Sistemas de recomendação educacional baseados em competências : uma revisão sistemática da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cezar, Vinicius Lunkes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Araujo, Roberto da Silva, Lanes, Mariele, Guizzo, Michele Alda Rosso, Akazaki, Jacqueline Mayumi, Torrezzan, Cristina Alba Wildt, Behar, Patrícia Alejandra, Wives, Leandro Krug
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/221364
Resumo: Este artigo traz uma Revisão Sistemática da Literatura de Sistemas de Recomendação Educacionais baseados em competências, analisando os estudos primários localizados nas principais bases de dados de literatura científica e revistas nacionais. A metodologia utilizou um framework de 6 etapas, iniciando com a definição do tema central até a apresentação dos resultados do estudo. As análises demonstraram que o principal usuário da recomendação baseada em competências nos estudos publicados são alunos do ensino superior, e os itens mais recomendados são objetos de aprendizagem e atividades educacionais. Além disso, foi possível identificar ferramentas de avaliação de competências no âmbito educacional. Desse modo, o estudo pretende contribuir para o resultado de trabalhos futuros na área.
id UFRGS-2_110d0dbd956b62fcf3721c6296825d6b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221364
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cezar, Vinicius LunkesAraujo, Roberto da SilvaLanes, MarieleGuizzo, Michele Alda RossoAkazaki, Jacqueline MayumiTorrezzan, Cristina Alba WildtBehar, Patrícia AlejandraWives, Leandro Krug2021-05-21T04:45:29Z20201679-1916http://hdl.handle.net/10183/221364001126089Este artigo traz uma Revisão Sistemática da Literatura de Sistemas de Recomendação Educacionais baseados em competências, analisando os estudos primários localizados nas principais bases de dados de literatura científica e revistas nacionais. A metodologia utilizou um framework de 6 etapas, iniciando com a definição do tema central até a apresentação dos resultados do estudo. As análises demonstraram que o principal usuário da recomendação baseada em competências nos estudos publicados são alunos do ensino superior, e os itens mais recomendados são objetos de aprendizagem e atividades educacionais. Além disso, foi possível identificar ferramentas de avaliação de competências no âmbito educacional. Desse modo, o estudo pretende contribuir para o resultado de trabalhos futuros na área.Este artigo traz uma Revisão Sistemática da Literatura de Sistemas de Recomendação Educacionais baseados em competências, analisando os estudos primários localizados nas principais bases de dados de literatura científica e revistas nacionais. A metodologia utilizou um framework de 6 etapas, iniciando com a definição do tema central até a apresentação dos resultados do estudo. As análises demonstraram que o principal usuário da recomendação baseada em competências nos estudos publicados são alunos do ensino superior, e os itens mais recomendados são objetos de aprendizagem e atividades educacionais. Além disso, foi possível identificar ferramentas de avaliação de competências no âmbito educacional. Desse modo, o estudo pretende contribuir para o resultado de trabalhos futuros na área.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 18, n.2 (jul. 2020), p. 521-530Tecnologia educacionalEducational Recommendation SystemsSkillsSystematic Literature ReviewSistemas de recomendação educacional baseados em competências : uma revisão sistemática da literaturaCompetency-based educational recommendation systems : a systematic literature reviewinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126089.pdf.txt001126089.pdf.txtExtracted Texttext/plain32799http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221364/2/001126089.pdf.txta03f0dde41b008490ae3b11a13aee931MD52ORIGINAL001126089.pdfTexto completoapplication/pdf1204238http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221364/1/001126089.pdf12d34f67179b0f8eac4ce5d24e984106MD5110183/2213642021-05-26 04:47:17.766072oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221364Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-05-26T07:47:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sistemas de recomendação educacional baseados em competências : uma revisão sistemática da literatura
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Competency-based educational recommendation systems : a systematic literature review
title Sistemas de recomendação educacional baseados em competências : uma revisão sistemática da literatura
spellingShingle Sistemas de recomendação educacional baseados em competências : uma revisão sistemática da literatura
Cezar, Vinicius Lunkes
Tecnologia educacional
Educational Recommendation Systems
Skills
Systematic Literature Review
title_short Sistemas de recomendação educacional baseados em competências : uma revisão sistemática da literatura
title_full Sistemas de recomendação educacional baseados em competências : uma revisão sistemática da literatura
title_fullStr Sistemas de recomendação educacional baseados em competências : uma revisão sistemática da literatura
title_full_unstemmed Sistemas de recomendação educacional baseados em competências : uma revisão sistemática da literatura
title_sort Sistemas de recomendação educacional baseados em competências : uma revisão sistemática da literatura
author Cezar, Vinicius Lunkes
author_facet Cezar, Vinicius Lunkes
Araujo, Roberto da Silva
Lanes, Mariele
Guizzo, Michele Alda Rosso
Akazaki, Jacqueline Mayumi
Torrezzan, Cristina Alba Wildt
Behar, Patrícia Alejandra
Wives, Leandro Krug
author_role author
author2 Araujo, Roberto da Silva
Lanes, Mariele
Guizzo, Michele Alda Rosso
Akazaki, Jacqueline Mayumi
Torrezzan, Cristina Alba Wildt
Behar, Patrícia Alejandra
Wives, Leandro Krug
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cezar, Vinicius Lunkes
Araujo, Roberto da Silva
Lanes, Mariele
Guizzo, Michele Alda Rosso
Akazaki, Jacqueline Mayumi
Torrezzan, Cristina Alba Wildt
Behar, Patrícia Alejandra
Wives, Leandro Krug
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
topic Tecnologia educacional
Educational Recommendation Systems
Skills
Systematic Literature Review
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational Recommendation Systems
Skills
Systematic Literature Review
description Este artigo traz uma Revisão Sistemática da Literatura de Sistemas de Recomendação Educacionais baseados em competências, analisando os estudos primários localizados nas principais bases de dados de literatura científica e revistas nacionais. A metodologia utilizou um framework de 6 etapas, iniciando com a definição do tema central até a apresentação dos resultados do estudo. As análises demonstraram que o principal usuário da recomendação baseada em competências nos estudos publicados são alunos do ensino superior, e os itens mais recomendados são objetos de aprendizagem e atividades educacionais. Além disso, foi possível identificar ferramentas de avaliação de competências no âmbito educacional. Desse modo, o estudo pretende contribuir para o resultado de trabalhos futuros na área.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-21T04:45:29Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/221364
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001126089
identifier_str_mv 1679-1916
001126089
url http://hdl.handle.net/10183/221364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 18, n.2 (jul. 2020), p. 521-530
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221364/2/001126089.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221364/1/001126089.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a03f0dde41b008490ae3b11a13aee931
12d34f67179b0f8eac4ce5d24e984106
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725098148233216