PNBE do Professor : um instrumento pedagógico para o incremento das aulas de Ciências e Biologia?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/96799 |
Resumo: | O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), do Governo Federal, distribui obras literárias ou didáticas voltadas aos estudantes e de apoio pedagógico direcionadas à formação continuada dos professores. O PNBE do Professor 2010 foi o foco deste trabalho. Segundo dados do MEC/FNDE as obras são distribuídas em kits compostos por livros de todas as áreas de conhecimento da Educação Básica. Neste estudo, concentramos nossas atenções nos livros pertencentes ao acervo do professor, dedicados às áreas de Ciências e Biologia. Buscamos verificar se as escolas e os professores têm conhecimento deste programa e se os docentes fazem uso deste material complementar para o planejamento e a preparação de suas aulas. O processo de investigação, de cunho qualitativo, foi realizado por meio de entrevistas com os responsáveis pelas bibliotecas escolares e com os professores de Ciências ou Biologia de sete Escolas Públicas Estaduais. Para a análise do acervo, utilizou-se a metodologia de análise documental. Constatou-se que a maioria das escolas desconhecia a coleção PNBE – Professor 2010; também verificou-se a inexistência de um profissional com qualificação para atuar na biblioteca das escolas. Em relação aos docentes, dos 7 entrevistados 6 desconheciam por completo a existência deste acervo e dos livros nas bibliotecas das escolas. Em relação ao acervo, embora os livros apresentem riqueza pedagógica, nem todos são atrativos, o que pode afastar o professor de sua busca e posterior leitura. Finalizando, entendemos que estratégias precisam ser criadas para auxiliar na divulgação do programa dentro das escolas, possibilitando a formação continuada do professor e melhorias no processo de ensino-aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_0f8c06e7dc1ddfef9625fd915d916f8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96799 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Carvalho, Leiliane de VargasKindel, Eunice Aita Isaia2014-06-21T02:07:25Z2013http://hdl.handle.net/10183/96799000919332O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), do Governo Federal, distribui obras literárias ou didáticas voltadas aos estudantes e de apoio pedagógico direcionadas à formação continuada dos professores. O PNBE do Professor 2010 foi o foco deste trabalho. Segundo dados do MEC/FNDE as obras são distribuídas em kits compostos por livros de todas as áreas de conhecimento da Educação Básica. Neste estudo, concentramos nossas atenções nos livros pertencentes ao acervo do professor, dedicados às áreas de Ciências e Biologia. Buscamos verificar se as escolas e os professores têm conhecimento deste programa e se os docentes fazem uso deste material complementar para o planejamento e a preparação de suas aulas. O processo de investigação, de cunho qualitativo, foi realizado por meio de entrevistas com os responsáveis pelas bibliotecas escolares e com os professores de Ciências ou Biologia de sete Escolas Públicas Estaduais. Para a análise do acervo, utilizou-se a metodologia de análise documental. Constatou-se que a maioria das escolas desconhecia a coleção PNBE – Professor 2010; também verificou-se a inexistência de um profissional com qualificação para atuar na biblioteca das escolas. Em relação aos docentes, dos 7 entrevistados 6 desconheciam por completo a existência deste acervo e dos livros nas bibliotecas das escolas. Em relação ao acervo, embora os livros apresentem riqueza pedagógica, nem todos são atrativos, o que pode afastar o professor de sua busca e posterior leitura. Finalizando, entendemos que estratégias precisam ser criadas para auxiliar na divulgação do programa dentro das escolas, possibilitando a formação continuada do professor e melhorias no processo de ensino-aprendizagem.The National School Library Program (PNBE), implemented by the Brazilian Federal government, distributes works of literature or textbooks for students, and pedagogical support books for the continuous training of teachers. The Teacher’s PNBE of 2010 was the focus of this work. According to MEC/FNDE’s data, the books are distributed in kits consisting of works from all areas of Basic Education knowledge. In this study, we focused our attention on the books belonging to the teacher’s collection, dedicated to the areas of science and biology. We seek to verify if schools and teachers are aware of this program and if teachers make use of this supplementary material for planning and preparing their lessons. The process of research, of qualitative approach, was performed through interviews with those responsible for school libraries and teachers of Sciences or Biology in seven public schools. For the analysis of the collection, we used the methodology of document analysis. It was found that most schools were unaware of the PNBE Teacher 2010 collection, and that there was not a professional qualified to work in the school library. In regard to teachers, 6 of 7 interviewees completely ignored the existence of this collection of books in libraries and schools. In regard to the collection, although the books present pedagogical richness, not all of them are attractive, what may deviate the teacher from searching it and later reading it. Finally, we believe that strategies need to be created to assist in the dissemination of the program within schools, making continuous training of teachers and improvements in the teaching and learning process possible.application/pdfporPrograma Nacional Biblioteca da Escola.Educação continuadaProfessorTeacher’s PNBEScience and biology educationContinuous trainingPNBE do Professor : um instrumento pedagógico para o incremento das aulas de Ciências e Biologia?