Necessidades e interesses das crianças na educação infantil : como contemplá-los no planejamento do trabalho do professor?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ana Paula Ribeiro de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/56377
Resumo: Neste trabalho, analisei de que forma e em que medida as escolhas que fiz, enquanto professora de um grupo de crianças entre quatro e cinco anos, ao selecionar e articular os conteúdos que intermediaram as interações entre nós e nossas interações com o mundo, contemplaram os interesses e as necessidades das crianças e por que isso aconteceu dessa maneira. Tomo como campo de investigação os documentos produzidos durante meu estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia: Relatório Final e Diários de Aula, realizados em uma instituição pública de Educação Infantil de Porto Alegre, no segundo semestre de 2011. Como referências teóricas principais, utilizo as Linguagens Geradoras, de Junqueira Filho (2008) e a nova Sociologia da Infância, de Corsaro (2011). A partir da documentação pedagógica, da minha memória sobre o vivido no período de estágio e do levantamento bibliográfico, meu principal objetivo foi o de discutir a importância das minhas interações – na condição de professora estagiária – com as crianças, a partir da escuta atenta e sensível e do olhar de observadora sobre meus alunos no momento de fazer escolhas para a organização do trabalho com eles. Considero que contemplei os interesses e as necessidades daquele grupo de crianças e os meus, porém, em parte, pois avalio que não é preciso atender a tudo, e sim encontrar pontos em comum entre os interesses e as necessidades deles e os meus.
id UFRGS-2_11d02ea9747a2e3fcfbb988fbcba85eb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56377
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Ana Paula Ribeiro deJunqueira Filho, Gabriel de Andrade2012-10-12T01:35:24Z2012http://hdl.handle.net/10183/56377000859409Neste trabalho, analisei de que forma e em que medida as escolhas que fiz, enquanto professora de um grupo de crianças entre quatro e cinco anos, ao selecionar e articular os conteúdos que intermediaram as interações entre nós e nossas interações com o mundo, contemplaram os interesses e as necessidades das crianças e por que isso aconteceu dessa maneira. Tomo como campo de investigação os documentos produzidos durante meu estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia: Relatório Final e Diários de Aula, realizados em uma instituição pública de Educação Infantil de Porto Alegre, no segundo semestre de 2011. Como referências teóricas principais, utilizo as Linguagens Geradoras, de Junqueira Filho (2008) e a nova Sociologia da Infância, de Corsaro (2011). A partir da documentação pedagógica, da minha memória sobre o vivido no período de estágio e do levantamento bibliográfico, meu principal objetivo foi o de discutir a importância das minhas interações – na condição de professora estagiária – com as crianças, a partir da escuta atenta e sensível e do olhar de observadora sobre meus alunos no momento de fazer escolhas para a organização do trabalho com eles. Considero que contemplei os interesses e as necessidades daquele grupo de crianças e os meus, porém, em parte, pois avalio que não é preciso atender a tudo, e sim encontrar pontos em comum entre os interesses e as necessidades deles e os meus.application/pdfporEducação infantilPrática pedagógicaNecessidades e interesses das crianças na educação infantil : como contemplá-los no planejamento do trabalho do professor?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000859409.pdf000859409.pdfTexto completoapplication/pdf525475http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56377/1/000859409.pdfbe9411a0df3ccdbb22937eee9a662f13MD51TEXT000859409.pdf.txt000859409.pdf.txtExtracted Texttext/plain100756http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56377/2/000859409.pdf.txt7f4c931c24cedb6895c84757e3da43f4MD52THUMBNAIL000859409.pdf.jpg000859409.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg919http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56377/3/000859409.pdf.jpgccf30ac29734063276f0b9a178faf4e5MD5310183/563772018-10-08 08:14:41.955oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56377Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:14:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Necessidades e interesses das crianças na educação infantil : como contemplá-los no planejamento do trabalho do professor?
title Necessidades e interesses das crianças na educação infantil : como contemplá-los no planejamento do trabalho do professor?
spellingShingle Necessidades e interesses das crianças na educação infantil : como contemplá-los no planejamento do trabalho do professor?
Souza, Ana Paula Ribeiro de
Educação infantil
Prática pedagógica
title_short Necessidades e interesses das crianças na educação infantil : como contemplá-los no planejamento do trabalho do professor?
title_full Necessidades e interesses das crianças na educação infantil : como contemplá-los no planejamento do trabalho do professor?
title_fullStr Necessidades e interesses das crianças na educação infantil : como contemplá-los no planejamento do trabalho do professor?
title_full_unstemmed Necessidades e interesses das crianças na educação infantil : como contemplá-los no planejamento do trabalho do professor?
title_sort Necessidades e interesses das crianças na educação infantil : como contemplá-los no planejamento do trabalho do professor?
author Souza, Ana Paula Ribeiro de
author_facet Souza, Ana Paula Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ana Paula Ribeiro de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Junqueira Filho, Gabriel de Andrade
contributor_str_mv Junqueira Filho, Gabriel de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Prática pedagógica
topic Educação infantil
Prática pedagógica
description Neste trabalho, analisei de que forma e em que medida as escolhas que fiz, enquanto professora de um grupo de crianças entre quatro e cinco anos, ao selecionar e articular os conteúdos que intermediaram as interações entre nós e nossas interações com o mundo, contemplaram os interesses e as necessidades das crianças e por que isso aconteceu dessa maneira. Tomo como campo de investigação os documentos produzidos durante meu estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia: Relatório Final e Diários de Aula, realizados em uma instituição pública de Educação Infantil de Porto Alegre, no segundo semestre de 2011. Como referências teóricas principais, utilizo as Linguagens Geradoras, de Junqueira Filho (2008) e a nova Sociologia da Infância, de Corsaro (2011). A partir da documentação pedagógica, da minha memória sobre o vivido no período de estágio e do levantamento bibliográfico, meu principal objetivo foi o de discutir a importância das minhas interações – na condição de professora estagiária – com as crianças, a partir da escuta atenta e sensível e do olhar de observadora sobre meus alunos no momento de fazer escolhas para a organização do trabalho com eles. Considero que contemplei os interesses e as necessidades daquele grupo de crianças e os meus, porém, em parte, pois avalio que não é preciso atender a tudo, e sim encontrar pontos em comum entre os interesses e as necessidades deles e os meus.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-12T01:35:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/56377
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000859409
url http://hdl.handle.net/10183/56377
identifier_str_mv 000859409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56377/1/000859409.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56377/2/000859409.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56377/3/000859409.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv be9411a0df3ccdbb22937eee9a662f13
7f4c931c24cedb6895c84757e3da43f4
ccf30ac29734063276f0b9a178faf4e5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224433936891904