Um estudo sobre a influência de um programa de mentoria na motivação para a persistência de licenciandos em física durante o ensino remoto emergencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/257914 |
Resumo: | Dificuldades de adaptação ao contexto universitário costumam influenciar a motivação para persistir dos calouros. Um programa de mentoria pode favorecer a persistência ao amenizar as dificuldades na transição para a Universidade. Partindo disso, realizou-se um estudo exploratório em um programa de mentoria no curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Fundamentada no Modelo de Motivação da Persistência do Estudante, de Vincent Tinto, a pesquisa, conduzida por meio da aplicação de um questionário e da realização de entrevistas, foi dirigida pela seguinte questão de pesquisa: Como as ações promovidas por um programa de mentoria influenciam na motivação para a persistência de licenciandos em Física? Identificou-se que as ações podem influenciar nas motivações para persistir dos calouros na medida em que, principalmente, os mentores: os preparam para avaliações; disponibilizam informações do curso e da instituição; e inspiram e motivam o calouro para continuar na graduação. |
id |
UFRGS-2_199043a0a32fdd429e2e18f38edb5483 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257914 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Calsing, Ingrid WeberHeidemann, Leonardo Albuquerque2023-05-10T03:28:11Z20231415-2150http://hdl.handle.net/10183/257914001167949Dificuldades de adaptação ao contexto universitário costumam influenciar a motivação para persistir dos calouros. Um programa de mentoria pode favorecer a persistência ao amenizar as dificuldades na transição para a Universidade. Partindo disso, realizou-se um estudo exploratório em um programa de mentoria no curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Fundamentada no Modelo de Motivação da Persistência do Estudante, de Vincent Tinto, a pesquisa, conduzida por meio da aplicação de um questionário e da realização de entrevistas, foi dirigida pela seguinte questão de pesquisa: Como as ações promovidas por um programa de mentoria influenciam na motivação para a persistência de licenciandos em Física? Identificou-se que as ações podem influenciar nas motivações para persistir dos calouros na medida em que, principalmente, os mentores: os preparam para avaliações; disponibilizam informações do curso e da instituição; e inspiram e motivam o calouro para continuar na graduação.Difficulties in adapting to the university context often influence freshmen’s motivation to persist. A mentoring program can promote persistence by easing the difficulties in the transition to the University. Based on this, a exploratory study was carried out in a mento ring program in a physics teacher training undergraduate course, in the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). For this, a questionnaire was applied and interviews were carried out based on the Vincent Tinto’s Model of Student Motivation and Persistence. The research was guided by the following research question: How the actions promoted by a mentoring program influence the motivation for the persistence of undergraduates in Physics? It was identified that the mentoring can influence freshmen’s motivations to per sist especially when mentors: prepare them for assessments; provide course and institution information; and inspire and motivate the freshman to continue on to graduation.Las dificultades para adaptarse al contexto universitario a menudo influyen en la motivación de los novatos para persistir. Un programa de mentoría, al paliar las dificultades en la transici ón a la Universidad, puede favorecer la persistencia. En base a esto, se realizó un estudio explo ratorio en un programa de mentoría en la carrera de profesorado en Física en la Universidad Federal del Rio Grande do Sul (UFRGS). Con base en el Modelo de Motivación para la Per sistencia del Estudiante, de Vincent Tinto, la investigación, realizada a través de la aplicación de un cuestionario y la realización de entrevistas, estuvo orientada por la siguiente pregunta de investigación: ¿Cómo influyen las acciones que promueven un programa de mentoría en la motivación para la persistencia de los estudiantes de la carrera de Física? Se identificó que las acciones pueden influir en las motivaciones de los estudiantes de primer año para persistir especialmente cuando los mentores: los prepararan para las evaluaciones; los proporcionan información sobre la carrera y la institución; y los inspiran y motivan a continuar en el grado.application/pdfporEnsaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Vol. 25, (2023), e39652, 20 p.Ensino Remoto Emergencial (ERE)Licenciatura em FísicaEstudantes de graduaçãoEvasão no ensino superiorMentoringStudent persistencePhysics teacher trainingMentoríaPersistencia del estudianteGrado en FísicaUm estudo sobre a influência de um programa de mentoria na motivação para a persistência de licenciandos em física durante o ensino remoto emergencialUn estudio sobre la influencia de un programa de mentoría en la motivación para la persistencia de los estudiantes de la carrera de física durante la enseñanza remota de emergencia A study on the influence of a mentoring program on the motivation to persist in a physics