Necessidades e interesses das crianças na educação infantil : como contemplá-los no planejamento do trabalho do professor?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/56377 |
Resumo: | Neste trabalho, analisei de que forma e em que medida as escolhas que fiz, enquanto professora de um grupo de crianças entre quatro e cinco anos, ao selecionar e articular os conteúdos que intermediaram as interações entre nós e nossas interações com o mundo, contemplaram os interesses e as necessidades das crianças e por que isso aconteceu dessa maneira. Tomo como campo de investigação os documentos produzidos durante meu estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia: Relatório Final e Diários de Aula, realizados em uma instituição pública de Educação Infantil de Porto Alegre, no segundo semestre de 2011. Como referências teóricas principais, utilizo as Linguagens Geradoras, de Junqueira Filho (2008) e a nova Sociologia da Infância, de Corsaro (2011). A partir da documentação pedagógica, da minha memória sobre o vivido no período de estágio e do levantamento bibliográfico, meu principal objetivo foi o de discutir a importância das minhas interações – na condição de professora estagiária – com as crianças, a partir da escuta atenta e sensível e do olhar de observadora sobre meus alunos no momento de fazer escolhas para a organização do trabalho com eles. Considero que contemplei os interesses e as necessidades daquele grupo de crianças e os meus, porém, em parte, pois avalio que não é preciso atender a tudo, e sim encontrar pontos em comum entre os interesses e as necessidades deles e os meus. |
id |
UFRGS-2_11d02ea9747a2e3fcfbb988fbcba85eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56377 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Ana Paula Ribeiro deJunqueira Filho, Gabriel de Andrade2012-10-12T01:35:24Z2012http://hdl.handle.net/10183/56377000859409Neste trabalho, analisei de que forma e em que medida as escolhas que fiz, enquanto professora de um grupo de crianças entre quatro e cinco anos, ao selecionar e articular os conteúdos que intermediaram as interações entre nós e nossas interações com o mundo, contemplaram os interesses e as necessidades das crianças e por que isso aconteceu dessa maneira. Tomo como campo de investigação os documentos produzidos durante meu estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia: Relatório Final e Diários de Aula, realizados em uma instituição pública de Educação Infantil de Porto Alegre, no segundo semestre de 2011. Como referências teóricas principais, utilizo as Linguagens Geradoras, de Junqueira Filho (2008) e a nova Sociologia da Infância, de Corsaro (2011). A partir da documentação pedagógica, da minha memória sobre o vivido no período de estágio e do levantamento bibliográfico, meu principal objetivo foi o de discutir a importância das minhas interações – na condição de professora estagiária – com as crianças, a partir da escuta atenta e sensível e do olhar de observadora sobre meus alunos no momento de fazer escolhas para a organização do trabalho com eles. Considero que contemplei os interesses e as necessidades daquele grupo de crianças e os meus, porém, em parte, pois avalio que não é preciso atender a tudo, e sim encontrar pontos em comum entre os interesses e as necessidades deles e os meus.application/pdfporEducação infantilPrática pedagógicaNecessidades e interesses das crianças na educação infantil : como contemplá-los no planejamento do trabalho do professor?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000859409.pdf000859409.pdfTexto completoapplication/pdf525475http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56377/1/000859409.pdfbe9411a0df3ccdbb22937eee9a662f13MD51TEXT000859409.pdf.txt000859409.pdf.txtExtracted Texttext/plain100756http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56377/2/000859409.pdf.txt7f4c931c24cedb6895c84757e3da43f4MD52THUMBNAIL000859409.pdf.jpg000859409.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg919http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56377/3/000859409.pdf.jpgccf30ac29734063276f0b9a178faf4e5MD5310183/563772018-10-08 08:14:41.955oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56377Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:14:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Necessidades e interesses das crianças na educação infantil : como contemplá-los no planejamento do trabalho do professor? |
title |
Necessidades e interesses das crianças na educação infantil : como contemplá-los no planejamento do trabalho do professor? |
spellingShingle |
Necessidades e interesses das crianças na educação infantil : como contemplá-los no planejamento do trabalho do professor? Souza, Ana Paula Ribeiro de Educação infantil Prática pedagógica |
title_short |
Necessidades e interesses das crianças na educação infantil : como contemplá-los no planejamento do trabalho do professor? |
title_full |
Necessidades e interesses das crianças na educação infantil : como contemplá-los no planejamento do trabalho do professor? |
title_fullStr |
Necessidades e interesses das crianças na educação infantil : como contemplá-los no planejamento do trabalho do professor? |
title_full_unstemmed |
Necessidades e interesses das crianças na educação infantil : como contemplá-los no planejamento do trabalho do professor? |
title_sort |
Necessidades e interesses das crianças na educação infantil : como contemplá-los no planejamento do trabalho do professor? |
author |
Souza, Ana Paula Ribeiro de |
author_facet |
Souza, Ana Paula Ribeiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ana Paula Ribeiro de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Junqueira Filho, Gabriel de Andrade |
contributor_str_mv |
Junqueira Filho, Gabriel de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Prática pedagógica |
topic |
Educação infantil Prática pedagógica |
description |
Neste trabalho, analisei de que forma e em que medida as escolhas que fiz, enquanto professora de um grupo de crianças entre quatro e cinco anos, ao selecionar e articular os conteúdos que intermediaram as interações entre nós e nossas interações com o mundo, contemplaram os interesses e as necessidades das crianças e por que isso aconteceu dessa maneira. Tomo como campo de investigação os documentos produzidos durante meu estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia: Relatório Final e Diários de Aula, realizados em uma instituição pública de Educação Infantil de Porto Alegre, no segundo semestre de 2011. Como referências teóricas principais, utilizo as Linguagens Geradoras, de Junqueira Filho (2008) e a nova Sociologia da Infância, de Corsaro (2011). A partir da documentação pedagógica, da minha memória sobre o vivido no período de estágio e do levantamento bibliográfico, meu principal objetivo foi o de discutir a importância das minhas interações – na condição de professora estagiária – com as crianças, a partir da escuta atenta e sensível e do olhar de observadora sobre meus alunos no momento de fazer escolhas para a organização do trabalho com eles. Considero que contemplei os interesses e as necessidades daquele grupo de crianças e os meus, porém, em parte, pois avalio que não é preciso atender a tudo, e sim encontrar pontos em comum entre os interesses e as necessidades deles e os meus. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-12T01:35:24Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/56377 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000859409 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/56377 |
identifier_str_mv |
000859409 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56377/1/000859409.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56377/2/000859409.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56377/3/000859409.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
be9411a0df3ccdbb22937eee9a662f13 7f4c931c24cedb6895c84757e3da43f4 ccf30ac29734063276f0b9a178faf4e5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224433936891904 |