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2013Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000919332.pdf000919332.pdfTexto completoapplication/pdf438452http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96799/1/000919332.pdf08f8ab805344759cb7d0ff63ea32ee79MD51TEXT000919332.pdf.txt000919332.pdf.txtExtracted Texttext/plain33837http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96799/2/000919332.pdf.txtca501bf9c5aa64f325e88364613a5bceMD52THUMBNAIL000919332.pdf.jpg000919332.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96799/3/000919332.pdf.jpgb3045f3223967310d0e3ae9ff433be7eMD5310183/967992018-10-18 08:32:08.458oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96799Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:32:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
PNBE do Professor : um instrumento pedagógico para o incremento das aulas de Ciências e Biologia? |
title |
PNBE do Professor : um instrumento pedagógico para o incremento das aulas de Ciências e Biologia? |
spellingShingle |
PNBE do Professor : um instrumento pedagógico para o incremento das aulas de Ciências e Biologia? Carvalho, Leiliane de Vargas Programa Nacional Biblioteca da Escola. Educação continuada Professor Teacher’s PNBE Science and biology education Continuous training |
title_short |
PNBE do Professor : um instrumento pedagógico para o incremento das aulas de Ciências e Biologia? |
title_full |
PNBE do Professor : um instrumento pedagógico para o incremento das aulas de Ciências e Biologia? |
title_fullStr |
PNBE do Professor : um instrumento pedagógico para o incremento das aulas de Ciências e Biologia? |
title_full_unstemmed |
PNBE do Professor : um instrumento pedagógico para o incremento das aulas de Ciências e Biologia? |
title_sort |
PNBE do Professor : um instrumento pedagógico para o incremento das aulas de Ciências e Biologia? |
author |
Carvalho, Leiliane de Vargas |
author_facet |
Carvalho, Leiliane de Vargas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Leiliane de Vargas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kindel, Eunice Aita Isaia |
contributor_str_mv |
Kindel, Eunice Aita Isaia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Nacional Biblioteca da Escola. Educação continuada Professor |
topic |
Programa Nacional Biblioteca da Escola. Educação continuada Professor Teacher’s PNBE Science and biology education Continuous training |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher’s PNBE Science and biology education Continuous training |
description |
O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), do Governo Federal, distribui obras literárias ou didáticas voltadas aos estudantes e de apoio pedagógico direcionadas à formação continuada dos professores. O PNBE do Professor 2010 foi o foco deste trabalho. Segundo dados do MEC/FNDE as obras são distribuídas em kits compostos por livros de todas as áreas de conhecimento da Educação Básica. Neste estudo, concentramos nossas atenções nos livros pertencentes ao acervo do professor, dedicados às áreas de Ciências e Biologia. Buscamos verificar se as escolas e os professores têm conhecimento deste programa e se os docentes fazem uso deste material complementar para o planejamento e a preparação de suas aulas. O processo de investigação, de cunho qualitativo, foi realizado por meio de entrevistas com os responsáveis pelas bibliotecas escolares e com os professores de Ciências ou Biologia de sete Escolas Públicas Estaduais. Para a análise do acervo, utilizou-se a metodologia de análise documental. Constatou-se que a maioria das escolas desconhecia a coleção PNBE – Professor 2010; também verificou-se a inexistência de um profissional com qualificação para atuar na biblioteca das escolas. Em relação aos docentes, dos 7 entrevistados 6 desconheciam por completo a existência deste acervo e dos livros nas bibliotecas das escolas. Em relação ao acervo, embora os livros apresentem riqueza pedagógica, nem todos são atrativos, o que pode afastar o professor de sua busca e posterior leitura. Finalizando, entendemos que estratégias precisam ser criadas para auxiliar na divulgação do programa dentro das escolas, possibilitando a formação continuada do professor e melhorias no processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-21T02:07:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/96799 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000919332 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/96799 |
identifier_str_mv |
000919332 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96799/1/000919332.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96799/2/000919332.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96799/3/000919332.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
08f8ab805344759cb7d0ff63ea32ee79 ca501bf9c5aa64f325e88364613a5bce b3045f3223967310d0e3ae9ff433be7e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447128595496960 |