Modelo de atratividade geográfica no setor de materiais elétricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rodrigo Ledur da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/178627
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar as regiões mais atrativas para a venda de interruptores elétricos, bem como as variáveis que possam ter impacto nessa atratividade. Aqui, a atratividade foi mensurada pelas vendas anuais totais de materiais de construção da cidade de São Paulo e, para análise de comparação foram delimitados os 96 distritos da cidade. Portanto, foram investigadas variáveis referentes a 6.790 pontos comerciais da cidade e, juntamente com dados demográficos e de lançamentos residenciais e comerciais, foi elaborada uma base de dados final através de técnicas de georreferenciamento. Utilizou-se sobretudo de análises descritivas e da análise de regressão linear múltipla no software livre RStudio para que fosse proposto um modelo final de atratividade. Os resultados encontrados indicam que existe significância estatística no modelo composto por quatro variáveis – o número de lojas no distrito, o número de funcionários, a presença de grandes redes e o número de domicílios do distrito. Como proposta final, foi elaborado um índice de atratividade através das previsões do modelo, e um mapa final de atratividade ilustrou os resultados. Por fim, os distritos mais atrativos para a venda de interruptores foram identificados de acordo com o modelo final.
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