Uma proposta de avanço no desing instrucional do CEPI : elaboração de exercícios complementares e feedbacks automáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/193083 |
Resumo: | O Curso de Espanhol e Português para Intercâmbio (CEPI), na sua versão CEPI UFRGS, é um curso online de Português para falantes de Espanhol que farão intercâmbio acadêmico na UFRGS, e é realizado antes da chegada na universidade (SCHLATTER et al., 2007). É organizado a partir de Tarefas Centrais para aprendizagem do português através do uso em interação e de atividades colaborativas (GARGIULO, BULLA, SCHLATTER, 2009). De modo a auxiliar os alunos a realizarem as tarefas centrais em português, são disponibilizados, entre outros materiais, Recursos Linguísticos (RL), que são explicações gramaticais de elementos do português, e Exercícios Complementares (EC), que são “exercícios gramaticais, individuais e de autocorreção pelo computador, que têm o objetivo de possibilitar a sistematização de vocabulário e estruturas linguísticas abordadas nos RL” (BULLA, 2014, p. 43), podendo ser de múltipla escolha, lacunas, respostas curtas, relacionar colunas ou cruzadinha, de acordo com as possibilidades do Moodle (BULLA, GARGIULO, SCHLATTER, 2009). O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a elaboração de EC e a produção de feedbacks automáticos para a aprendizagem do Português como Língua Adicional (PLA). Para tal, foram identificados quais RL ainda não possuíam EC e foram elaborados novos EC (16 ao total), centralmente de preenchimento de lacunas e relacionar colunas (por serem de fácil implementação no Moodle), de modo que todos os RL do CEPI tenham seu EC correspondente. Também, considerando todos os EC do CEPI, foram criados feedbacks automáticos apenas para os de múltipla escolha (7 ao total), através da retomada dos conteúdos dos RL e da ampliação de explicações a partir de outras fontes gramaticais. Este trabalho contribui para o aprimoramento dos materiais de apoio ao aluno do CEPI, os quais possuem um papel importante para o alcance dos objetivos do curso e para a construção da aprendizagem de PLA a distância. Pretende-se, assim, gerar um avanço no design educacional do CEPI. |
id |
UFRGS-2_0be7d5dd74cfb54290891889d5512279 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193083 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Nunes, Priscilla PereiraBulla, Gabriela da Silva2019-04-17T02:37:08Z2018http://hdl.handle.net/10183/193083001090639O Curso de Espanhol e Português para Intercâmbio (CEPI), na sua versão CEPI UFRGS, é um curso online de Português para falantes de Espanhol que farão intercâmbio acadêmico na UFRGS, e é realizado antes da chegada na universidade (SCHLATTER et al., 2007). É organizado a partir de Tarefas Centrais para aprendizagem do português através do uso em interação e de atividades colaborativas (GARGIULO, BULLA, SCHLATTER, 2009). De modo a auxiliar os alunos a realizarem as tarefas centrais em português, são disponibilizados, entre outros materiais, Recursos Linguísticos (RL), que são explicações gramaticais de elementos do português, e Exercícios Complementares (EC), que são “exercícios gramaticais, individuais e de autocorreção pelo computador, que têm o objetivo de possibilitar a sistematização de vocabulário e estruturas linguísticas abordadas nos RL” (BULLA, 2014, p. 43), podendo ser de múltipla escolha, lacunas, respostas curtas, relacionar colunas ou cruzadinha, de acordo com as possibilidades do Moodle (BULLA, GARGIULO, SCHLATTER, 2009). O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a elaboração de EC e a produção de feedbacks automáticos para a aprendizagem do Português como Língua Adicional (PLA). Para tal, foram identificados quais RL ainda não possuíam EC e foram elaborados novos EC (16 ao total), centralmente de preenchimento de lacunas e relacionar colunas (por serem de fácil implementação no Moodle), de modo que todos os RL do CEPI tenham seu EC correspondente. Também, considerando todos os EC do CEPI, foram criados feedbacks automáticos apenas para os de múltipla escolha (7 ao total), através da retomada dos conteúdos dos RL e da ampliação de explicações a partir de outras fontes gramaticais. Este trabalho contribui para o aprimoramento dos materiais de apoio ao aluno do CEPI, os quais possuem um papel importante para o alcance dos objetivos do curso e para a construção da aprendizagem de PLA a distância. Pretende-se, assim, gerar um avanço no design educacional do CEPI.El Curso de Español y Portugués para Intercâmbio (CEPI) en su versión CEPI UFRGS, es un curso en línea en portugués para hispanohablantes que harán intercambio académico en la UFRGS, y se lleva a cabo antes de la llegada a la universidad (SCHLATTER et al., 2007). Está organizado por tareas centrales para el aprendizaje de portugués a través del uso de la interacción y actividades de colaboración (GARGIULO, BULLA y SCHLATTER, 2009). Con el fin de ayudar a los estudiantes para llevar a cabo las tareas centrales en portugués, están disponibles, entre otros materiales, Recursos Lingüísticos (RL), que son explicaciones gramaticales de los elementos portugués, y los Ejercicios Complementarios (CE), que son "ejercicios gramaticales, personal y de autocorrección por el ordendor, que tienen el objetivo de posibilitar la sistematización de vocabulario y estructuras lingüísticas abordadas en los RL" (BULLA, 2014, p. 43), pudiendo ser de múltiple elección, lagunas, respuestas cortas, relacionar columnas o crucigrama, de acuerdo con las posibilidades de Moodle (BULLA, GARGIULO y SCHLATTER, 2009). Este trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre el desarrollo de EC y la producción de retroalimentación automática para el aprendizaje de Portugués como Lengua Adicional (PLA). Para eso, se identificaron cuáles RL aún no poseían EC y se elaboraron nuevos EC (16 al total), centralmente de llenar las lagunas y relacionar columnas (por ser de fácil implementación en el Moodle), de modo que todos los RL del CEPI tengan su EC correspondiente. También fueron creados feedback automáticos para todos los EC de múltiple elección (7 al total), a