O uso de software movie maker na Língua Portuguesa : uma proposta pedagógia utilizando as mídias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cíntia da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134005
Resumo: A presente pesquisa visa utilizar o software Movie Maker como uma ferramenta a ser explorada na prática pedagógica do professor de Língua Portuguesa, para a produção de Vídeo, tendo como objetivo a leitura e a produção de texto publicitário e teatral, uma metodologia diferenciada que tem como objetivo de incentivar os alunos dos Anos/Finais do Ensino Fundamental a desenvolver suas habilidades comunicativas. Sugere uma reflexão sobre as práticas tradicionais do ensino, bem como a importância de incorporar as mídias como ferramenta de auxílio ao professor, como forma de incentivar os alunos na busca pelo conhecimento levando até a sala de aula questões do dia a dia do aluno de acordo com a realidade em que o mesmo está inserido. O trabalho envolve alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal do município de Barros Cassal, Rio Grande do Sul. O mesmo oportunizou aos alunos produzir vídeos de sua própria autoria, de maneira criativa, divertida e inovadora, envolvendo pesquisas e leituras. Pelos resultados obtidos observou-se que a metodologia adotada criou um ambiente de troca de conhecimentos entre os alunos, onde foram produzidos vídeos com textos realizados pelos mesmos, com muita dedicação e interesse pela proposta sugerida. Nos vídeos pode se perceber elementos da realidade local de cada aluno, além das influências das mídias como realização do produto final, qual seja o vídeo.
id UFRGS-2_0cc7e34f0335092eaaadf23e3243a0b8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134005
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Cíntia daFranciscatto, Roberto2016-03-19T02:04:42Z2015http://hdl.handle.net/10183/134005000978153A presente pesquisa visa utilizar o software Movie Maker como uma ferramenta a ser explorada na prática pedagógica do professor de Língua Portuguesa, para a produção de Vídeo, tendo como objetivo a leitura e a produção de texto publicitário e teatral, uma metodologia diferenciada que tem como objetivo de incentivar os alunos dos Anos/Finais do Ensino Fundamental a desenvolver suas habilidades comunicativas. Sugere uma reflexão sobre as práticas tradicionais do ensino, bem como a importância de incorporar as mídias como ferramenta de auxílio ao professor, como forma de incentivar os alunos na busca pelo conhecimento levando até a sala de aula questões do dia a dia do aluno de acordo com a realidade em que o mesmo está inserido. O trabalho envolve alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal do município de Barros Cassal, Rio Grande do Sul. O mesmo oportunizou aos alunos produzir vídeos de sua própria autoria, de maneira criativa, divertida e inovadora, envolvendo pesquisas e leituras. Pelos resultados obtidos observou-se que a metodologia adotada criou um ambiente de troca de conhecimentos entre os alunos, onde foram produzidos vídeos com textos realizados pelos mesmos, com muita dedicação e interesse pela proposta sugerida. Nos vídeos pode se perceber elementos da realidade local de cada aluno, além das influências das mídias como realização do produto final, qual seja o vídeo.This research aims to use the Movie Maker software as a tool to be exploited in the pedagogical practice of the teacher of Portuguese Language for Video production, with the objective of reading and the production of advertising text and theatrical, a different methodology whose aim to encourage students from Years / Final of elementary school, to develop their communication skills. It suggests a reflection on the traditional teaching practices and the importance of incorporating media as a tool to the teacher as a way to encourage students in the pursuit of knowledge leading to the classroom issues of everyday life of the student according with the reality that it is inserted. The work involves students from the 7th grade school year the Municipal Elementary School the municipality of Barros Cassal Rio Grande do Sul. The same provided an opportunity to the students produce videos of his own in a creative, fun and innovative way, involving research and readings. From the results it was observed that the adopted methodology created a knowledge exchange environment between students which were produced videos with texts made by them with great dedication and interest in the suggested proposal. In the videos you can realize local reality elements of each student in addition to the influences of the media as the realization of the final product, video.