Censura na biblioteca escolar : como a interferência de pais e professores influencia na mediação de leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Fernanda dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/182002
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma pesquisa qualitativa utilizando estudo de caso e visa responder como a influência de pais e professores perante as instituições de ensino privadas podem ocasionar censura no processo de mediação de leitura e no desenvolvimento de coleções, em bibliotecas escolares no município de Porto Alegre. A metodologia de pesquisa qualitativa tem caráter exploratório atendendo à modalidade de estudo de caso e aplica a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, tendo como sujeitos participantes quatro bibliotecárias que atuam em bibliotecas escolares de instituições de ensino particular em Porto Alegre. Analisa, através do referencial teórico, os dados coletados com os sujeitos e conclui que ainda ocorrem situações de censura no contexto da biblioteca escolar partindo de pais e professores. Os resultados obtidos propiciam alcançar os objetivos gerais e específicos propostos pela pesquisa e responder à pergunta de investigação proposta no estudo.
id UFRGS-2_13726e7e162ccb8fc9cde347a6cf1521
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182002
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Fernanda dos SantosMoro, Eliane Lourdes da Silva2018-09-15T02:57:06Z2018http://hdl.handle.net/10183/182002001073749Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma pesquisa qualitativa utilizando estudo de caso e visa responder como a influência de pais e professores perante as instituições de ensino privadas podem ocasionar censura no processo de mediação de leitura e no desenvolvimento de coleções, em bibliotecas escolares no município de Porto Alegre. A metodologia de pesquisa qualitativa tem caráter exploratório atendendo à modalidade de estudo de caso e aplica a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, tendo como sujeitos participantes quatro bibliotecárias que atuam em bibliotecas escolares de instituições de ensino particular em Porto Alegre. Analisa, através do referencial teórico, os dados coletados com os sujeitos e conclui que ainda ocorrem situações de censura no contexto da biblioteca escolar partindo de pais e professores. Os resultados obtidos propiciam alcançar os objetivos gerais e específicos propostos pela pesquisa e responder à pergunta de investigação proposta no estudo.This final paper presents a qualitative research using a case study and aims to answer how the parents and teachers’ influence over the private teaching institutions can cause censorship in the process of reading mediation and collection development in school libraries in the city of Porto Alegre. The qualitative research methodology has an exploratory nature attending to the case study modality also applies a semi-structured interview as a database collecting tool having as participating subjects four librarians who act in private school libraries in Porto Alegre. Analyzes the collected data with the subjects and through the theoretical reference, comes to the conclusion that censorship situations still occur in the school library context coming from parents and teachers. The obtained results allow the achievement of the general and specific objectives proposed by the investigation, and answer to the research question presented in this paper.application/pdfporBiblioteca escolarDesenvolvimento de coleçõesSchool libraryCollections developmentReading mediationCensorshipCensura na biblioteca escolar : como a interferência de pais e professores influencia na mediação de leiturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001073749.pdfTexto completoapplication/pdf386031http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182002/1/001073749.pdf45310558dde11cb70f4c3893aea925feMD51TEXT001073749.pdf.txt001073749.pdf.txtExtracted Texttext/plain93422http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182002/2/001073749.pdf.txt1e39e23f689930e75bb4c9023440f3e3MD52THUMBNAIL001073749.pdf.jpg001073749.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1076http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182002/3/001073749.pdf.jpg88aefe0cb5ef45d08c8060ccffc02509MD5310183/1820022018-10-05 07:51:03.287oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182002Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:51:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Censura na biblioteca escolar : como a interferência de pais e professores influencia na mediação de leitura
title Censura na biblioteca escolar : como a interferência de pais e professores influencia na mediação de leitura
spellingShingle Censura na biblioteca escolar : como a interferência de pais e professores influencia na mediação de leitura
Souza, Fernanda dos Santos
Biblioteca escolar
Desenvolvimento de coleções
School library
Collections development
Reading mediation
Censorship
title_short Censura na biblioteca escolar : como a interferência de pais e professores influencia na mediação de leitura
title_full Censura na biblioteca escolar : como a interferência de pais e professores influencia na mediação de leitura
title_fullStr Censura na biblioteca escolar : como a interferência de pais e professores influencia na mediação de leitura
title_full_unstemmed Censura na biblioteca escolar : como a interferência de pais e professores influencia na mediação de leitura
title_sort Censura na biblioteca escolar : como a interferência de pais e professores influencia na mediação de leitura
author Souza, Fernanda dos Santos
author_facet Souza, Fernanda dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Fernanda dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
contributor_str_mv Moro, Eliane Lourdes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Desenvolvimento de coleções
topic Biblioteca escolar
Desenvolvimento de coleções
School library
Collections development
Reading mediation
Censorship
dc.subject.eng.fl_str_mv School library
Collections development
Reading mediation
Censorship
description Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma pesquisa qualitativa utilizando estudo de caso e visa responder como a influência de pais e professores perante as instituições de ensino privadas podem ocasionar censura no processo de mediação de leitura e no desenvolvimento de coleções, em bibliotecas escolares no município de Porto Alegre. A metodologia de pesquisa qualitativa tem caráter exploratório atendendo à modalidade de estudo de caso e aplica a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, tendo como sujeitos participantes quatro bibliotecárias que atuam em bibliotecas escolares de instituições de ensino particular em Porto Alegre. Analisa, através do referencial teórico, os dados coletados com os sujeitos e conclui que ainda ocorrem situações de censura no contexto da biblioteca escolar partindo de pais e professores. Os resultados obtidos propiciam alcançar os objetivos gerais e específicos propostos pela pesquisa e responder à pergunta de investigação proposta no estudo.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-15T02:57:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/182002
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001073749
url http://hdl.handle.net/10183/182002
identifier_str_mv 001073749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182002/1/001073749.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182002/2/001073749.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182002/3/001073749.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 45310558dde11cb70f4c3893aea925fe
1e39e23f689930e75bb4c9023440f3e3
88aefe0cb5ef45d08c8060ccffc02509
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224557021888512