Um estudo sobre a influência de um programa de mentoria na motivação para a persistência de licenciandos em física durante o ensino remoto emergencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calsing, Ingrid Weber
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Heidemann, Leonardo Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257914
Resumo: Dificuldades de adaptação ao contexto universitário costumam influenciar a motivação para persistir dos calouros. Um programa de mentoria pode favorecer a persistência ao amenizar as dificuldades na transição para a Universidade. Partindo disso, realizou-se um estudo exploratório em um programa de mentoria no curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Fundamentada no Modelo de Motivação da Persistência do Estudante, de Vincent Tinto, a pesquisa, conduzida por meio da aplicação de um questionário e da realização de entrevistas, foi dirigida pela seguinte questão de pesquisa: Como as ações promovidas por um programa de mentoria influenciam na motivação para a persistência de licenciandos em Física? Identificou-se que as ações podem influenciar nas motivações para persistir dos calouros na medida em que, principalmente, os mentores: os preparam para avaliações; disponibilizam informações do curso e da instituição; e inspiram e motivam o calouro para continuar na graduação.
id UFRGS-2_199043a0a32fdd429e2e18f38edb5483
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257914
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Calsing, Ingrid WeberHeidemann, Leonardo Albuquerque2023-05-10T03:28:11Z20231415-2150http://hdl.handle.net/10183/257914001167949Dificuldades de adaptação ao contexto universitário costumam influenciar a motivação para persistir dos calouros. Um programa de mentoria pode favorecer a persistência ao amenizar as dificuldades na transição para a Universidade. Partindo disso, realizou-se um estudo exploratório em um programa de mentoria no curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Fundamentada no Modelo de Motivação da Persistência do Estudante, de Vincent Tinto, a pesquisa, conduzida por meio da aplicação de um questionário e da realização de entrevistas, foi dirigida pela seguinte questão de pesquisa: Como as ações promovidas por um programa de mentoria influenciam na motivação para a persistência de licenciandos em Física? Identificou-se que as ações podem influenciar nas motivações para persistir dos calouros na medida em que, principalmente, os mentores: os preparam para avaliações; disponibilizam informações do curso e da instituição; e inspiram e motivam o calouro para continuar na graduação.Difficulties in adapting to the university context often influence freshmen’s motivation to persist. A mentoring program can promote persistence by easing the difficulties in the transition to the University. Based on this, a exploratory study was carried out in a mento ring program in a physics teacher training undergraduate course, in the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). For this, a questionnaire was applied and interviews were carried out based on the Vincent Tinto’s Model of Student Motivation and Persistence. The research was guided by the following research question: How the actions promoted by a mentoring program influence the motivation for the persistence of undergraduates in Physics? It was identified that the mentoring can influence freshmen’s motivations to per sist especially when mentors: prepare them for assessments; provide course and institution information; and inspire and motivate the freshman to continue on to graduation.Las dificultades para adaptarse al contexto universitario a menudo influyen en la motivación de los novatos para persistir. Un programa de mentoría, al paliar las dificultades en la transici ón a la Universidad, puede favorecer la persistencia. En base a esto, se realizó un estudio explo ratorio en un programa de mentoría en la carrera de profesorado en Física en la Universidad Federal del Rio Grande do Sul (UFRGS). Con base en el Modelo de Motivación para la Per sistencia del Estudiante, de Vincent Tinto, la investigación, realizada a través de la aplicación de un cuestionario y la realización de entrevistas, estuvo orientada por la siguiente pregunta de investigación: ¿Cómo influyen las acciones que promueven un programa de mentoría en la motivación para la persistencia de los estudiantes de la carrera de Física? Se identificó que las acciones pueden influir en las motivaciones de los estudiantes de primer año para persistir especialmente cuando los mentores: los prepararan para las evaluaciones; los proporcionan información sobre la carrera y la institución; y los inspiran y motivan a continuar en el grado.application/pdfporEnsaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Vol. 25, (2023), e39652, 20 p.Ensino Remoto Emergencial (ERE)Licenciatura em FísicaEstudantes de graduaçãoEvasão no ensino superiorMentoringStudent persistencePhysics teacher trainingMentoríaPersistencia del estudianteGrado en FísicaUm estudo sobre a influência de um programa de mentoria na motivação para a persistência de licenciandos em física durante o ensino remoto emergencialUn estudio sobre la influencia de un programa de mentoría en la motivación para la persistencia de los estudiantes de la carrera