A estrutura esquemática e os recursos semântico-discursivos de textos de graduandos : um estudo preliminar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoerlle, Sara Thaís
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/242009
Resumo: Esta monografia tem como objetivos mapear a estrutura esquemática de textos produzidos por graduandos do primeiro semestre do curso de Letras e identificar alguns recursos semântico-discursivos presentes nos textos. A pesquisa é orientada pela Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) fundamentada por M. Halliday. A noção de gênero desenvolvida pela LSF se refere a como os textos são organizados em etapas e fases para alcançarem propósitos sociais, uma vez que o repertório de gêneros disponível aos membros de uma cultura constitui-se de tipos textuais utilizados em situações previsíveis e recorrentes (MARTIN; ROSE, 2008). Quanto aos recursos semântico-discursivos, permitem que se compreenda os processos sociais que envolvem a produção de um texto (MARTIN; ROSE, 2007[2003]). Dentre os recursos semântico-discursivos, a análise articula três recursos, incluindo (a) AVALIATIVIDADE para compreender as atitudes negociadas; (b) IDEAÇÃO para explicitar a construção da experiência e (c) PERIODICIDADE para delinear o fluxo de informações na organização do texto. Como objeto de análise, foram selecionados quatro textos produzidos por graduandos do curso de Letras, de quatro propostas textuais trabalhadas na disciplina de Leitura e Produção Textual, disciplina do primeiro semestre do curso. Como procedimento analítico identificou-se o propósito sociocomunicativo, a estrutura esquemática dos gêneros instanciados nos textos e os recursos semântico-discursivos de AVALIATIVIDADE, de IDEAÇÃO e de PERIODICIDADE. O mapeamento desses recursos contribui para o entendimento do modo como escritores usam a linguagem em um esforço para se apresentar, avaliar o trabalho dos outros e se comunicar com os leitores. Palavras-chave: Linguística Sistêmico-Funcional; gêneros textuais; estrutura esquemática; avaliatividade; ideação; periodicidade.
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