A pedagogia de projetos : o novo olhar na aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacoboski, Rosilaine Isabel
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/49077
Resumo: Este estudo apresenta os resultados de uma análise da proposta metodológica da Pedagogia de Projetos que norteou o trabalho com os alunos da quarta série da rede pública municipal do Ensino Fundamental, em uma escola de Ivoti/RS, tendo como ponto de partida a seguinte questão: a Pedagogia de Projetos faz com que haja maior motivação no ensino-aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental? Para responder a este pressuposto cujo objetivo foi analisar uma proposta de trabalho com pedagogia de projetos, visando encontrar soluções para a falta de motivação, fator determinante para a aquisição da aprendizagem, proporcionando ao aluno posicionar-se de maneira crítica, criativa, reflexiva e construtiva frente à família, escola e comunidade nas soluções dos problemas. Para que eu pudesse atingir o objetivo proposto, foram desenvolvidos com os alunos os Projetos de Aprendizagem, propondo um paradigma construtivista, interacionista, sociocultural e transcendente, em que o professor neste contexto, é o mediador, o estimulador, articulando as experiências intra e extraclasse, em que o aluno reflita sobre suas relações com o mundo e o conhecimento.
id UFRGS-2_1ac47dff3275aa8c92a2881600ea36f2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49077
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Jacoboski, Rosilaine IsabelPetersen, Ana Maria de Barros2012-05-22T01:35:14Z2010http://hdl.handle.net/10183/49077000827007Este estudo apresenta os resultados de uma análise da proposta metodológica da Pedagogia de Projetos que norteou o trabalho com os alunos da quarta série da rede pública municipal do Ensino Fundamental, em uma escola de Ivoti/RS, tendo como ponto de partida a seguinte questão: a Pedagogia de Projetos faz com que haja maior motivação no ensino-aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental? Para responder a este pressuposto cujo objetivo foi analisar uma proposta de trabalho com pedagogia de projetos, visando encontrar soluções para a falta de motivação, fator determinante para a aquisição da aprendizagem, proporcionando ao aluno posicionar-se de maneira crítica, criativa, reflexiva e construtiva frente à família, escola e comunidade nas soluções dos problemas. Para que eu pudesse atingir o objetivo proposto, foram desenvolvidos com os alunos os Projetos de Aprendizagem, propondo um paradigma construtivista, interacionista, sociocultural e transcendente, em que o professor neste contexto, é o mediador, o estimulador, articulando as experiências intra e extraclasse, em que o aluno reflita sobre suas relações com o mundo e o conhecimento.application/pdfporPrática pedagógicaPedagogia de projetosMotivaçãoA pedagogia de projetos : o novo olhar na aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000827007.pdf000827007.pdfTexto completoapplication/pdf620583http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49077/1/000827007.pdf1fd6c09cccd6225a9252441e4d520c50MD51TEXT000827007.pdf.txt000827007.pdf.txtExtracted Texttext/plain107562http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49077/2/000827007.pdf.txta165c6703d6067c413dc1ebe76bb033cMD52THUMBNAIL000827007.pdf.jpg000827007.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1018http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49077/3/000827007.pdf.jpg01ce36fbc8c9218f14464a9c52c14889MD5310183/490772018-10-05 08:18:10.267oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49077Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:18:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A pedagogia de projetos : o novo olhar na aprendizagem
title A pedagogia de projetos : o novo olhar na aprendizagem
spellingShingle A pedagogia de projetos : o novo olhar na aprendizagem
Jacoboski, Rosilaine Isabel
Prática pedagógica
Pedagogia de projetos
Motivação
title_short A pedagogia de projetos : o novo olhar na aprendizagem
title_full A pedagogia de projetos : o novo olhar na aprendizagem
title_fullStr A pedagogia de projetos : o novo olhar na aprendizagem
title_full_unstemmed A pedagogia de projetos : o novo olhar na aprendizagem
title_sort A pedagogia de projetos : o novo olhar na aprendizagem
author Jacoboski, Rosilaine Isabel
author_facet Jacoboski, Rosilaine Isabel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacoboski, Rosilaine Isabel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Petersen, Ana Maria de Barros
contributor_str_mv Petersen, Ana Maria de Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Pedagogia de projetos
Motivação
topic Prática pedagógica
Pedagogia de projetos
Motivação
description Este estudo apresenta os resultados de uma análise da proposta metodológica da Pedagogia de Projetos que norteou o trabalho com os alunos da quarta série da rede pública municipal do Ensino Fundamental, em uma escola de Ivoti/RS, tendo como ponto de partida a seguinte questão: a Pedagogia de Projetos faz com que haja maior motivação no ensino-aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental? Para responder a este pressuposto cujo objetivo foi analisar uma proposta de trabalho com pedagogia de projetos, visando encontrar soluções para a falta de motivação, fator determinante para a aquisição da aprendizagem, proporcionando ao aluno posicionar-se de maneira crítica, criativa, reflexiva e construtiva frente à família, escola e comunidade nas soluções dos problemas. Para que eu pudesse atingir o objetivo proposto, foram desenvolvidos com os alunos os Projetos de Aprendizagem, propondo um paradigma construtivista, interacionista, sociocultural e transcendente, em que o professor neste contexto, é o mediador, o estimulador, articulando as experiências intra e extraclasse, em que o aluno reflita sobre suas relações com o mundo e o conhecimento.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-05-22T01:35:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/49077
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000827007
url http://hdl.handle.net/10183/49077
identifier_str_mv 000827007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49077/1/000827007.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49077/2/000827007.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49077/3/000827007.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1fd6c09cccd6225a9252441e4d520c50
a165c6703d6067c413dc1ebe76bb033c
01ce36fbc8c9218f14464a9c52c14889
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224429095616512