Perfil da aptidão física de escolares de 7 a 14 anos praticantes de ginástica artística
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/70281 |
Resumo: | A ginástica artística apresenta um grande envolvimento corporal e contribui para o desenvolvimento de várias valências físicas: força, flexibilidade, velocidade, resistência e um grande repertório estético. Além disso, apresenta contribuições para a cultura corporal de crianças e jovens, o que pode ser bastante proveitoso se distribuída como conteúdo da educação física escolar. A prática sistematizada e orientada de um programa de exercícios físicos promove a aptidão física tanto relacionada à saúde quanto ao desempenho motor do indivíduo. Tal fato levou ao objetivo desta pesquisa, que se concretiza em descrever o perfil da aptidão física de escolares, entre 7 à 14 anos, praticantes do Projeto de Vivências na Ginástica Artística da Escola Superior de Educação Física ( ESEF-UFRGS) de Porto Alegre-RS. Participaram da amostra, 49 sujeitos, de ambos os sexos, que realizam a prática por pelo menos 3 meses. Para a coleta de dados desta pesquisa, foi utilizada a bateria de testes do PROESP-BR, sendo eles, resistência geral, força-resistência abdominal, flexibilidade, força explosiva de membros inferiores, força explosiva de membros superiores, agilidade e velocidade, e também a bateria de medidas corporais, para delinear o perfil da aptidão física, desses escolares. Os resultados indicam que nas variáveis da aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho motor, em linhas gerais foram satisfatórios para manutenção de saúde, e também para uma possível seleção de talento esportivo. |
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Fim, ValériaGaya, Adroaldo Cezar Araujo2013-04-13T01:46:02Z2012http://hdl.handle.net/10183/70281000875640A ginástica artística apresenta um grande envolvimento corporal e contribui para o desenvolvimento de várias valências físicas: força, flexibilidade, velocidade, resistência e um grande repertório estético. Além disso, apresenta contribuições para a cultura corporal de crianças e jovens, o que pode ser bastante proveitoso se distribuída como conteúdo da educação física escolar. A prática sistematizada e orientada de um programa de exercícios físicos promove a aptidão física tanto relacionada à saúde quanto ao desempenho motor do indivíduo. Tal fato levou ao objetivo desta pesquisa, que se concretiza em descrever o perfil da aptidão física de escolares, entre 7 à 14 anos, praticantes do Projeto de Vivências na Ginástica Artística da Escola Superior de Educação Física ( ESEF-UFRGS) de Porto Alegre-RS. Participaram da amostra, 49 sujeitos, de ambos os sexos, que realizam a prática por pelo menos 3 meses. Para a coleta de dados desta pesquisa, foi utilizada a bateria de testes do PROESP-BR, sendo eles, resistência geral, força-resistência abdominal, flexibilidade, força explosiva de membros inferiores, força explosiva de membros superiores, agilidade e velocidade, e também a bateria de medidas corporais, para delinear o perfil da aptidão física, desses escolares. Os resultados indicam que nas variáveis da aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho motor, em linhas gerais foram satisfatórios para manutenção de saúde, e também para uma possível seleção de talento esportivo.The artistic gymnastics has a great body wrap and contributes to the development of various valences physical strength, flexibility, speed, strength and a great aesthetic repertoire. Moreover, it presents contributions to the culture of children and young body, which can be quite profitable if distributed as content of physical education. The practice of a systematic and targeted exercise program promotes physical fitness as much health-related motor performance of the individual. This led to the purpose of this research, which is realized in describing the profile of the physical fitness of school children, aged 7 to 14 years, practitioners of Project Experiences of the Artistic Gymnastics School of Physical Education (ESEF-UFRGS) Porto Alegre-RS. The sample, 49 subjects of both sexes, carrying out the circulation for at least 3 months. To collect data for this study, we used the battery of tests PROESP-BR, namely general endurance, abdominal strength, endurance, flexibility, explosive strength of lower limbs, upper limbs explosive power, agility and speed, and also the battery of body measurements to define the profile of physical fitness, those students. The results indicate that the variables of health-related physical fitness and motor performance in general were satisfactory for health maintenance, and also for a possible selection of sporting talent.application/pdfporGinástica artísticaCriançasAptidão físicaPhysical fitnessArtistic gymnasticsSchoolPerfil da aptidão física de escolares de 7 a 14 anos praticantes de ginástica artísticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2012Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000875640.pdf000875640.pdfTexto completoapplication/pdf622507http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70281/1/000875640.pdf2f2786fdc310ce4fb9b94156f39274c3MD51TEXT000875640.pdf.txt000875640.pdf.txtExtracted Texttext/plain71462http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70281/2/000875640.pdf.txta6e48d80ecaeededcf651d37b3fe8a1aMD52THUMBNAIL000875640.pdf.jpg000875640.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70281/3/000875640.pdf.jpg9c1b086458d2b1eb94bc6b9f8425f640MD5310183/702812018-10-15 09:06:03.361oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70281Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:06:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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A ginástica artística apresenta um grande envolvimento corporal e contribui para o desenvolvimento de várias valências físicas: força, flexibilidade, velocidade, resistência e um grande repertório estético. Além disso, apresenta contribuições para a cultura corporal de crianças e jovens, o que pode ser bastante proveitoso se distribuída como conteúdo da educação física escolar. A prática sistematizada e orientada de um programa de exercícios físicos promove a aptidão física tanto relacionada à saúde quanto ao desempenho motor do indivíduo. Tal fato levou ao objetivo desta pesquisa, que se concretiza em descrever o perfil da aptidão física de escolares, entre 7 à 14 anos, praticantes do Projeto de Vivências na Ginástica Artística da Escola Superior de Educação Física ( ESEF-UFRGS) de Porto Alegre-RS. Participaram da amostra, 49 sujeitos, de ambos os sexos, que realizam a prática por pelo menos 3 meses. Para a coleta de dados desta pesquisa, foi utilizada a bateria de testes do PROESP-BR, sendo eles, resistência geral, força-resistência abdominal, flexibilidade, força explosiva de membros inferiores, força explosiva de membros superiores, agilidade e velocidade, e também a bateria de medidas corporais, para delinear o perfil da aptidão física, desses escolares. Os resultados indicam que nas variáveis da aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho motor, em linhas gerais foram satisfatórios para manutenção de saúde, e também para uma possível seleção de talento esportivo. |
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