Censura na biblioteca escolar : como a interferência de pais e professores influencia na mediação de leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/182002 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma pesquisa qualitativa utilizando estudo de caso e visa responder como a influência de pais e professores perante as instituições de ensino privadas podem ocasionar censura no processo de mediação de leitura e no desenvolvimento de coleções, em bibliotecas escolares no município de Porto Alegre. A metodologia de pesquisa qualitativa tem caráter exploratório atendendo à modalidade de estudo de caso e aplica a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, tendo como sujeitos participantes quatro bibliotecárias que atuam em bibliotecas escolares de instituições de ensino particular em Porto Alegre. Analisa, através do referencial teórico, os dados coletados com os sujeitos e conclui que ainda ocorrem situações de censura no contexto da biblioteca escolar partindo de pais e professores. Os resultados obtidos propiciam alcançar os objetivos gerais e específicos propostos pela pesquisa e responder à pergunta de investigação proposta no estudo. |
id |
UFRGS-2_13726e7e162ccb8fc9cde347a6cf1521 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182002 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Fernanda dos SantosMoro, Eliane Lourdes da Silva2018-09-15T02:57:06Z2018http://hdl.handle.net/10183/182002001073749Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma pesquisa qualitativa utilizando estudo de caso e visa responder como a influência de pais e professores perante as instituições de ensino privadas podem ocasionar censura no processo de mediação de leitura e no desenvolvimento de coleções, em bibliotecas escolares no município de Porto Alegre. A metodologia de pesquisa qualitativa tem caráter exploratório atendendo à modalidade de estudo de caso e aplica a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, tendo como sujeitos participantes quatro bibliotecárias que atuam em bibliotecas escolares de instituições de ensino particular em Porto Alegre. Analisa, através do referencial teórico, os dados coletados com os sujeitos e conclui que ainda ocorrem situações de censura no contexto da biblioteca escolar partindo de pais e professores. Os resultados obtidos propiciam alcançar os objetivos gerais e específicos propostos pela pesquisa e responder à pergunta de investigação proposta no estudo.This final paper presents a qualitative research using a case study and aims to answer how the parents and teachers’ influence over the private teaching institutions can cause censorship in the process of reading mediation and collection development in school libraries in the city of Porto Alegre. The qualitative research methodology has an exploratory nature attending to the case study modality also applies a semi-structured interview as a database collecting tool having as participating subjects four librarians who act in private school libraries in Porto Alegre. Analyzes the collected data with the subjects and through the theoretical reference, comes to the conclusion that censorship situations still occur in the school library context coming from parents and teachers. The obtained results allow the achievement of the general and specific objectives proposed by the investigation, and answer to the research question presented in this paper.application/pdfporBiblioteca escolarDesenvolvimento de coleçõesSchool libraryCollections developmentReading mediationCensorshipCensura na biblioteca escolar : como a interferência de pais e professores influencia na mediação de leiturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001073749.pdfTexto completoapplication/pdf386031http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182002/1/001073749.pdf45310558dde11cb70f4c3893aea925feMD51TEXT001073749.pdf.txt001073749.pdf.txtExtracted Texttext/plain93422http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182002/2/001073749.pdf.txt1e39e23f689930e75bb4c9023440f3e3MD52THUMBNAIL001073749.pdf.jpg001073749.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1076http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182002/3/001073749.pdf.jpg88aefe0cb5ef45d08c8060ccffc02509MD5310183/1820022018-10-05 07:51:03.287oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182002Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:51:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Censura na biblioteca escolar : como a interferência de pais e professores influencia na mediação de leitura |
title |
Censura na biblioteca escolar : como a interferência de pais e professores influencia na mediação de leitura |
spellingShingle |
Censura na biblioteca escolar : como a interferência de pais e professores influencia na mediação de leitura Souza, Fernanda dos Santos Biblioteca escolar Desenvolvimento de coleções School library Collections development Reading mediation Censorship |
title_short |
Censura na biblioteca escolar : como a interferência de pais e professores influencia na mediação de leitura |
title_full |
Censura na biblioteca escolar : como a interferência de pais e professores influencia na mediação de leitura |
title_fullStr |
Censura na biblioteca escolar : como a interferência de pais e professores influencia na mediação de leitura |
title_full_unstemmed |
Censura na biblioteca escolar : como a interferência de pais e professores influencia na mediação de leitura |
title_sort |
Censura na biblioteca escolar : como a interferência de pais e professores influencia na mediação de leitura |
author |
Souza, Fernanda dos Santos |
author_facet |
Souza, Fernanda dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Fernanda dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moro, Eliane Lourdes da Silva |
contributor_str_mv |
Moro, Eliane Lourdes da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca escolar Desenvolvimento de coleções |
topic |
Biblioteca escolar Desenvolvimento de coleções School library Collections development Reading mediation Censorship |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School library Collections development Reading mediation Censorship |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma pesquisa qualitativa utilizando estudo de caso e visa responder como a influência de pais e professores perante as instituições de ensino privadas podem ocasionar censura no processo de mediação de leitura e no desenvolvimento de coleções, em bibliotecas escolares no município de Porto Alegre. A metodologia de pesquisa qualitativa tem caráter exploratório atendendo à modalidade de estudo de caso e aplica a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, tendo como sujeitos participantes quatro bibliotecárias que atuam em bibliotecas escolares de instituições de ensino particular em Porto Alegre. Analisa, através do referencial teórico, os dados coletados com os sujeitos e conclui que ainda ocorrem situações de censura no contexto da biblioteca escolar partindo de pais e professores. Os resultados obtidos propiciam alcançar os objetivos gerais e específicos propostos pela pesquisa e responder à pergunta de investigação proposta no estudo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-15T02:57:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/182002 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001073749 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/182002 |
identifier_str_mv |
001073749 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182002/1/001073749.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182002/2/001073749.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182002/3/001073749.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
45310558dde11cb70f4c3893aea925fe 1e39e23f689930e75bb4c9023440f3e3 88aefe0cb5ef45d08c8060ccffc02509 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224557021888512 |