Adolescer em contextos de vulnerabilidade e exclusão social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Warpechowski, Marisa Batista
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: De Conti, Luciane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188484
Resumo: Este trabalho discute a passagem adolescente, examinando como se produz esse processo para jovens em contextos de vulnerabilidade e exclusão social atendidos em um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A passagem adolescente é marcada, para muitos jovens que habitam as periferias de nossas cidades, por inúmeras situações de abandono, violência e trauma, o que nos leva a interrogar sobre as vicissitudes e as estratégias de subjetivação desses jovens em contextos onde o viver se faz tão árido. Sustentados no referencial psicanalítico, procuramos explorar, a partir de recortes clínicos, as particularidades e as dificuldades no trabalho psíquico em curso nessa passagem para um adolescente com uma história marcada pela vulnerabilidade, pelo desamparo e por violências.
id UFRGS-2_0be9e52917ca3a28a331a32663c98242
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188484
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Warpechowski, Marisa BatistaDe Conti, Luciane2019-02-01T02:32:59Z20181415-7128http://hdl.handle.net/10183/188484001086932Este trabalho discute a passagem adolescente, examinando como se produz esse processo para jovens em contextos de vulnerabilidade e exclusão social atendidos em um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A passagem adolescente é marcada, para muitos jovens que habitam as periferias de nossas cidades, por inúmeras situações de abandono, violência e trauma, o que nos leva a interrogar sobre as vicissitudes e as estratégias de subjetivação desses jovens em contextos onde o viver se faz tão árido. Sustentados no referencial psicanalítico, procuramos explorar, a partir de recortes clínicos, as particularidades e as dificuldades no trabalho psíquico em curso nessa passagem para um adolescente com uma história marcada pela vulnerabilidade, pelo desamparo e por violências.This study discusses the adolescent passage, examining how this process is produced in young people who live in vulnerability and social exclusion contexts, assisted at a Specialized Reference Center for Social Assistance (CREAS). The adolescent transition is marked by many situations of abandonment, violence and trauma for many young people who live in the outskirts of our cities, which leads us to question the vicissitudes and strategies of subjectivation of these young people in contexts in which living is too arid. Supported by the psychoanalytic framework, we seek to explore, from clinical clippings, the particularities and difficulties of the psychical work (underway in) of this passage for adolescents whose histories are marked by vulnerability, helplessness and violence.Este trabajo discute la adolescencia, desde el análisis sobre cómo se produce ese proceso en jóvenes en contextos de vulnerabilidad y exclusión social, atendidos en un Centro de Referencia Especializado de Asistencia Social (CREAS). Para muchos jóvenes que viven en las periferias de nuestras ciudades, la adolescencia está marcada por innumerables situaciones de abandono, violencia y trauma, lo que nos lleva a interrogar sobre sus vicisitudes y estrategias de subjetivación en contextos donde vivir se hace tan árido. En base del referencial psicoanalítico se busca explorar, a partir de recortes clínicos, las particularidades y las dificultades en el trabajo psíquico en curso del ser adolescente con historia marcada por la vulnerabilidad, el desamparo y las violencias.application/pdfporEstilos da clínica : revista sobre a infância com problemas. São Paulo. Vol. 23, n. 2 (maio/ago. 2018), p. 322-343Psicanálise do adolescenteVulnerabilidade socialExclusão socialAdolescênciaAdolescent passageVulnerabilitySocial exclusionHelplessnessPsychoanalytic listeningSer adolescenteVulnerabilidadExclusión socialDesamparoEscucha psicoanalíticaAdolescer em contextos de vulnerabilidade e exclusão socialTo become an adolescent in contexts of vulnerability and social exclusion Ser adolescente en contextos de vulnerabilidad y exclusión social info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001086932.pdf.txt001086932.pdf.txtExtracted Texttext/plain54065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188484/2/001086932.pdf.txt675ed54f6d25235c6dadd54b2b7889f8MD52ORIGINAL001086932.pdfTexto completoapplication/pdf375635http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188484/1/001086932.pdf1e81bfdb084ebccb0066cda3695543ecMD5110183/1884842019-02-02 02:31:35.055939oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188484Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-02-02T04:31:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Adolescer em contextos de vulnerabilidade e exclusão social
dc.title.alternative.en.fl_str_mv To become an adolescent in contexts of vulnerability and social exclusion
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Ser adolescente en contextos de vulnerabilidad y exclusión social
title Adolescer em contextos de vulnerabilidade e exclusão social
spellingShingle Adolescer em contextos de vulnerabilidade e exclusão social
Warpechowski, Marisa Batista
Psicanálise do adolescente
Vulnerabilidade social
Exclusão social
Adolescência
Adolescent passage
Vulnerability
Social exclusion
Helplessness
Psychoanalytic listening
Ser adolescente
Vulnerabilidad
Exclusión social
Desamparo
Escucha psicoanalítica
title_short Adolescer em contextos de vulnerabilidade e exclusão social
title_full Adolescer em contextos de vulnerabilidade e exclusão social
title_fullStr Adolescer em contextos de vulnerabilidade e exclusão social
title_full_unstemmed Adolescer em contextos de vulnerabilidade e exclusão social
title_sort Adolescer em contextos de vulnerabilidade e exclusão social
author Warpechowski, Marisa Batista
author_facet Warpechowski, Marisa Batista
De Conti, Luciane
author_role author
author2 De Conti, Luciane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Warpechowski, Marisa Batista
De Conti, Luciane
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise do adolescente
Vulnerabilidade social
Exclusão social
Adolescência
topic Psicanálise do adolescente
Vulnerabilidade social
Exclusão social
Adolescência
Adolescent passage
Vulnerability
Social exclusion
Helplessness
Psychoanalytic listening
Ser adolescente
Vulnerabilidad
Exclusión social
Desamparo
Escucha psicoanalítica
dc.subject.eng.fl_str_mv Adolescent passage
Vulnerability
Social exclusion
Helplessness
Psychoanalytic listening
dc.subject.spa.fl_str_mv Ser adolescente
Vulnerabilidad
Exclusión social
Desamparo
Escucha psicoanalítica
description Este trabalho discute a passagem adolescente, examinando como se produz esse processo para jovens em contextos de vulnerabilidade e exclusão social atendidos em um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A passagem adolescente é marcada, para muitos jovens que habitam as periferias de nossas cidades, por inúmeras situações de abandono, violência e trauma, o que nos leva a interrogar sobre as vicissitudes e as estratégias de subjetivação desses jovens em contextos onde o viver se faz tão árido. Sustentados no referencial psicanalítico, procuramos explorar, a partir de recortes clínicos, as particularidades e as dificuldades no trabalho psíquico em curso nessa passagem para um adolescente com uma história marcada pela vulnerabilidade, pelo desamparo e por violências.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-01T02:32:59Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/188484
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-7128
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001086932
identifier_str_mv 1415-7128
001086932
url http://hdl.handle.net/10183/188484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Estilos da clínica : revista sobre a infância com problemas. São Paulo. Vol. 23, n. 2 (maio/ago. 2018), p. 322-343
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188484/2/001086932.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188484/1/001086932.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 675ed54f6d25235c6dadd54b2b7889f8
1e81bfdb084ebccb0066cda3695543ec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447680614137856