A eudaimonia na Ética a Nicômaco de Aristóteles

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcellos, Flávio Jardim
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172937
Resumo: A Ética a Nicômaco (EN) é a obra de ética ou filosofia moral mais conhecida de Aristóteles, e, também, a mais comentada desde a Antiguidade. Na EN o bem supremo para o homem é identificado à eudaimonia, entendida como a vida plena, viver bem, felicidade. O objetivo de Aristóteles na EN é determinar no que consiste esse bem e como é possível para o homem realizá-lo. A eudaimonia é descrita como um bem final, pois toda ação humana visa à realização desse bem que é tido como autossuficiente e perfeito. Discute conceitos éticos fundamentais como felicidade e virtude, detendo-se na apreciação de várias virtudes particulares e analisa o agir humano. Tendo como objeto de estudo a ação humana com fim na realização do bem supremo, a ética tem em seu procedimento a análise das diversas opiniões sobre o assunto. Segundo Aristóteles, a ética tem como objetivo o estudo da ação humana, com vista ao bem agir (eupraksía). Como são muitos os propósitos e muitos são os fins a ser considerado, isso o leva a fazer outra afirmação que será importante para a definição da eudaimonia, a saber, a de que existe uma subordinação entre os fins: existem fins que são admitidos e perseguidos em vista de outros fins, enquanto há fins que são perseguidos por si mesmos. A eudaimonia, porém, é o fim último a que visam todos os outros bens possíveis de serem realizados pela ação humana. Aristóteles ressalta ainda que o conhecimento do que seja o bem supremo é de grande importância para nossas vidas, pois, através dele, poderemos alcançar aquilo que nos cumpre alcançar, e o conhecimento do que seja o fim último, o sumo bem, servirá de premissa para as nossas ações. Este trabalho procura demonstrar como isto está relacionado à busca harmoniosa entre os bens, isto é, numa concepção de bem inclusivo. O objetivo nesse trabalho é mostrar ao longo da EN como vai sendo desenvolvida esta tese inclusiva, isto é, pretende ler, entender e apresentar as etapas de uma concepção que começa no livro I, e irá se completar apenas no livro X.
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Segundo Aristóteles, a ética tem como objetivo o estudo da ação humana, com vista ao bem agir (eupraksía). Como são muitos os propósitos e muitos são os fins a ser considerado, isso o leva a fazer outra afirmação que será importante para a definição da eudaimonia, a saber, a de que existe uma subordinação entre os fins: existem fins que são admitidos e perseguidos em vista de outros fins, enquanto há fins que são perseguidos por si mesmos. A eudaimonia, porém, é o fim último a que visam todos os outros bens possíveis de serem realizados pela ação humana. Aristóteles ressalta ainda que o conhecimento do que seja o bem supremo é de grande importância para nossas vidas, pois, através dele, poderemos alcançar aquilo que nos cumpre alcançar, e o conhecimento do que seja o fim último, o sumo bem, servirá de premissa para as nossas ações. Este trabalho procura demonstrar como isto está relacionado à busca harmoniosa entre os bens, isto é, numa concepção de bem inclusivo. O objetivo nesse trabalho é mostrar ao longo da EN como vai sendo desenvolvida esta tese inclusiva, isto é, pretende ler, entender e apresentar as etapas de uma concepção que começa no livro I, e irá se completar apenas no livro X.The Nicomachean Ethics (EN) is Aristotle's most well-known work of ethics or moral philosophy, and the most commented one since antiquity. In the EN the supreme good for man is identified with eudaimonia, understood as full life, living well, happiness. The objective of Aristotle in the EN is to determine what this good consists of and how it is possible for man to realize it. Eudaimonia is described as an ultimate good, since all human action aims at the realization of this good that is considered self-sufficient and perfect. It discusses fundamental ethical concepts such as happiness and virtue, dwelling on the appreciation of various particular virtues and analyzing human action. Having as object of study the human action with end in the realization of the supreme good, the ethics has in its procedure the analysis of the diverse opinions on the subject. According to Aristotle, an ethical theme as a study of action, with a view to good acting (eupraksía). As are many purposes and many are the ends to be considered, this leads him to make another statement that will be important for the definition of eudaimonia, namely, that there is subordination between ends: there are ends that are admitted and persecuted in view of other ends, while there are ends that are pursued by themselves. Eudaimonia, however, is the ultimate end to which all other goods possible to be realized by human action are aimed at. Aristotle also points out that knowledge of what is the supreme good is of great importance to our lives, for through it we can achieve what we have to achieve, and knowledge of what is the ultimate end, the highest good, will serve as a premise for our actions. This paper seeks to demonstrate how this is related to the harmonious search of goods, that is, in a conception of the inclusive good. The purpose of this work is to show how the whole thesis is being developed throughout the EN, that is, it intends to read, understand and present the stages of a conception that begins in Book I, and will be completed only in Book X.application/pdfporAristóteles, 384-322 A.C. Ethica Nicomachea = Ética à NicômacoÉtica aristotélicaFilosofia moralFelicidade (Filosofia)Virtude (Filosofia)HappinessPrudenceChoose deliberatelyPhilosophical wisdomA eudaimonia na Ética a Nicômaco de Aristótelesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2017Filosofia: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001060488.pdf001060488.pdfTexto completoapplication/pdf488397http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172937/1/001060488.pdff680c983ed068a3c7249b5e110198ffbMD51TEXT001060488.pdf.txt001060488.pdf.txtExtracted Texttext/plain87077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172937/2/001060488.pdf.txt0901cb07c81ffa1796f567fa82c6b2beMD52THUMBNAIL001060488.pdf.jpg001060488.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1016http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172937/3/001060488.pdf.jpga6ef88efe845f9c6aae41a230d371d7fMD5310183/1729372022-08-06 04:43:52.848962oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172937Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:43:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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