A permanente idade das trevas : uma análise dos povos bárbaros nos livros didáticos de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saldanha, Anderson Bier
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115885
Resumo: Esta pesquisa trata das representações dos “povos bárbaros” nos livros didáticos de História do Ensino Médio brasileiro. Tendo em vista as pesquisas acadêmicas mais recentes sobre o assunto, os preconceitos sobre o medievo e “povos bárbaros” já foram desmitificados, porém no âmbito da escola básica ainda se verifica a reprodução de uma série de estereótipos. Além disso, os francos recebem um destaque maior em detrimento dos demais “povos bárbaros”. O trabalho organiza-se em três capítulos, cujo primeiro aborda o Ensino de História e o objeto livro didático, como este se constitui e quais as políticas envolvidas neste processo. O segundo capítulo tem como foco a representação dos “povos bárbaros” nos livros didáticos e alguns apontamentos sobre o ensino da Idade Média na escola básica. O último capítulo deste trabalho mostra a maneira como os francos são representados nos manuais escolares e o motivo do destaque atribuído exclusivamente a eles. O que pode-se constatar é a influência ainda grande da historiografia francesa no Brasil, bem como o predomínio da abordagem positivista da história no âmbito escolar. Assim, a pesquisa feita sugere a “descolonização” do Ensino de História e a inclusão do conteúdo acerca da Península Ibérica medieval, pois essa se mostra mais relevante às necessidades nacionais.
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