Jogos cooperativos e sua contribuição na educação para a paz
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/218596 |
Resumo: | Este ensaio teve como objetivo discutir de que maneira os Jogos Cooperativos (JC) podem contribuir na construção de uma educação voltada para a paz, considerando a perspectiva de Jean Piaget. Discutiu-se a utilização dos JC na disciplina Educação Física, trazendo a conceituação de jogo de maneira mais ampla e de JC de forma mais específica, elencando estudos que demonstram vantagens da utilização desses jogos. Apresentou-se a educação para a paz sob a perspectiva de Piaget, bem como as características e objetivos dos JC que se assemelham aos da educação para a paz. Concluiu-se que os JC parecem ser uma ferramenta na construção de valores essenciais para a convivência pacífica em sociedade. |
id |
UFRGS-2_1ad1849a7360a73beafe10b6e2420f49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218596 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodrigues, Natálie dos ReisBecker, Maria Luiza Rheingantz2021-03-11T04:23:22Z20202525-5916http://hdl.handle.net/10183/218596001122769Este ensaio teve como objetivo discutir de que maneira os Jogos Cooperativos (JC) podem contribuir na construção de uma educação voltada para a paz, considerando a perspectiva de Jean Piaget. Discutiu-se a utilização dos JC na disciplina Educação Física, trazendo a conceituação de jogo de maneira mais ampla e de JC de forma mais específica, elencando estudos que demonstram vantagens da utilização desses jogos. Apresentou-se a educação para a paz sob a perspectiva de Piaget, bem como as características e objetivos dos JC que se assemelham aos da educação para a paz. Concluiu-se que os JC parecem ser uma ferramenta na construção de valores essenciais para a convivência pacífica em sociedade.This essay aimed to discuss how the Cooperative Games (JC) can contribute to the construction of an education focused on peace, considering the perspective of Jean Piaget. The use of JC in the Physical Education discipline was discussed, bringing the concept of the game in a broader way and JC in a more specific way, listing studies that demonstrate advantages of using these games. Education for peace was presented from the perspective of Piaget, as well as the characteristics and objectives of the JCs that resemble those of education for peace. It was concluded that the JCs seem to be a tool in the construction of essential values for the peaceful coexistence in society.application/pdfporTemas em Educação Física. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 5, n. 1 (jan./jun. 2020), p. 96-111Educação físicaEducação para a pazEducationPhysical EducationCooperative GamesCooperative LearningEducation for PeaceJogos cooperativos e sua contribuição na educação para a pazCooperative games and its contribution to education for peace info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122769.pdf.txt001122769.pdf.txtExtracted Texttext/plain39658http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218596/2/001122769.pdf.txt133256a5c6219f2ff6fcfddc816c522cMD52ORIGINAL001122769.pdfTexto completoapplication/pdf337512http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218596/1/001122769.pdf8486ce4a678abbfefe70f4e15506fe3bMD5110183/2185962021-05-07 04:44:39.430476oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218596Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:44:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Jogos cooperativos e sua contribuição na educação para a paz |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Cooperative games and its contribution to education for peace |
title |
Jogos cooperativos e sua contribuição na educação para a paz |
spellingShingle |
Jogos cooperativos e sua contribuição na educação para a paz Rodrigues, Natálie dos Reis Educação física Educação para a paz Education Physical Education Cooperative Games Cooperative Learning Education for Peace |
title_short |
Jogos cooperativos e sua contribuição na educação para a paz |
title_full |
Jogos cooperativos e sua contribuição na educação para a paz |
title_fullStr |
Jogos cooperativos e sua contribuição na educação para a paz |
title_full_unstemmed |
Jogos cooperativos e sua contribuição na educação para a paz |
title_sort |
Jogos cooperativos e sua contribuição na educação para a paz |
author |
Rodrigues, Natálie dos Reis |
author_facet |
Rodrigues, Natálie dos Reis Becker, Maria Luiza Rheingantz |
author_role |
author |
author2 |
Becker, Maria Luiza Rheingantz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Natálie dos Reis Becker, Maria Luiza Rheingantz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Educação para a paz |
topic |
Educação física Educação para a paz Education Physical Education Cooperative Games Cooperative Learning Education for Peace |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Physical Education Cooperative Games Cooperative Learning Education for Peace |
description |
Este ensaio teve como objetivo discutir de que maneira os Jogos Cooperativos (JC) podem contribuir na construção de uma educação voltada para a paz, considerando a perspectiva de Jean Piaget. Discutiu-se a utilização dos JC na disciplina Educação Física, trazendo a conceituação de jogo de maneira mais ampla e de JC de forma mais específica, elencando estudos que demonstram vantagens da utilização desses jogos. Apresentou-se a educação para a paz sob a perspectiva de Piaget, bem como as características e objetivos dos JC que se assemelham aos da educação para a paz. Concluiu-se que os JC parecem ser uma ferramenta na construção de valores essenciais para a convivência pacífica em sociedade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-11T04:23:22Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/218596 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2525-5916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001122769 |
identifier_str_mv |
2525-5916 001122769 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/218596 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Temas em Educação Física. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 5, n. 1 (jan./jun. 2020), p. 96-111 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218596/2/001122769.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218596/1/001122769.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
133256a5c6219f2ff6fcfddc816c522c 8486ce4a678abbfefe70f4e15506fe3b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225010036080640 |