teacher training course during the emergency remote teaching info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001167949.pdf.txt001167949.pdf.txtExtracted Texttext/plain84703http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257914/2/001167949.pdf.txt96bd91177041ee9f7bb56815fb3eb586MD52ORIGINAL001167949.pdfTexto completoapplication/pdf937344http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257914/1/001167949.pdfc2506abeadd65d8290ee4feb225ed4d9MD5110183/2579142023-05-11 03:39:58.22147oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257914Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-11T06:39:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um estudo sobre a influência de um programa de mentoria na motivação para a persistência de licenciandos em física durante o ensino remoto emergencial |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Un estudio sobre la influencia de un programa de mentoría en la motivación para la persistencia de los estudiantes de la carrera de física durante la enseñanza remota de emergencia |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
A study on the influence of a mentoring program on the motivation to persist in a physics teacher training course during the emergency remote teaching |
title |
Um estudo sobre a influência de um programa de mentoria na motivação para a persistência de licenciandos em física durante o ensino remoto emergencial |
spellingShingle |
Um estudo sobre a influência de um programa de mentoria na motivação para a persistência de licenciandos em física durante o ensino remoto emergencial Calsing, Ingrid Weber Ensino Remoto Emergencial (ERE) Licenciatura em Física Estudantes de graduação Evasão no ensino superior Mentoring Student persistence Physics teacher training Mentoría Persistencia del estudiante Grado en Física |
title_short |
Um estudo sobre a influência de um programa de mentoria na motivação para a persistência de licenciandos em física durante o ensino remoto emergencial |
title_full |
Um estudo sobre a influência de um programa de mentoria na motivação para a persistência de licenciandos em física durante o ensino remoto emergencial |
title_fullStr |
Um estudo sobre a influência de um programa de mentoria na motivação para a persistência de licenciandos em física durante o ensino remoto emergencial |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre a influência de um programa de mentoria na motivação para a persistência de licenciandos em física durante o ensino remoto emergencial |
title_sort |
Um estudo sobre a influência de um programa de mentoria na motivação para a persistência de licenciandos em física durante o ensino remoto emergencial |
author |
Calsing, Ingrid Weber |
author_facet |
Calsing, Ingrid Weber Heidemann, Leonardo Albuquerque |
author_role |
author |
author2 |
Heidemann, Leonardo Albuquerque |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calsing, Ingrid Weber Heidemann, Leonardo Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Remoto Emergencial (ERE) Licenciatura em Física Estudantes de graduação Evasão no ensino superior |
topic |
Ensino Remoto Emergencial (ERE) Licenciatura em Física Estudantes de graduação Evasão no ensino superior Mentoring Student persistence Physics teacher training Mentoría Persistencia del estudiante Grado en Física |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mentoring Student persistence Physics teacher training |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Mentoría Persistencia del estudiante Grado en Física |
description |
Dificuldades de adaptação ao contexto universitário costumam influenciar a motivação para persistir dos calouros. Um programa de mentoria pode favorecer a persistência ao amenizar as dificuldades na transição para a Universidade. Partindo disso, realizou-se um estudo exploratório em um programa de mentoria no curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Fundamentada no Modelo de Motivação da Persistência do Estudante, de Vincent Tinto, a pesquisa, conduzida por meio da aplicação de um questionário e da realização de entrevistas, foi dirigida pela seguinte questão de pesquisa: Como as ações promovidas por um programa de mentoria influenciam na motivação para a persistência de licenciandos em Física? Identificou-se que as ações podem influenciar nas motivações para persistir dos calouros na medida em que, principalmente, os mentores: os preparam para avaliações; disponibilizam informações do curso e da instituição; e inspiram e motivam o calouro para continuar na graduação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-10T03:28:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/257914 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-2150 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001167949 |
identifier_str_mv |
1415-2150 001167949 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/257914 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Vol. 25, (2023), e39652, 20 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257914/2/001167949.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257914/1/001167949.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
96bd91177041ee9f7bb56815fb3eb586 c2506abeadd65d8290ee4feb225ed4d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225088191692800 |