Educação tecnológica : por que ela não é pertinente para a área da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kruse, Maria Henriqueta Luce
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Santana, Maria Natividade Gomes da Silva Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/101526
Resumo: São enfocadas as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de nível Tecnológico e sua implementação na área da saúde, mais especificamente da enfermagem. O assunto é abordado a partir "de três tópicos, a saber: a contextualização da educação tecnológica, a fundamentação legal, e a formação dos recursos humanos para o SUS. Como conclusão, destaca-se que um novo profissional fragmentaria, ainda mais, o trabalho na Enfermagem e que esta formação, voltada apenas para o trabalho, não atende ao estágio atual da assistência à saúde tendo em vista a complexidade dos problemas, os avanços do conhecimento, bem como o aumento da população.
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spelling Kruse, Maria Henriqueta LuceSantana, Maria Natividade Gomes da Silva Teixeira2014-08-21T02:11:22Z20020034-7167http://hdl.handle.net/10183/101526000353947São enfocadas as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de nível Tecnológico e sua implementação na área da saúde, mais especificamente da enfermagem. O assunto é abordado a partir "de três tópicos, a saber: a contextualização da educação tecnológica, a fundamentação legal, e a formação dos recursos humanos para o SUS. Como conclusão, destaca-se que um novo profissional fragmentaria, ainda mais, o trabalho na Enfermagem e que esta formação, voltada apenas para o trabalho, não atende ao estágio atual da assistência à saúde tendo em vista a complexidade dos problemas, os avanços do conhecimento, bem como o aumento da população.This study discusses the National Curriculum Policies for professional education in technology, and its implementation in the health field, more especifically in the nursing field. The matter is approached from three different topics: 1) the contextualization of technological education, 2) the legal rationale, 3) the creation of h u man resou rces for S U S (Public Health syste m). As a conclusion , the study points out that the n u rsing professional would have his/her work even more fragmented than it already is. According to the study, this kind of education does not meet the needs of assistance in the present days, considering the complexity of problems related to it , the advancement of knowledge, and population growth.Trata el estudio de las Directrices Curriculares Nacionales para la Educación Profesional de nivel Tecnológico y la implementación en el campo d e la salud. El asunto está tratado a partir de tres tópicos: la contextualización de la educación tecnológica, la fundamentación legal y la formación de los recursos humanos para el SUS. Como conclusión, se advierte que un nuevo profesional fragmentaría, aún más el trabajo en Enfermería, cuya formación, dirigida apenas para el trabajo, no atiende el estagio actual de la asistencia a la sallud, si se tiene en cuenta la complejidad de los problemas, los avances de conocimientos y el aumento de la población.application/pdfporRevista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 55, n. 4 (jul./ago. 2002), p. 434-439EnfermagemQualificação profissionalprofessional educationHuman resources for SUSNursing educationEducación profesionalRecursos humanos para el SUSEducación en enfermeríaEducação tecnológica : por que ela não é pertinente para a área da saúdeTechnological education : why it is not relevant to the health fieldEducación tecnológica : porque no es pertinente en el campo de la saludinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000353947.pdf000353947.pdfTexto completoapplication/pdf831337http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101526/1/000353947.pdf86fff823bd42e7ee3ba47ef98a9958a5MD51TEXT000353947.pdf.txt000353947.pdf.txtExtracted Texttext/plain36212http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101526/2/000353947.pdf.txt52e2757474e5337ac36e05ae61fa6ed9MD52THUMBNAIL000353947.pdf.jpg000353947.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1644http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101526/3/000353947.pdf.jpgcee9d47322b215e4eea92b1854d96911MD5310183/1015262018-10-22 09:23:07.59oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101526Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:23:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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