Trajetórias de vidas enunciadas esteticamente nos CMAPTOOLS por jovens alunos em acompahamento de medidas socioeducativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schons, Ana Claudia Lussani
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148312
Resumo: O presente trabalho é fruto de um distanciamento qualitativo em que a oportunidade de [re]pensar, [re]avaliar, [re]organizar e [re]significar as aprendizagens construídas até o momento, aliadas às experiências de estágio e à escolha dos referenciais teórico, traduziu-se em uma tarefa de pesquisa. A mesma busca contribuir para a discussão da relevância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no intuito de apresentar e problematizar a experiência de intervenção pedagógica utilizando o recurso digital CmapTools, no contexto específico da Educação de Jovens e Adultos com jovens alunos em acompanhamento de medidas socioeducativas numa escola da rede municipal de Porto Alegre. O Trabalho de Conclusão oportunizou imobilizar o movimento pedagógico de construção de uma prática docente ao que a mim acabou por singularizar o verbo como mediador das relações, em que as expressões enunciadas nos mapas conceituais se assumiram em sua relevância em meu planejamento didático-pedagógico, entrelaçadas aos recursos digitais. Ao responder à pergunta Como estas interações, visualmente perceptíveis no CmapTools, se movimentavam pedagogicamente entre nós? fora possível crer que as intervenções com os mapas conceituais em recurso digital possibilitaram outra modalidade comunicativa para estes jovens: a enunciação de seus contextos e de suas trajetórias. A partir da análise realizada, é possível afirmar, portanto, que no contexto pesquisado, as intervenções com mapas conceituais em recurso digital potencializaram a condição dialógica educadora dos jovens alunos em acompanhamento de medidas socioeducativas.
id UFRGS-2_0426b8c2c11e427c279a06ed89461efe
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148312
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schons, Ana Claudia LussaniBoll, Cíntia Inês2016-09-20T02:14:38Z2015http://hdl.handle.net/10183/148312001000907O presente trabalho é fruto de um distanciamento qualitativo em que a oportunidade de [re]pensar, [re]avaliar, [re]organizar e [re]significar as aprendizagens construídas até o momento, aliadas às experiências de estágio e à escolha dos referenciais teórico, traduziu-se em uma tarefa de pesquisa. A mesma busca contribuir para a discussão da relevância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no intuito de apresentar e problematizar a experiência de intervenção pedagógica utilizando o recurso digital CmapTools, no contexto específico da Educação de Jovens e Adultos com jovens alunos em acompanhamento de medidas socioeducativas numa escola da rede municipal de Porto Alegre. O Trabalho de Conclusão oportunizou imobilizar o movimento pedagógico de construção de uma prática docente ao que a mim acabou por singularizar o verbo como mediador das relações, em que as expressões enunciadas nos mapas conceituais se assumiram em sua relevância em meu planejamento didático-pedagógico, entrelaçadas aos recursos digitais. Ao responder à pergunta Como estas interações, visualmente perceptíveis no CmapTools, se movimentavam pedagogicamente entre nós? fora possível crer que as intervenções com os mapas conceituais em recurso digital possibilitaram outra modalidade comunicativa para estes jovens: a enunciação de seus contextos e de suas trajetórias. A partir da análise realizada, é possível afirmar, portanto, que no contexto pesquisado, as intervenções com mapas conceituais em recurso digital potencializaram a condição dialógica educadora dos jovens alunos em acompanhamento de medidas socioeducativas.This work is the result of a qualitative gap as the opportunity to [re] think [re] assess [re] organize and [re] mean the learning built to date, combined with internship experience and the choice of reference research has resulted in a great effort task. The research aims to contribute to the discussion of the importance of Information and Communication Technologies (ICT) order to present and discuss the education experiment using digital resource CmapTools in the specific context of the Youth and Adult Education in monitoring educational measures. The Conclusion of Work provided an opportunity immobilize this pedagogical movement to build a teaching practice to what to me turned out to single out the word as a mediator of the relationship, in which the expressions listed are assumed in its relevance in my didactic and pedagogical planning intertwined to digital resources. Apart from these understandings regarding pedagogical intervention in the classroom, another analysis condition began to motivate myself: How these interactions, visually perceptible in CmapTools, moved pedagogically between us? It is possible to believe that interventions with concept maps in digital feature enabled other communicative modality for these young people: the enunciation of their contexts and life trajectories and shadows. From the analysis performed, it can be said that in the researched context, interventions with concept maps in digital resource, empower youth participation of young people in monitoring educational measures as dialogic condition educator.application/pdfporEnsino médioInformation and communication technologiesCmapToolsYouth and adult educationYouth in fulfillment of educational measuresTrajetórias de vidas enunciadas esteticamente nos CMAPTOOLS por jovens alunos em acompahamento de medidas socioeducativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001000907.pdf001000907.pdfTexto completoapplication/pdf716961http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148312/1/001000907.pdf98a43104cf8fe9ccea297872e0844430MD51TEXT001000907.pdf.txt001000907.pdf.txtExtracted Texttext/plain103304http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148312/2/001000907.pdf.txt9b45b67c43f64b1b15b7d0f06964b5f8MD52THUMBNAIL001000907.pdf.jpg001000907.