Alfabetização visual, cinema e infância : possibilidades de formação estética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcelos, Renata Gerhardt de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/107924
Resumo: Nesse artigo, defendo a importância de ampliar os repertórios sobre apreciação estética para os alunos, expandindo as vivências em arte, em especial, aquelas ligadas às experiências cinematográficas. Para tanto, o objetivo deste texto é discutir sobre os conceitos de formação estética e cinema pensando na alfabetização visual das crianças e tomando como ponto de análise filmes que tenham a temática da amizade como proeminente. Teoricamente, apóia-se nos estudos de cinema e infância de Marcello (2013, 2008), bem como as discussões sobre formação estética, tal como apresentadas por Fisher (2009), Fischer e Marcello (2012) e Loponte (2008). Metodologicamente, o material aqui analisado compõe-se dos filmes Achados e Perdidos (2008) e Parcialmente Nublado (2009). Como resultados, discorro sobre as relações de amizade que permeiam as imagens fílmicas, em especial, nos curta-metragens de animação selecionados, mostrando as potências de imagem presentes nestes artefatos e suas singularidades, pois acredito que a imagem fílmica é uma importante ferramenta para ampliação de nossos repertórios culturais e, sobretudo, daqueles das novas gerações.
id UFRGS-2_05b13386f09ebb00f54e18e6ea4919e3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107924
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Barcelos, Renata Gerhardt deMarcello, Fabiana de Amorim2014-12-09T02:16:11Z2013http://hdl.handle.net/10183/107924000945857Nesse artigo, defendo a importância de ampliar os repertórios sobre apreciação estética para os alunos, expandindo as vivências em arte, em especial, aquelas ligadas às experiências cinematográficas. Para tanto, o objetivo deste texto é discutir sobre os conceitos de formação estética e cinema pensando na alfabetização visual das crianças e tomando como ponto de análise filmes que tenham a temática da amizade como proeminente. Teoricamente, apóia-se nos estudos de cinema e infância de Marcello (2013, 2008), bem como as discussões sobre formação estética, tal como apresentadas por Fisher (2009), Fischer e Marcello (2012) e Loponte (2008). Metodologicamente, o material aqui analisado compõe-se dos filmes Achados e Perdidos (2008) e Parcialmente Nublado (2009). Como resultados, discorro sobre as relações de amizade que permeiam as imagens fílmicas, em especial, nos curta-metragens de animação selecionados, mostrando as potências de imagem presentes nestes artefatos e suas singularidades, pois acredito que a imagem fílmica é uma importante ferramenta para ampliação de nossos repertórios culturais e, sobretudo, daqueles das novas gerações.application/pdfporEstéticaFormaçãoCinemaAlfabetizaçãoInfânciaAlfabetização visual, cinema e infância : possibilidades de formação estéticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoEspecialização Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais da Escolarizaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000945857.pdf000945857.pdfTexto completoapplication/pdf313871http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107924/1/000945857.pdf56cbf28eb75e5728c8317d7632cb0ee3MD51TEXT000945857.pdf.txt000945857.pdf.txtExtracted Texttext/plain33318http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107924/2/000945857.pdf.txt883c9b4063f75f939186b8b77b783f94MD52THUMBNAIL000945857.pdf.jpg000945857.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1257http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107924/3/000945857.pdf.jpg4eefac6db1187a5c7b07d725151c2032MD5310183/1079242018-10-22 08:37:32.043oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107924Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-22T11:37:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alfabetização visual, cinema e infância : possibilidades de formação estética
title Alfabetização visual, cinema e infância : possibilidades de formação estética
spellingShingle Alfabetização visual, cinema e infância : possibilidades de formação estética
Barcelos, Renata Gerhardt de
Estética
Formação
Cinema
Alfabetização
Infância
title_short Alfabetização visual, cinema e infância : possibilidades de formação estética
title_full Alfabetização visual, cinema e infância : possibilidades de formação estética
title_fullStr Alfabetização visual, cinema e infância : possibilidades de formação estética
title_full_unstemmed Alfabetização visual, cinema e infância : possibilidades de formação estética
title_sort Alfabetização visual, cinema e infância : possibilidades de formação estética
author Barcelos, Renata Gerhardt de
author_facet Barcelos, Renata Gerhardt de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcelos, Renata Gerhardt de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcello, Fabiana de Amorim
contributor_str_mv Marcello, Fabiana de Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv Estética
Formação
Cinema
Alfabetização
Infância
topic Estética
Formação
Cinema
Alfabetização
Infância
description Nesse artigo, defendo a importância de ampliar os repertórios sobre apreciação estética para os alunos, expandindo as vivências em arte, em especial, aquelas ligadas às experiências cinematográficas. Para tanto, o objetivo deste texto é discutir sobre os conceitos de formação estética e cinema pensando na alfabetização visual das crianças e tomando como ponto de análise filmes que tenham a temática da amizade como proeminente. Teoricamente, apóia-se nos estudos de cinema e infância de Marcello (2013, 2008), bem como as discussões sobre formação estética, tal como apresentadas por Fisher (2009), Fischer e Marcello (2012) e Loponte (2008). Metodologicamente, o material aqui analisado compõe-se dos filmes Achados e Perdidos (2008) e Parcialmente Nublado (2009). Como resultados, discorro sobre as relações de amizade que permeiam as imagens fílmicas, em especial, nos curta-metragens de animação selecionados, mostrando as potências de imagem presentes nestes artefatos e suas singularidades, pois acredito que a imagem fílmica é uma importante ferramenta para ampliação de nossos repertórios culturais e, sobretudo, daqueles das novas gerações.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-09T02:16:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/107924
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000945857
url http://hdl.handle.net/10183/107924
identifier_str_mv 000945857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107924/1/000945857.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107924/2/000945857.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107924/3/000945857.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 56cbf28eb75e5728c8317d7632cb0ee3
883c9b4063f75f939186b8b77b783f94
4eefac6db1187a5c7b07d725151c2032
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724572482404352