Frequência/infrequência na EJA : por que isso acontece?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/67843 |
Resumo: | O presente trabalho teve como principal objetivo identificar razões de frequência e infrequência de alunos e alunas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma Escola Municipal de Porto Alegre. Tal pesquisa surgiu a partir de inquietações do estágio docente realizado pela autora em uma turma de EJA, na qual ela se deparou com alunos que na sua percepção eram infrequentes. A presente pesquisa é de caráter qualitativo, utilizando como instrumentos para coleta de dados entrevistas semiestruturadas e documentos administrativos da instituição em estudo. Participaram da pesquisa 8 (oito) sujeitos de etapas iniciais de alfabetização. Com base em documentos administrativos, os sujeitos foram divididos em dois grupos: frequentes (cinco) e infrequentes (três). Os roteiros das entrevistas realizadas com esses grupos combinaram questões comuns e específicas. Fundamentaram as análises dos dados estudos acadêmicos sobre evasão e permanência na EJA, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e outros documentos de referência legal dessa modalidade de ensino. Os achados da investigação apontam que fatores externos e internos à escola levam à infrequência na EJA tais como cansaço físico, problemas de saúde e organização dos tempos e espaços escolares. Os achados corroboram os apontamentos dos autores consultados. O estudo das motivações pelas quais a infrequência ocorre podem contribuir para diminuir a incidência de evasão. |
id |
UFRGS-2_16ea77d0849ba89c335db61f96ab37ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67843 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Alves, Karine da CruzAlves, Evandro2013-03-20T01:42:55Z2012http://hdl.handle.net/10183/67843000873935O presente trabalho teve como principal objetivo identificar razões de frequência e infrequência de alunos e alunas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma Escola Municipal de Porto Alegre. Tal pesquisa surgiu a partir de inquietações do estágio docente realizado pela autora em uma turma de EJA, na qual ela se deparou com alunos que na sua percepção eram infrequentes. A presente pesquisa é de caráter qualitativo, utilizando como instrumentos para coleta de dados entrevistas semiestruturadas e documentos administrativos da instituição em estudo. Participaram da pesquisa 8 (oito) sujeitos de etapas iniciais de alfabetização. Com base em documentos administrativos, os sujeitos foram divididos em dois grupos: frequentes (cinco) e infrequentes (três). Os roteiros das entrevistas realizadas com esses grupos combinaram questões comuns e específicas. Fundamentaram as análises dos dados estudos acadêmicos sobre evasão e permanência na EJA, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e outros documentos de referência legal dessa modalidade de ensino. Os achados da investigação apontam que fatores externos e internos à escola levam à infrequência na EJA tais como cansaço físico, problemas de saúde e organização dos tempos e espaços escolares. Os achados corroboram os apontamentos dos autores consultados. O estudo das motivações pelas quais a infrequência ocorre podem contribuir para diminuir a incidência de evasão.application/pdfporEducação de jovens e adultosEvasão escolarAlfabetizaçãoFrequência/infrequência na EJA : por que isso acontece?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000873935.pdf000873935.pdfTexto completoapplication/pdf697944http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67843/1/000873935.pdf4c78bb7f7f5abf3cb542dc6923947badMD51TEXT000873935.pdf.txt000873935.pdf.txtExtracted Texttext/plain89927http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67843/2/000873935.pdf.txtc8fe3d9dd6aa7d5b8a6233de611d853fMD52THUMBNAIL000873935.pdf.jpg000873935.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg998http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67843/3/000873935.pdf.jpg615c5765a243e9d9337191593a20761cMD5310183/678432018-10-05 08:50:40.392oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67843Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:50:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Frequência/infrequência na EJA : por que isso acontece? |
title |
Frequência/infrequência na EJA : por que isso acontece? |
spellingShingle |
Frequência/infrequência na EJA : por que isso acontece? Alves, Karine da Cruz Educação de jovens e adultos Evasão escolar Alfabetização |
title_short |
Frequência/infrequência na EJA : por que isso acontece? |
title_full |
Frequência/infrequência na EJA : por que isso acontece? |
title_fullStr |
Frequência/infrequência na EJA : por que isso acontece? |
title_full_unstemmed |
Frequência/infrequência na EJA : por que isso acontece? |
title_sort |
Frequência/infrequência na EJA : por que isso acontece? |
author |
Alves, Karine da Cruz |
author_facet |
Alves, Karine da Cruz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Karine da Cruz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alves, Evandro |
contributor_str_mv |
Alves, Evandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Evasão escolar Alfabetização |
topic |
Educação de jovens e adultos Evasão escolar Alfabetização |
description |
O presente trabalho teve como principal objetivo identificar razões de frequência e infrequência de alunos e alunas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma Escola Municipal de Porto Alegre. Tal pesquisa surgiu a partir de inquietações do estágio docente realizado pela autora em uma turma de EJA, na qual ela se deparou com alunos que na sua percepção eram infrequentes. A presente pesquisa é de caráter qualitativo, utilizando como instrumentos para coleta de dados entrevistas semiestruturadas e documentos administrativos da instituição em estudo. Participaram da pesquisa 8 (oito) sujeitos de etapas iniciais de alfabetização. Com base em documentos administrativos, os sujeitos foram divididos em dois grupos: frequentes (cinco) e infrequentes (três). Os roteiros das entrevistas realizadas com esses grupos combinaram questões comuns e específicas. Fundamentaram as análises dos dados estudos acadêmicos sobre evasão e permanência na EJA, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e outros documentos de referência legal dessa modalidade de ensino. Os achados da investigação apontam que fatores externos e internos à escola levam à infrequência na EJA tais como cansaço físico, problemas de saúde e organização dos tempos e espaços escolares. Os achados corroboram os apontamentos dos autores consultados. O estudo das motivações pelas quais a infrequência ocorre podem contribuir para diminuir a incidência de evasão. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-03-20T01:42:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/67843 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000873935 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/67843 |
identifier_str_mv |
000873935 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67843/1/000873935.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67843/2/000873935.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67843/3/000873935.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4c78bb7f7f5abf3cb542dc6923947bad c8fe3d9dd6aa7d5b8a6233de611d853f 615c5765a243e9d9337191593a20761c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224441570525184 |