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg976http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148312/3/001000907.pdf.jpge7a330f494a8a1a6295b913b15d01884MD5310183/1483122018-10-29 08:55:01.823oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148312Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:55:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Trajetórias de vidas enunciadas esteticamente nos CMAPTOOLS por jovens alunos em acompahamento de medidas socioeducativas
title Trajetórias de vidas enunciadas esteticamente nos CMAPTOOLS por jovens alunos em acompahamento de medidas socioeducativas
spellingShingle Trajetórias de vidas enunciadas esteticamente nos CMAPTOOLS por jovens alunos em acompahamento de medidas socioeducativas
Schons, Ana Claudia Lussani
Ensino médio
Information and communication technologies
CmapTools
Youth and adult education
Youth in fulfillment of educational measures
title_short Trajetórias de vidas enunciadas esteticamente nos CMAPTOOLS por jovens alunos em acompahamento de medidas socioeducativas
title_full Trajetórias de vidas enunciadas esteticamente nos CMAPTOOLS por jovens alunos em acompahamento de medidas socioeducativas
title_fullStr Trajetórias de vidas enunciadas esteticamente nos CMAPTOOLS por jovens alunos em acompahamento de medidas socioeducativas
title_full_unstemmed Trajetórias de vidas enunciadas esteticamente nos CMAPTOOLS por jovens alunos em acompahamento de medidas socioeducativas
title_sort Trajetórias de vidas enunciadas esteticamente nos CMAPTOOLS por jovens alunos em acompahamento de medidas socioeducativas
author Schons, Ana Claudia Lussani
author_facet Schons, Ana Claudia Lussani
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schons, Ana Claudia Lussani
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Boll, Cíntia Inês
contributor_str_mv Boll, Cíntia Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
topic Ensino médio
Information and communication technologies
CmapTools
Youth and adult education
Youth in fulfillment of educational measures
dc.subject.eng.fl_str_mv Information and communication technologies
CmapTools
Youth and adult education
Youth in fulfillment of educational measures
description O presente trabalho é fruto de um distanciamento qualitativo em que a oportunidade de [re]pensar, [re]avaliar, [re]organizar e [re]significar as aprendizagens construídas até o momento, aliadas às experiências de estágio e à escolha dos referenciais teórico, traduziu-se em uma tarefa de pesquisa. A mesma busca contribuir para a discussão da relevância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no intuito de apresentar e problematizar a experiência de intervenção pedagógica utilizando o recurso digital CmapTools, no contexto específico da Educação de Jovens e Adultos com jovens alunos em acompanhamento de medidas socioeducativas numa escola da rede municipal de Porto Alegre. O Trabalho de Conclusão oportunizou imobilizar o movimento pedagógico de construção de uma prática docente ao que a mim acabou por singularizar o verbo como mediador das relações, em que as expressões enunciadas nos mapas conceituais se assumiram em sua relevância em meu planejamento didático-pedagógico, entrelaçadas aos recursos digitais. Ao responder à pergunta Como estas interações, visualmente perceptíveis no CmapTools, se movimentavam pedagogicamente entre nós? fora possível crer que as intervenções com os mapas conceituais em recurso digital possibilitaram outra modalidade comunicativa para estes jovens: a enunciação de seus contextos e de suas trajetórias. A partir da análise realizada, é possível afirmar, portanto, que no contexto pesquisado, as intervenções com mapas conceituais em recurso digital potencializaram a condição dialógica educadora dos jovens alunos em acompanhamento de medidas socioeducativas.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-20T02:14:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148312
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001000907
url http://hdl.handle.net/10183/148312
identifier_str_mv 001000907
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148312/1/001000907.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148312/2/001000907.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148312/3/001000907.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 98a43104cf8fe9ccea297872e0844430
9b45b67c43f64b1b15b7d0f06964b5f8
e7a330f494a8a1a6295b913b15d01884
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792789982447927296