Habitus profissional, currículo oculto e cultura docente : perspectivas para a análise da prática pedagógica dos professores de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanchotene, Mônica Urroz
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Molina Neto, Vicente
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/87004
Resumo: O presente ensaio pretende articular conceitos de habitus profissional, currículo oculto e cultura docente, como instrumentos de análise das práticas pedagógicas dos professores de educação física. Ao conceber a prática pedagógica como resultado de um contexto e de um habitus profissional, o texto discute a produção de um currículo oculto a partir da prática docente, considerando que o currículo oculto pode ser fruto das relações interpessoais, das normas escolares e dos conteúdos de uma disciplina/componente curricular. O ensaio mostra, ainda, como o fenômeno da intensificação reforça as rotinas dos professores e dificulta a reflexão a partir da prática.
id UFRGS-2_08d0dab134009abe696007a490b5d4b3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87004
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sanchotene, Mônica UrrozMolina Neto, Vicente2014-01-30T01:51:51Z20061415-4676http://hdl.handle.net/10183/87004000714940O presente ensaio pretende articular conceitos de habitus profissional, currículo oculto e cultura docente, como instrumentos de análise das práticas pedagógicas dos professores de educação física. Ao conceber a prática pedagógica como resultado de um contexto e de um habitus profissional, o texto discute a produção de um currículo oculto a partir da prática docente, considerando que o currículo oculto pode ser fruto das relações interpessoais, das normas escolares e dos conteúdos de uma disciplina/componente curricular. O ensaio mostra, ainda, como o fenômeno da intensificação reforça as rotinas dos professores e dificulta a reflexão a partir da prática.This paper intends to articulate the concepts of professional habitus, hidden syllabus, and teacher culture as instruments for the analysis of pedagogical practices among physical education teachers. By conceiving pedagogical practice as a product of a context and of a professional habitus, this text discusses the production of a hidden syllabus that originates from teacher practices, considering that such a hidden syllabus can be the result of interpersonal relationships, school regulations and of the contents of a school subject or syllabus component. This paper also shows how the phenomenon of intensification reinforces teacher routines and hinders reflection derived from practice.El presente ensayo pretende articular conceptos de habitus profesional, currículo oculto y cultura docente como instrumentos de análisis de las prácticas pedagógicas de los profesores de educación física. Al concebir la práctica pedagógica como resultado de un contexto y de un habitus profesional, el texto discute la producción de un currículo oculto a partir de la práctica docente, considerando que el currículo oculto puede ser fruto de las relaciones interpersonales, de las normas escolares y de los contenidos de una asignatura/componente curricular. Incluso, el ensayo muestra como el fenómeno de la intensificación refuerza las rutinas de los profesores y dificulta la reflexión a partir de la práctica.application/pdfporPensar a prática. Goiânia. Vol. 9, n.2 (jul.dez. 2006), p. 267-280Prática pedagógicaPedagogical practiceProfessional habitusHidden syllabusHabitus profesionalCurrículo ocultoHabitus profissional, currículo oculto e cultura docente : perspectivas para a análise da prática pedagógica dos professores de educação físicaProfessional habitus, hidden syllabus and teacher culture : perspectives in the analysis of pedagogical practices of physical education teachersHabitus profesional, currículum oculto y cultura docente : perspectivas para el análisis de la práctica pedagógica de los professores de educación físicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000714940.pdf000714940.pdfTexto completoapplication/pdf275176http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87004/1/000714940.pdf3f4943b42c1194815dad48e633b8a196MD51TEXT000714940.pdf.txt000714940.pdf.txtExtracted Texttext/plain31565http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87004/2/000714940.pdf.txt6f720693b5c2626c4b2f93af9b8c6b9cMD52THUMBNAIL000714940.pdf.jpg000714940.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1904http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87004/3/000714940.pdf.jpg32bdc51aa0406831c4371efab33648b0MD5310183/870042018-10-17 09:16:46.837oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87004Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T12:16:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Habitus profissional, currículo oculto e cultura docente : perspectivas para a análise da prática pedagógica dos professores de educação física
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Professional habitus, hidden syllabus and teacher culture : perspectives in the analysis of pedagogical practices of physical education teachers
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Habitus profesional, currículum oculto y cultura docente : perspectivas para el análisis de la práctica pedagógica de los professores de educación física
title Habitus profissional, currículo oculto e cultura docente : perspectivas para a análise da prática pedagógica dos professores de educação física
spellingShingle Habitus profissional, currículo oculto e cultura docente : perspectivas para a análise da prática pedagógica dos professores de educação física
Sanchotene, Mônica Urroz
Prática pedagógica
Pedagogical practice
Professional habitus
Hidden syllabus
Habitus profesional
Currículo oculto
title_short Habitus profissional, currículo oculto e cultura docente : perspectivas para a análise da prática pedagógica dos professores de educação física
title_full Habitus profissional, currículo oculto e cultura docente : perspectivas para a análise da prática pedagógica dos professores de educação física
title_fullStr Habitus profissional, currículo oculto e cultura docente : perspectivas para a análise da prática pedagógica dos professores de educação física
title_full_unstemmed Habitus profissional, currículo oculto e cultura docente : perspectivas para a análise da prática pedagógica dos professores de educação física
title_sort Habitus profissional, currículo oculto e cultura docente : perspectivas para a análise da prática pedagógica dos professores de educação física
author Sanchotene, Mônica Urroz
author_facet Sanchotene, Mônica Urroz
Molina Neto, Vicente
author_role author
author2 Molina Neto, Vicente
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanchotene, Mônica Urroz
Molina Neto, Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
topic Prática pedagógica
Pedagogical practice
Professional habitus
Hidden syllabus
Habitus profesional
Currículo oculto
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogical practice
Professional habitus
Hidden syllabus
dc.subject.spa.fl_str_mv Habitus profesional
Currículo oculto
description O presente ensaio pretende articular conceitos de habitus profissional, currículo oculto e cultura docente, como instrumentos de análise das práticas pedagógicas dos professores de educação física. Ao conceber a prática pedagógica como resultado de um contexto e de um habitus profissional, o texto discute a produção de um currículo oculto a partir da prática docente, considerando que o currículo oculto pode ser fruto das relações interpessoais, das normas escolares e dos conteúdos de uma disciplina/componente curricular. O ensaio mostra, ainda, como o fenômeno da intensificação reforça as rotinas dos professores e dificulta a reflexão a partir da prática.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-01-30T01:51:51Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/87004
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-4676
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000714940
identifier_str_mv 1415-4676
000714940
url http://hdl.handle.net/10183/87004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Pensar a prática. Goiânia. Vol. 9, n.2 (jul.dez. 2006), p. 267-280
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87004/1/000714940.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87004/2/000714940.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87004/3/000714940.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3f4943b42c1194815dad48e633b8a196
6f720693b5c2626c4b2f93af9b8c6b9c
32bdc51aa0406831c4371efab33648b0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224824229462016