Frequência/infrequência na EJA : por que isso acontece?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Karine da Cruz
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/67843
Resumo: O presente trabalho teve como principal objetivo identificar razões de frequência e infrequência de alunos e alunas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma Escola Municipal de Porto Alegre. Tal pesquisa surgiu a partir de inquietações do estágio docente realizado pela autora em uma turma de EJA, na qual ela se deparou com alunos que na sua percepção eram infrequentes. A presente pesquisa é de caráter qualitativo, utilizando como instrumentos para coleta de dados entrevistas semiestruturadas e documentos administrativos da instituição em estudo. Participaram da pesquisa 8 (oito) sujeitos de etapas iniciais de alfabetização. Com base em documentos administrativos, os sujeitos foram divididos em dois grupos: frequentes (cinco) e infrequentes (três). Os roteiros das entrevistas realizadas com esses grupos combinaram questões comuns e específicas. Fundamentaram as análises dos dados estudos acadêmicos sobre evasão e permanência na EJA, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e outros documentos de referência legal dessa modalidade de ensino. Os achados da investigação apontam que fatores externos e internos à escola levam à infrequência na EJA tais como cansaço físico, problemas de saúde e organização dos tempos e espaços escolares. Os achados corroboram os apontamentos dos autores consultados. O estudo das motivações pelas quais a infrequência ocorre podem contribuir para diminuir a incidência de evasão.
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