través de la reanudación de los contenidos de los RL y de la ampliación de explicaciones a partir de otras fuentes gramaticales. Este trabajo contribuye al perfeccionamiento de los materiales de apoyo al alumno del CEPI, los cuales desempeñan un papel importante para el logro de los objetivos del curso y para la construcción del aprendizaje de PLA a distáncia. Se pretende, así, generar un avance en el diseño educativo del CEPI.application/pdfporEnsino de língua portuguesaLíngua adicionalFeedbackEnsino de línguasEnsino a distânciaEjercicios ComplementariosEnseñanza de idiomas a distanciaFeedback automáticoRecursos lingüísticosUma proposta de avanço no desing instrucional do CEPI : elaboração de exercícios complementares e feedbacks automáticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2018Letras: Português e Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001090639.pdf.txt001090639.pdf.txtExtracted Texttext/plain156504http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193083/2/001090639.pdf.txt29befdc1aabfdbbea04be21b8b53d9e6MD52ORIGINAL001090639.pdfTexto completoapplication/pdf3372960http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193083/1/001090639.pdf086490bc3813eef88f14aba0e079264fMD5110183/1930832022-08-06 04:48:22.538247oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193083Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:48:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma proposta de avanço no desing instrucional do CEPI : elaboração de exercícios complementares e feedbacks automáticos |
title |
Uma proposta de avanço no desing instrucional do CEPI : elaboração de exercícios complementares e feedbacks automáticos |
spellingShingle |
Uma proposta de avanço no desing instrucional do CEPI : elaboração de exercícios complementares e feedbacks automáticos Nunes, Priscilla Pereira Ensino de língua portuguesa Língua adicional Feedback Ensino de línguas Ensino a distância Ejercicios Complementarios Enseñanza de idiomas a distancia Feedback automático Recursos lingüísticos |
title_short |
Uma proposta de avanço no desing instrucional do CEPI : elaboração de exercícios complementares e feedbacks automáticos |
title_full |
Uma proposta de avanço no desing instrucional do CEPI : elaboração de exercícios complementares e feedbacks automáticos |
title_fullStr |
Uma proposta de avanço no desing instrucional do CEPI : elaboração de exercícios complementares e feedbacks automáticos |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de avanço no desing instrucional do CEPI : elaboração de exercícios complementares e feedbacks automáticos |
title_sort |
Uma proposta de avanço no desing instrucional do CEPI : elaboração de exercícios complementares e feedbacks automáticos |
author |
Nunes, Priscilla Pereira |
author_facet |
Nunes, Priscilla Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Priscilla Pereira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bulla, Gabriela da Silva |
contributor_str_mv |
Bulla, Gabriela da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de língua portuguesa Língua adicional Feedback Ensino de línguas Ensino a distância |
topic |
Ensino de língua portuguesa Língua adicional Feedback Ensino de línguas Ensino a distância Ejercicios Complementarios Enseñanza de idiomas a distancia Feedback automático Recursos lingüísticos |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Ejercicios Complementarios Enseñanza de idiomas a distancia Feedback automático Recursos lingüísticos |
description |
O Curso de Espanhol e Português para Intercâmbio (CEPI), na sua versão CEPI UFRGS, é um curso online de Português para falantes de Espanhol que farão intercâmbio acadêmico na UFRGS, e é realizado antes da chegada na universidade (SCHLATTER et al., 2007). É organizado a partir de Tarefas Centrais para aprendizagem do português através do uso em interação e de atividades colaborativas (GARGIULO, BULLA, SCHLATTER, 2009). De modo a auxiliar os alunos a realizarem as tarefas centrais em português, são disponibilizados, entre outros materiais, Recursos Linguísticos (RL), que são explicações gramaticais de elementos do português, e Exercícios Complementares (EC), que são “exercícios gramaticais, individuais e de autocorreção pelo computador, que têm o objetivo de possibilitar a sistematização de vocabulário e estruturas linguísticas abordadas nos RL” (BULLA, 2014, p. 43), podendo ser de múltipla escolha, lacunas, respostas curtas, relacionar colunas ou cruzadinha, de acordo com as possibilidades do Moodle (BULLA, GARGIULO, SCHLATTER, 2009). O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a elaboração de EC e a produção de feedbacks automáticos para a aprendizagem do Português como Língua Adicional (PLA). Para tal, foram identificados quais RL ainda não possuíam EC e foram elaborados novos EC (16 ao total), centralmente de preenchimento de lacunas e relacionar colunas (por serem de fácil implementação no Moodle), de modo que todos os RL do CEPI tenham seu EC correspondente. Também, considerando todos os EC do CEPI, foram criados feedbacks automáticos apenas para os de múltipla escolha (7 ao total), através da retomada dos conteúdos dos RL e da ampliação de explicações a partir de outras fontes gramaticais. Este trabalho contribui para o aprimoramento dos materiais de apoio ao aluno do CEPI, os quais possuem um papel importante para o alcance dos objetivos do curso e para a construção da aprendizagem de PLA a distância. Pretende-se, assim, gerar um avanço no design educacional do CEPI. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-04-17T02:37:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/193083 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001090639 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/193083 |
identifier_str_mv |
001090639 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193083/2/001090639.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193083/1/001090639.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
29befdc1aabfdbbea04be21b8b53d9e6 086490bc3813eef88f14aba0e079264f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224572343681024 |