Sistemas de recomendação educacional baseados em competências : uma revisão sistemática da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/221364 |
Resumo: | Este artigo traz uma Revisão Sistemática da Literatura de Sistemas de Recomendação Educacionais baseados em competências, analisando os estudos primários localizados nas principais bases de dados de literatura científica e revistas nacionais. A metodologia utilizou um framework de 6 etapas, iniciando com a definição do tema central até a apresentação dos resultados do estudo. As análises demonstraram que o principal usuário da recomendação baseada em competências nos estudos publicados são alunos do ensino superior, e os itens mais recomendados são objetos de aprendizagem e atividades educacionais. Além disso, foi possível identificar ferramentas de avaliação de competências no âmbito educacional. Desse modo, o estudo pretende contribuir para o resultado de trabalhos futuros na área. |
id |
UFRGS-2_110d0dbd956b62fcf3721c6296825d6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221364 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cezar, Vinicius LunkesAraujo, Roberto da SilvaLanes, MarieleGuizzo, Michele Alda RossoAkazaki, Jacqueline MayumiTorrezzan, Cristina Alba WildtBehar, Patrícia AlejandraWives, Leandro Krug2021-05-21T04:45:29Z20201679-1916http://hdl.handle.net/10183/221364001126089Este artigo traz uma Revisão Sistemática da Literatura de Sistemas de Recomendação Educacionais baseados em competências, analisando os estudos primários localizados nas principais bases de dados de literatura científica e revistas nacionais. A metodologia utilizou um framework de 6 etapas, iniciando com a definição do tema central até a apresentação dos resultados do estudo. As análises demonstraram que o principal usuário da recomendação baseada em competências nos estudos publicados são alunos do ensino superior, e os itens mais recomendados são objetos de aprendizagem e atividades educacionais. Além disso, foi possível identificar ferramentas de avaliação de competências no âmbito educacional. Desse modo, o estudo pretende contribuir para o resultado de trabalhos futuros na área.Este artigo traz uma Revisão Sistemática da Literatura de Sistemas de Recomendação Educacionais baseados em competências, analisando os estudos primários localizados nas principais bases de dados de literatura científica e revistas nacionais. A metodologia utilizou um framework de 6 etapas, iniciando com a definição do tema central até a apresentação dos resultados do estudo. As análises demonstraram que o principal usuário da recomendação baseada em competências nos estudos publicados são alunos do ensino superior, e os itens mais recomendados são objetos de aprendizagem e atividades educacionais. Além disso, foi possível identificar ferramentas de avaliação de competências no âmbito educacional. Desse modo, o estudo pretende contribuir para o resultado de trabalhos futuros na área.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 18, n.2 (jul. 2020), p. 521-530Tecnologia educacionalEducational Recommendation SystemsSkillsSystematic Literature ReviewSistemas de recomendação educacional baseados em competências : uma revisão sistemática da literaturaCompetency-based educational recommendation systems : a systematic literature reviewinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126089.pdf.txt001126089.pdf.txtExtracted Texttext/plain32799http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221364/2/001126089.pdf.txta03f0dde41b008490ae3b11a13aee931MD52ORIGINAL001126089.pdfTexto completoapplication/pdf1204238http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221364/1/001126089.pdf12d34f67179b0f8eac4ce5d24e984106MD5110183/2213642021-05-26 04:47:17.766072oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221364Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-05-26T07:47:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sistemas de recomendação educacional baseados em competências : uma revisão sistemática da literatura |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Competency-based educational recommendation systems : a systematic literature review |
title |
Sistemas de recomendação educacional baseados em competências : uma revisão sistemática da literatura |
spellingShingle |
Sistemas de recomendação educacional baseados em competências : uma revisão sistemática da literatura Cezar, Vinicius Lunkes Tecnologia educacional Educational Recommendation Systems Skills Systematic Literature Review |
title_short |
Sistemas de recomendação educacional baseados em competências : uma revisão sistemática da literatura |
title_full |
Sistemas de recomendação educacional baseados em competências : uma revisão sistemática da literatura |
title_fullStr |
Sistemas de recomendação educacional baseados em competências : uma revisão sistemática da literatura |
title_full_unstemmed |
Sistemas de recomendação educacional baseados em competências : uma revisão sistemática da literatura |
title_sort |
Sistemas de recomendação educacional baseados em competências : uma revisão sistemática da literatura |
author |
Cezar, Vinicius Lunkes |
author_facet |
Cezar, Vinicius Lunkes Araujo, Roberto da Silva Lanes, Mariele Guizzo, Michele Alda Rosso Akazaki, Jacqueline Mayumi Torrezzan, Cristina Alba Wildt Behar, Patrícia Alejandra Wives, Leandro Krug |
author_role |
author |
author2 |
Araujo, Roberto da Silva Lanes, Mariele Guizzo, Michele Alda Rosso Akazaki, Jacqueline Mayumi Torrezzan, Cristina Alba Wildt Behar, Patrícia Alejandra Wives, Leandro Krug |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cezar, Vinicius Lunkes Araujo, Roberto da Silva Lanes, Mariele Guizzo, Michele Alda Rosso Akazaki, Jacqueline Mayumi Torrezzan, Cristina Alba Wildt Behar, Patrícia Alejandra Wives, Leandro Krug |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional |
topic |
Tecnologia educacional Educational Recommendation Systems Skills Systematic Literature Review |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational Recommendation Systems Skills Systematic Literature Review |
description |
Este artigo traz uma Revisão Sistemática da Literatura de Sistemas de Recomendação Educacionais baseados em competências, analisando os estudos primários localizados nas principais bases de dados de literatura científica e revistas nacionais. A metodologia utilizou um framework de 6 etapas, iniciando com a definição do tema central até a apresentação dos resultados do estudo. As análises demonstraram que o principal usuário da recomendação baseada em competências nos estudos publicados são alunos do ensino superior, e os itens mais recomendados são objetos de aprendizagem e atividades educacionais. Além disso, foi possível identificar ferramentas de avaliação de competências no âmbito educacional. Desse modo, o estudo pretende contribuir para o resultado de trabalhos futuros na área. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-21T04:45:29Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/221364 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001126089 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001126089 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/221364 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 18, n.2 (jul. 2020), p. 521-530 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221364/2/001126089.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221364/1/001126089.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a03f0dde41b008490ae3b11a13aee931 12d34f67179b0f8eac4ce5d24e984106 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725098148233216 |