Prevalência de fatores associados à severidade dos acidentes em entorno de escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Tânia Batistela
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Larrañaga Uriarte, Ana Margarita, Demore, Cristhiane Paludo, Nodari, Christine Tessele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174281
Resumo: Promover a segurança viária nos entornos escolares é uma estratégia que contribui para que sejam construídas cidades seguras, saudáveis e sustentáveis. Este estudo é dedicado a identificar o conjunto de características físicas urbanas capazes de reduzir a severidade dos acidentes nesses entornos. A severidade foi analisada a partir das características da estrutura urbana, socioeconômicas, da instituição escolar e dos acidentes registrados (entre 2012 e 2014) no entorno de 905 escolas de Porto Alegre. Foram estimados modelos de escolha discreta ordenados e não ordenados, permitindo a comparação entre as abordagens. Entretanto, não foi identificada superioridade de uma abordagem metodológica sobre a outra. O conjunto de estimativas indica que a severidade dos acidentes no entorno escolar é influenciada por características da escola, do acidente, socioeconômicas e pela estrutura urbana, com destaque para influência negativa do número de interseções com quatro vias.
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