O ensino da história na quarta série a partir da pesquisa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/72003 |
Resumo: | A História trabalhada nas primeiras séries do Ensino Fundamental tem como desafio introduzir determinados conceitos e ampliar a reflexão do aluno sobre sua vida. A História está presente na vida de cada um, sendo um processo dinâmico que ajuda a constituir o sujeito a partir da relação com o mundo. Portanto, esse é um estudo sobre ensino de História com pesquisa. Os objetivos visam compreender a importância da pesquisa no desenvolvimento e compreensão dos conteúdos de História na quarta série das séries iniciais. Durante a prática pedagógica de estágio na escola estadual situada no Litoral Norte do Estado do Rio Grande do Sul, onde a presença indígena foi marcante em sua formação histórica, elaborei um projeto de trabalho envolvendo a formação histórica do Estado e numa roda de conversa lancei a idéia para meus alunos de fazermos uma aventura na pré-história. Para desenvolver o projeto realizamos pesquisas utilizando a biblioteca escolar, sites da internet e entrevista quando trabalhamos a memória do município. Para registrar as descobertas foram utilizados relatórios orais e escritos, blog colaborativo onde eram registradas num diário de bordo. Segundo Maria Teresa Nildecoff (1997, p. 72) o objetivo da história dentro do currículo escolar é a compreensão do presente: conhecer o passado do homem com o objetivo de aplicar estes conhecimentos na compreensão das circunstâncias atuais. Este diálogo do passado com o presente não ocorre facilmente e a História acaba se detendo nos estudos do passado e a ligação com o presente não fica clara para os estudantes. Segundo Demo (2003), a pesquisa é uma construção do conhecimento, que passa pela experiência, onde o aluno é sujeito do seu próprio processo de aprendizagem. O ato de educar pela pesquisa envolve questionamentos, busca de inovações, reconstrução de conhecimentos. Demo (1997) fala da importância da pesquisa tanto do professor quanto do aluno onde o mesmo deixa de ser simples objeto do ensino ministrado pelo professor para juntamente com ele ser parceiro de trabalho na busca de soluções para os problemas encontrados. Só assim a pesquisa se constitui como possibilidade para aprender, também, a acessar informações por meio do uso da Internet, das entrevistas, das pesquisas bibliográficas, se constituindo numa experiência/vivência instigante, tanto para professor quanto para os alunos. A aprendizagem pela pesquisa é fundamental para a solução de problemas, o que, sem dúvida, resulta em aprendizagens mais significativas. Assim, essas reflexões foram construídas a partir do diálogo dos autores com os registros das aulas do estágio Curricular no relatório e pbworks. É, portanto, um estudo qualitativo que considerou algumas aulas do Estagio como dados a serem analisados neste TCC. Os autores que contribuíram no estudo foram: Maria Teresa Nildecoff, Pedro Demo, Helena Callai,Paulo Zarthi Maria Auxiliadora Schimdt, Marlene Canelli,Fernando Seffner e Paulo Freire. |
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Oliveira, Maria do Carmo Dewes deGil, Carmem Zeli de Vargas2013-05-28T01:45:12Z2010http://hdl.handle.net/10183/72003000880902A História trabalhada nas primeiras séries do Ensino Fundamental tem como desafio introduzir determinados conceitos e ampliar a reflexão do aluno sobre sua vida. A História está presente na vida de cada um, sendo um processo dinâmico que ajuda a constituir o sujeito a partir da relação com o mundo. Portanto, esse é um estudo sobre ensino de História com pesquisa. Os objetivos visam compreender a importância da pesquisa no desenvolvimento e compreensão dos conteúdos de História na quarta série das séries iniciais. Durante a prática pedagógica de estágio na escola estadual situada no Litoral Norte do Estado do Rio Grande do Sul, onde a presença indígena foi marcante em sua formação histórica, elaborei um projeto de trabalho envolvendo a formação histórica do Estado e numa roda de conversa lancei a idéia para meus alunos de fazermos uma aventura na pré-história. Para desenvolver o projeto realizamos pesquisas utilizando a biblioteca escolar, sites da internet e entrevista quando trabalhamos a memória do município. Para registrar as descobertas foram utilizados relatórios orais e escritos, blog colaborativo onde eram registradas num diário de bordo. Segundo Maria Teresa Nildecoff (1997, p. 72) o objetivo da história dentro do currículo escolar é a compreensão do presente: conhecer o passado do homem com o objetivo de aplicar estes conhecimentos na compreensão das circunstâncias atuais. Este diálogo do passado com o presente não ocorre facilmente e a História acaba se detendo nos estudos do passado e a ligação com o presente não fica clara para os estudantes. Segundo Demo (2003), a pesquisa é uma construção do conhecimento, que passa pela experiência, onde o aluno é sujeito do seu próprio processo de aprendizagem. O ato de educar pela pesquisa envolve questionamentos, busca de inovações, reconstrução de conhecimentos. Demo (1997) fala da importância da pesquisa tanto do professor quanto do aluno onde o mesmo deixa de ser simples objeto do ensino ministrado pelo professor para juntamente com ele ser parceiro de trabalho na busca de soluções para os problemas encontrados. Só assim a pesquisa se constitui como possibilidade para aprender, também, a acessar informações por meio do uso da Internet, das entrevistas, das pesquisas bibliográficas, se constituindo numa experiência/vivência instigante, tanto para professor quanto para os alunos. A aprendizagem pela pesquisa é fundamental para a solução de problemas, o que, sem dúvida, resulta em aprendizagens mais significativas. Assim, essas reflexões foram construídas a partir do diálogo dos autores com os registros das aulas do estágio Curricular no relatório e pbworks. É, portanto, um estudo qualitativo que considerou algumas aulas do Estagio como dados a serem analisados neste TCC. Os autores que contribuíram no estudo foram: Maria Teresa Nildecoff, Pedro Demo, Helena Callai,Paulo Zarthi Maria Auxiliadora Schimdt, Marlene Canelli,Fernando Seffner e Paulo Freire.application/pdfporEnsinoHistóriaSegundo cicloO ensino da história na quarta série a partir da pesquisainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880902.pdf000880902.pdfTexto completoapplication/pdf212819http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72003/1/000880902.pdfc9145d2176f0090caf948a33767f5892MD51TEXT000880902.pdf.txt000880902.pdf.txtExtracted Texttext/plain39935http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72003/2/000880902.pdf.txt989b11620e4f1d0c715bce14338f8a41MD52THUMBNAIL000880902.pdf.jpg000880902.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1056http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72003/3/000880902.pdf.jpg967ac6a2fe9ce4b908c89c4378cad506MD5310183/720032018-10-15 07:43:51.835oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72003Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:43:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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