article/111921Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2023-05-15T11:00:13Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Educação profissional técnica integrada ao Ensino Médio, a Política de Acompanhamento de Egresso e a Juventude: diálogos possíveis? |
title |
A Educação profissional técnica integrada ao Ensino Médio, a Política de Acompanhamento de Egresso e a Juventude: diálogos possíveis? |
spellingShingle |
A Educação profissional técnica integrada ao Ensino Médio, a Política de Acompanhamento de Egresso e a Juventude: diálogos possíveis? da Fonseca Vasconcelos, Ada Raquel Acompanhamento de Egresso Educação Profissional Juventude. |
title_short |
A Educação profissional técnica integrada ao Ensino Médio, a Política de Acompanhamento de Egresso e a Juventude: diálogos possíveis? |
title_full |
A Educação profissional técnica integrada ao Ensino Médio, a Política de Acompanhamento de Egresso e a Juventude: diálogos possíveis? |
title_fullStr |
A Educação profissional técnica integrada ao Ensino Médio, a Política de Acompanhamento de Egresso e a Juventude: diálogos possíveis? |
title_full_unstemmed |
A Educação profissional técnica integrada ao Ensino Médio, a Política de Acompanhamento de Egresso e a Juventude: diálogos possíveis? |
title_sort |
A Educação profissional técnica integrada ao Ensino Médio, a Política de Acompanhamento de Egresso e a Juventude: diálogos possíveis? |
author |
da Fonseca Vasconcelos, Ada Raquel |
author_facet |
da Fonseca Vasconcelos, Ada Raquel Falcão, Nádia Maciel |
author_role |
author |
author2 |
Falcão, Nádia Maciel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Fonseca Vasconcelos, Ada Raquel Falcão, Nádia Maciel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acompanhamento de Egresso Educação Profissional Juventude. |
topic |
Acompanhamento de Egresso Educação Profissional Juventude. |
description |
Este artigo tem por objetivo analisar a Política de Acompanhamento de Egresso - PAE da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica para o ensino técnico integrado ao ensino médio - EPTNM e seu possível diálogo com as questões da juventude público-alvo desta etapa da educação básica. O estudo amplia a discussão da PAE num contexto ainda pouco disseminado, embora, na prática já realizada que é o da EPTNM, bem como traz enquanto proposta pensar na PAE enquanto um canal de comunicação entre a instituição de ensino e as “juventudes”. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, a partir das pesquisas, bibliográfica e documental. Os resultados permitiram levantar que apesar de existir embasamento legal para uma política de acompanhamento de egresso na educação técnica integrada ao ensino médio esta se mostra incipiente, partindo da premissa da falta de uma normativa própria com concepções e práticas que coadune com as questões da formação no ensino médio e, consequentemente com a formação juvenil. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/111921 10.21573/vol38n002022.111921 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/111921 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol38n002022.111921 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/111921/85826 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766372669980672 |