Alfabetização visual, cinema e infância : possibilidades de formação estética
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/107924 |
Resumo: | Nesse artigo, defendo a importância de ampliar os repertórios sobre apreciação estética para os alunos, expandindo as vivências em arte, em especial, aquelas ligadas às experiências cinematográficas. Para tanto, o objetivo deste texto é discutir sobre os conceitos de formação estética e cinema pensando na alfabetização visual das crianças e tomando como ponto de análise filmes que tenham a temática da amizade como proeminente. Teoricamente, apóia-se nos estudos de cinema e infância de Marcello (2013, 2008), bem como as discussões sobre formação estética, tal como apresentadas por Fisher (2009), Fischer e Marcello (2012) e Loponte (2008). Metodologicamente, o material aqui analisado compõe-se dos filmes Achados e Perdidos (2008) e Parcialmente Nublado (2009). Como resultados, discorro sobre as relações de amizade que permeiam as imagens fílmicas, em especial, nos curta-metragens de animação selecionados, mostrando as potências de imagem presentes nestes artefatos e suas singularidades, pois acredito que a imagem fílmica é uma importante ferramenta para ampliação de nossos repertórios culturais e, sobretudo, daqueles das novas gerações. |
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Barcelos, Renata Gerhardt deMarcello, Fabiana de Amorim2014-12-09T02:16:11Z2013http://hdl.handle.net/10183/107924000945857Nesse artigo, defendo a importância de ampliar os repertórios sobre apreciação estética para os alunos, expandindo as vivências em arte, em especial, aquelas ligadas às experiências cinematográficas. Para tanto, o objetivo deste texto é discutir sobre os conceitos de formação estética e cinema pensando na alfabetização visual das crianças e tomando como ponto de análise filmes que tenham a temática da amizade como proeminente. Teoricamente, apóia-se nos estudos de cinema e infância de Marcello (2013, 2008), bem como as discussões sobre formação estética, tal como apresentadas por Fisher (2009), Fischer e Marcello (2012) e Loponte (2008). Metodologicamente, o material aqui analisado compõe-se dos filmes Achados e Perdidos (2008) e Parcialmente Nublado (2009). Como resultados, discorro sobre as relações de amizade que permeiam as imagens fílmicas, em especial, nos curta-metragens de animação selecionados, mostrando as potências de imagem presentes nestes artefatos e suas singularidades, pois acredito que a imagem fílmica é uma importante ferramenta para ampliação de nossos repertórios culturais e, sobretudo, daqueles das novas gerações.application/pdfporEstéticaFormaçãoCinemaAlfabetizaçãoInfânciaAlfabetização visual, cinema e infância : possibilidades de formação estéticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoEspecialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarizaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000945857.pdf000945857.pdfTexto completoapplication/pdf313871http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107924/1/000945857.pdf56cbf28eb75e5728c8317d7632cb0ee3MD51TEXT000945857.pdf.txt000945857.pdf.txtExtracted Texttext/plain33318http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107924/2/000945857.pdf.txt883c9b4063f75f939186b8b77b783f94MD52THUMBNAIL000945857.pdf.jpg000945857.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1257http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107924/3/000945857.pdf.jpg4eefac6db1187a5c7b07d725151c2032MD5310183/1079242018-10-22 08:37:32.043oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107924Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-22T11:37:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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