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Língua portuguesaLeituraProdução de textosReadingVerbatim productionMovie makerVideosO uso de software movie maker na Língua Portuguesa : uma proposta pedagógia utilizando as mídias digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000978153.pdf000978153.pdfTexto completoapplication/pdf1520059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134005/1/000978153.pdf6f2efab6f9b00b3f996c047c997b230fMD51TEXT000978153.pdf.txt000978153.pdf.txtExtracted Texttext/plain108008http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134005/2/000978153.pdf.txt9e1cd9bb512e2c14b7d9a19f518a7de2MD52THUMBNAIL000978153.pdf.jpg000978153.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1083http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134005/3/000978153.pdf.jpgf3f744caf03bb7e44f5facc70bd5a4b1MD5310183/1340052018-10-29 07:45:54.765oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134005Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:45:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de software movie maker na Língua Portuguesa : uma proposta pedagógia utilizando as mídias digitais
title O uso de software movie maker na Língua Portuguesa : uma proposta pedagógia utilizando as mídias digitais
spellingShingle O uso de software movie maker na Língua Portuguesa : uma proposta pedagógia utilizando as mídias digitais
Silva, Cíntia da
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Língua portuguesa
Leitura
Produção de textos
Reading
Verbatim production
Movie maker
Videos
title_short O uso de software movie maker na Língua Portuguesa : uma proposta pedagógia utilizando as mídias digitais
title_full O uso de software movie maker na Língua Portuguesa : uma proposta pedagógia utilizando as mídias digitais
title_fullStr O uso de software movie maker na Língua Portuguesa : uma proposta pedagógia utilizando as mídias digitais
title_full_unstemmed O uso de software movie maker na Língua Portuguesa : uma proposta pedagógia utilizando as mídias digitais
title_sort O uso de software movie maker na Língua Portuguesa : uma proposta pedagógia utilizando as mídias digitais
author Silva, Cíntia da
author_facet Silva, Cíntia da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cíntia da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Franciscatto, Roberto
contributor_str_mv Franciscatto, Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Língua portuguesa
Leitura
Produção de textos
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Língua portuguesa
Leitura
Produção de textos
Reading
Verbatim production
Movie maker
Videos
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading
Verbatim production
Movie maker
Videos
description A presente pesquisa visa utilizar o software Movie Maker como uma ferramenta a ser explorada na prática pedagógica do professor de Língua Portuguesa, para a produção de Vídeo, tendo como objetivo a leitura e a produção de texto publicitário e teatral, uma metodologia diferenciada que tem como objetivo de incentivar os alunos dos Anos/Finais do Ensino Fundamental a desenvolver suas habilidades comunicativas. Sugere uma reflexão sobre as práticas tradicionais do ensino, bem como a importância de incorporar as mídias como ferramenta de auxílio ao professor, como forma de incentivar os alunos na busca pelo conhecimento levando até a sala de aula questões do dia a dia do aluno de acordo com a realidade em que o mesmo está inserido. O trabalho envolve alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal do município de Barros Cassal, Rio Grande do Sul. O mesmo oportunizou aos alunos produzir vídeos de sua própria autoria, de maneira criativa, divertida e inovadora, envolvendo pesquisas e leituras. Pelos resultados obtidos observou-se que a metodologia adotada criou um ambiente de troca de conhecimentos entre os alunos, onde foram produzidos vídeos com textos realizados pelos mesmos, com muita dedicação e interesse pela proposta sugerida. Nos vídeos pode se perceber elementos da realidade local de cada aluno, além das influências das mídias como realização do produto final, qual seja o vídeo.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-19T02:04:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134005
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000978153
url http://hdl.handle.net/10183/134005
identifier_str_mv 000978153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134005/1/000978153.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134005/2/000978153.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134005/3/000978153.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6f2efab6f9b00b3f996c047c997b230f
9e1cd9bb512e2c14b7d9a19f518a7de2
f3f744caf03bb7e44f5facc70bd5a4b1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224500823457792