de física durante la enseñanza remota de emergencia A study on the influence of a mentoring program on the motivation to persist in a physics teacher training course during the emergency remote teaching info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001167949.pdf.txt001167949.pdf.txtExtracted Texttext/plain84703http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257914/2/001167949.pdf.txt96bd91177041ee9f7bb56815fb3eb586MD52ORIGINAL001167949.pdfTexto completoapplication/pdf937344http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257914/1/001167949.pdfc2506abeadd65d8290ee4feb225ed4d9MD5110183/2579142023-05-11 03:39:58.22147oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257914Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-11T06:39:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um estudo sobre a influência de um programa de mentoria na motivação para a persistência de licenciandos em física durante o ensino remoto emergencial
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Un estudio sobre la influencia de un programa de mentoría en la motivación para la persistencia de los estudiantes de la carrera de física durante la enseñanza remota de emergencia
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A study on the influence of a mentoring program on the motivation to persist in a physics teacher training course during the emergency remote teaching
title Um estudo sobre a influência de um programa de mentoria na motivação para a persistência de licenciandos em física durante o ensino remoto emergencial
spellingShingle Um estudo sobre a influência de um programa de mentoria na motivação para a persistência de licenciandos em física durante o ensino remoto emergencial
Calsing, Ingrid Weber
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Licenciatura em Física
Estudantes de graduação
Evasão no ensino superior
Mentoring
Student persistence
Physics teacher training
Mentoría
Persistencia del estudiante
Grado en Física
title_short Um estudo sobre a influência de um programa de mentoria na motivação para a persistência de licenciandos em física durante o ensino remoto emergencial
title_full Um estudo sobre a influência de um programa de mentoria na motivação para a persistência de licenciandos em física durante o ensino remoto emergencial
title_fullStr Um estudo sobre a influência de um programa de mentoria na motivação para a persistência de licenciandos em física durante o ensino remoto emergencial
title_full_unstemmed Um estudo sobre a influência de um programa de mentoria na motivação para a persistência de licenciandos em física durante o ensino remoto emergencial
title_sort Um estudo sobre a influência de um programa de mentoria na motivação para a persistência de licenciandos em física durante o ensino remoto emergencial
author Calsing, Ingrid Weber
author_facet Calsing, Ingrid Weber
Heidemann, Leonardo Albuquerque
author_role author
author2 Heidemann, Leonardo Albuquerque
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calsing, Ingrid Weber
Heidemann, Leonardo Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Licenciatura em Física
Estudantes de graduação
Evasão no ensino superior
topic Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Licenciatura em Física
Estudantes de graduação
Evasão no ensino superior
Mentoring
Student persistence
Physics teacher training
Mentoría
Persistencia del estudiante
Grado en Física
dc.subject.eng.fl_str_mv Mentoring
Student persistence
Physics teacher training
dc.subject.spa.fl_str_mv Mentoría
Persistencia del estudiante
Grado en Física
description Dificuldades de adaptação ao contexto universitário costumam influenciar a motivação para persistir dos calouros. Um programa de mentoria pode favorecer a persistência ao amenizar as dificuldades na transição para a Universidade. Partindo disso, realizou-se um estudo exploratório em um programa de mentoria no curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Fundamentada no Modelo de Motivação da Persistência do Estudante, de Vincent Tinto, a pesquisa, conduzida por meio da aplicação de um questionário e da realização de entrevistas, foi dirigida pela seguinte questão de pesquisa: Como as ações promovidas por um programa de mentoria influenciam na motivação para a persistência de licenciandos em Física? Identificou-se que as ações podem influenciar nas motivações para persistir dos calouros na medida em que, principalmente, os mentores: os preparam para avaliações; disponibilizam informações do curso e da instituição; e inspiram e motivam o calouro para continuar na graduação.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-10T03:28:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/257914
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-2150
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001167949
identifier_str_mv 1415-2150
001167949
url http://hdl.handle.net/10183/257914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Vol. 25, (2023), e39652, 20 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257914/2/001167949.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257914/1/001167949.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 96bd91177041ee9f7bb56815fb3eb586
c2506abeadd65d8290ee4feb225ed4d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225088191692800