Fatores contribuintes para altas vendas dos três medicamentos de venda sob prescrição em 2016
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199893 |
Resumo: | A INTERFARMA publicou a lista dos medicamentos com a posição dos mais vendidos, em termos monetários, no Brasil em 2016. Esta lista contempla os medicamentos de venda sem e com prescrição. A partir dessa lista, selecionamos três medicamentos de aquisição sujeita à prescrição, que estão entre os mais vendidos quais sejam Xarelto®, Selozok® e Aradois®. O objetivo deste estudo foi identificar as principais motivações para que esses medicamentos estivessem entre os mais vendidos no Brasil. Trata-se de um estudo transversal, documental, exploratório que avaliou a literatura relacionada aos efeitos dos medicamentos e uma busca de evidências que justificassem as altas vendas dos produtos, em sites dos laboratórios, conversas informais com prescritores e visitas à farmácias. Entre os motivos para o medicamento Xarelto® estar entre o mais vendido sugerimos que apesar das evidências de eficácia e segurança, o custo do tratamento impõe restrições ao seu amplo uso, apresentando uma tendência positiva entre a publicidade ao prescritor e ao público em geral por meio de desconto quando da aquisição nas farmácias. Para o medicamento Aradois® e Selozok® não se confirmou, em nossa pesquisa, uma correlação positiva entre publicidade a altas vendas. Sugere-se que as vendas de Aradois® esteja relacionada à distribuição gratuita por meio de programa do governo federal e ao atendimento de critérios de primeira escolha e essencialidade e prevalência da doença no Brasil. Selozok® pode ter seu perfil de vendas relacionado ao fato de ser indicado para uma doença de alta prevalência por particularidade farmacêuticas em sua formulação. Contudo, não se descarta a possibilidade que outras formas de propaganda diretamente ao prescritor possa ter alavancado as vendas desses produtos. |
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Silva, Renata Guazzelli daAmador, Tania Alves2019-10-01T03:42:18Z2017http://hdl.handle.net/10183/199893001066114A INTERFARMA publicou a lista dos medicamentos com a posição dos mais vendidos, em termos monetários, no Brasil em 2016. Esta lista contempla os medicamentos de venda sem e com prescrição. A partir dessa lista, selecionamos três medicamentos de aquisição sujeita à prescrição, que estão entre os mais vendidos quais sejam Xarelto®, Selozok® e Aradois®. O objetivo deste estudo foi identificar as principais motivações para que esses medicamentos estivessem entre os mais vendidos no Brasil. Trata-se de um estudo transversal, documental, exploratório que avaliou a literatura relacionada aos efeitos dos medicamentos e uma busca de evidências que justificassem as altas vendas dos produtos, em sites dos laboratórios, conversas informais com prescritores e visitas à farmácias. Entre os motivos para o medicamento Xarelto® estar entre o mais vendido sugerimos que apesar das evidências de eficácia e segurança, o custo do tratamento impõe restrições ao seu amplo uso, apresentando uma tendência positiva entre a publicidade ao prescritor e ao público em geral por meio de desconto quando da aquisição nas farmácias. Para o medicamento Aradois® e Selozok® não se confirmou, em nossa pesquisa, uma correlação positiva entre publicidade a altas vendas. Sugere-se que as vendas de Aradois® esteja relacionada à distribuição gratuita por meio de programa do governo federal e ao atendimento de critérios de primeira escolha e essencialidade e prevalência da doença no Brasil. Selozok® pode ter seu perfil de vendas relacionado ao fato de ser indicado para uma doença de alta prevalência por particularidade farmacêuticas em sua formulação. Contudo, não se descarta a possibilidade que outras formas de propaganda diretamente ao prescritor possa ter alavancado as vendas desses produtos.INTERFARMA published the list of medicines with the best-selling rankings in monetary terms in Brazil in 2016. This list includes prescription and non-prescription medicines. From this list, we have selected three prescription drugs, which are among the top sellers: Xarelto®, Selozok® and Aradois®. The objective of this study was to identify as main motivations for the drugs to be sold in Brazil. This is a cross-sectional, documentary, exploratory study that evaluated a literature related to the effects of medications and a search for evidences that justify as high product sales, in laboratories websites, informal conversations with prescriptions and visits to pharmacies. Among the orders for the drug Xarelto® to be among the most sold, we suggest that despite the evidence of efficacy and safety, the cost of treatment imposes restrictions on its widespread use, presenting a positive trend between prescription advertising and the general public through discount when purchasing at pharmacies. For the drug Aradois® and Selozok®, we did not confirm in our research a positive correction between advertising and sales. We suggest you as sales of Aradois®. Related to the free distribution through the federal government's program and the fulfillment of criteria of first choice and essentiality and prevalence of the disease in Brazil. Selozok® may have its sales profile related to being indicated for a disease of high prevalence by pharmaceutical particularity in its formulation. However, it is not disposable a possibility that other forms of advertising, but to the criterion of research as products.application/pdfporFarmáciaMedicinesPrescriptionProducts CommerceAdvertisingNonprescription DrugsFatores contribuintes para altas vendas dos três medicamentos de venda sob prescrição em 2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de FarmáciaPorto Alegre, BR-RS2017Farmáciagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001066114.pdf.txt001066114.pdf.txtExtracted Texttext/plain42568http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199893/2/001066114.pdf.txt87680b5605171c8b5bdc434eec92d339MD52ORIGINAL001066114.pdfTexto completoapplication/pdf581970http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199893/1/001066114.pdf91451d22d26a60ac326ea41e6d9a6d93MD5110183/1998932019-10-02 03:43:41.161292oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199893Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-02T06:43:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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