Análise de emissões de gases em motor diesel comparando diesel com biodiesel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Knapp, Mateus Borges
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/27251
Resumo: Este trabalho se propõe a analisar as emissões de gases em um motor diesel fazendo a coleta de dados com dois tipos distintos de combustível, Diesel e Biodiesel. O equipamento usado para mensurar os gases e comparar as emissões dos mesmos em diferentes situações foi o GreenLine, produto usado para essa finalidade. As Informações foram adquiridas no escapamento de um Motor de sistema Interact que utiliza como injeção Common Rail e bomba CP3, com válvula Mprop que dosa o débito de combustível para o mesmo, nesse caso em aplicação automotiva; conseguindo uma pressão constate em todos os cilindros de forma uniforme sendo controlado pelos injetores que são acionados pelo módulo ( ECM ). Por fim, a variadas rotações conclui-se que o gerenciamento do motor para os gases é mais efetivo usando biodiesel, onde melhorou a emissão em 5% a 9% em toda curva de torque e potência comparando a o Diesel.
id UFRGS-2_0c61de1168e616c48713fa59d176a1d0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27251
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Knapp, Mateus BorgesMello, Pedro Barbosa2011-01-05T06:01:49Z2010http://hdl.handle.net/10183/27251000759946Este trabalho se propõe a analisar as emissões de gases em um motor diesel fazendo a coleta de dados com dois tipos distintos de combustível, Diesel e Biodiesel. O equipamento usado para mensurar os gases e comparar as emissões dos mesmos em diferentes situações foi o GreenLine, produto usado para essa finalidade. As Informações foram adquiridas no escapamento de um Motor de sistema Interact que utiliza como injeção Common Rail e bomba CP3, com válvula Mprop que dosa o débito de combustível para o mesmo, nesse caso em aplicação automotiva; conseguindo uma pressão constate em todos os cilindros de forma uniforme sendo controlado pelos injetores que são acionados pelo módulo ( ECM ). Por fim, a variadas rotações conclui-se que o gerenciamento do motor para os gases é mais efetivo usando biodiesel, onde melhorou a emissão em 5% a 9% em toda curva de torque e potência comparando a o Diesel.This present work aims to analyze gás emissions in a duesel engine through the data acquisition of two different fuel types: diesel and bio-diesel. The equipament used to measure the gases and compare the emissions of them in different situations was the GreenLine, a product used for this purpose. The information were obtained in the Interact System´s engine exhaust that uses Common Rail injection and CP3 punp valve Mprop dosing the fuel flow to it, in this case in automotive applications getting one finds pressure on all cylinders uniformly being controlled by the injector that are triggered by the module ( ECM ). Finaly, the various rotations it appears that the engine management of the gases is most effective using biodiesel, where the issue has improved by 5% to 9% across the torque curve and power compared to diesel.application/pdfporEngenharia mecânicaGas emissionDieselBiodieselGreenlineCommon railAnálise de emissões de gases em motor diesel comparando diesel com biodieselAnalysis of gas emissions in diesel engine comparing diesel whit biodiesel info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2010Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000759946.pdf000759946.pdfTexto completoapplication/pdf1269851http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27251/1/000759946.pdf27b24239024b6d76d454866d6af597bbMD51TEXT000759946.pdf.txt000759946.pdf.txtExtracted Texttext/plain34871http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27251/2/000759946.pdf.txt3ba104730834ae6927b1bb0b81490594MD52THUMBNAIL000759946.pdf.jpg000759946.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg916http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27251/3/000759946.pdf.jpgab852757c4e8edbd7d4572a36fa36e41MD5310183/272512018-10-09 09:05:18.114oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27251Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:05:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de emissões de gases em motor diesel comparando diesel com biodiesel
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Analysis of gas emissions in diesel engine comparing diesel whit biodiesel
title Análise de emissões de gases em motor diesel comparando diesel com biodiesel
spellingShingle Análise de emissões de gases em motor diesel comparando diesel com biodiesel
Knapp, Mateus Borges
Engenharia mecânica
Gas emission
Diesel
Biodiesel
Greenline
Common rail
title_short Análise de emissões de gases em motor diesel comparando diesel com biodiesel
title_full Análise de emissões de gases em motor diesel comparando diesel com biodiesel
title_fullStr Análise de emissões de gases em motor diesel comparando diesel com biodiesel
title_full_unstemmed Análise de emissões de gases em motor diesel comparando diesel com biodiesel
title_sort Análise de emissões de gases em motor diesel comparando diesel com biodiesel
author Knapp, Mateus Borges
author_facet Knapp, Mateus Borges
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Knapp, Mateus Borges
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mello, Pedro Barbosa
contributor_str_mv Mello, Pedro Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia mecânica
topic Engenharia mecânica
Gas emission
Diesel
Biodiesel
Greenline
Common rail
dc.subject.eng.fl_str_mv Gas emission
Diesel
Biodiesel
Greenline
Common rail
description Este trabalho se propõe a analisar as emissões de gases em um motor diesel fazendo a coleta de dados com dois tipos distintos de combustível, Diesel e Biodiesel. O equipamento usado para mensurar os gases e comparar as emissões dos mesmos em diferentes situações foi o GreenLine, produto usado para essa finalidade. As Informações foram adquiridas no escapamento de um Motor de sistema Interact que utiliza como injeção Common Rail e bomba CP3, com válvula Mprop que dosa o débito de combustível para o mesmo, nesse caso em aplicação automotiva; conseguindo uma pressão constate em todos os cilindros de forma uniforme sendo controlado pelos injetores que são acionados pelo módulo ( ECM ). Por fim, a variadas rotações conclui-se que o gerenciamento do motor para os gases é mais efetivo usando biodiesel, onde melhorou a emissão em 5% a 9% em toda curva de torque e potência comparando a o Diesel.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-01-05T06:01:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/27251
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000759946
url http://hdl.handle.net/10183/27251
identifier_str_mv 000759946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27251/1/000759946.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27251/2/000759946.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27251/3/000759946.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 27b24239024b6d76d454866d6af597bb
3ba104730834ae6927b1bb0b81490594
ab852757c4e8edbd7d4572a36fa36e41
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224403304841216