Física quântica na escola básica : investigações para a promoção de uma aprendizagem conceitual, histórica e epistemológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoernig, André Felipe
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Massoni, Neusa Teresinha, Hadjimichef, Dimiter
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223039
Resumo: O presente trabalho versa sobre possibilidades, tendências da literatura e estratégias didáticas para introduzir a Física Quântica no Ensino Médio, atentando para uma aprendizagem conceitual, visando conciliar História e Epistemologia com a aquisição de significados pelos educandos. Também buscamos trazer algum auxílio para professores, sobretudo quanto à escolha dos tópicos a serem ministrados, uma vez que não há total consenso na comunidade de Pesquisa em Ensino de Física quanto aos temas, a ordem, ou a forma como os diferentes assuntos desse campo podem ser ministrados. Nosso objetivo é apresentar algumas possibilidades para o Ensino de Física Quântica, através de um estudo teórico na forma de uma breve revisão da literatura e entrevistas curtas com professores especialistas, o que guiou o planejamento e execução de uma atividade prática na forma de um Módulo Didático. Concluímos que, dentro das diversas possibilidades quanto à execução de uma atividade didática, é possível um encaminhamento para uma aprendizagem mais conceitual, com a indicação de que alguns temas, como Interferência e Difração, são fundamentais e merecem grande atenção em uma unidade de ensino.
id UFRGS-2_1c4c0080ca8f0757b0e9c707b480329a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223039
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Hoernig, André FelipeMassoni, Neusa TeresinhaHadjimichef, Dimiter2021-06-30T04:24:13Z20211806-1117http://hdl.handle.net/10183/223039001125591O presente trabalho versa sobre possibilidades, tendências da literatura e estratégias didáticas para introduzir a Física Quântica no Ensino Médio, atentando para uma aprendizagem conceitual, visando conciliar História e Epistemologia com a aquisição de significados pelos educandos. Também buscamos trazer algum auxílio para professores, sobretudo quanto à escolha dos tópicos a serem ministrados, uma vez que não há total consenso na comunidade de Pesquisa em Ensino de Física quanto aos temas, a ordem, ou a forma como os diferentes assuntos desse campo podem ser ministrados. Nosso objetivo é apresentar algumas possibilidades para o Ensino de Física Quântica, através de um estudo teórico na forma de uma breve revisão da literatura e entrevistas curtas com professores especialistas, o que guiou o planejamento e execução de uma atividade prática na forma de um Módulo Didático. Concluímos que, dentro das diversas possibilidades quanto à execução de uma atividade didática, é possível um encaminhamento para uma aprendizagem mais conceitual, com a indicação de que alguns temas, como Interferência e Difração, são fundamentais e merecem grande atenção em uma unidade de ensino.The present work deals with possibilities, tendencies in literature and didactic strategies to introduce Quantum Physics in High School, paying attention to conceptual learning, aiming to reconcile History and Epistemology with the acquisition of meanings by students. We also seek to bring some help to teachers, especially regarding the choice of topics to be contemplated, since there is no total consensus in the Physics Teaching Research community regarding the subjects, the order, or the way the different topics in this area can be taught. Our goal is to present some possibilities for the Teaching of Quantum Physics, through a theoretical study in the form of a brief review of the literature and short interviews with specialist professors, which guided the planning and execution of a practical activity in the form of a Didactic Module. We conclude that, within the various possibilities regarding the execution of a didactic activity, it is possible work with a more conceptual learning, with the indication that some topics, such as Interference and Diffraction, are fundamental and deserve great attention in a teaching unit.application/pdfporRevista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 43 (2021), e20210044, 18 p.Física quânticaEnsino médioEpistemologiaInterferenciaDifraçãoQuantum PhysicsBasic schoolEpistemologyInterferenceDiffractionFísica quântica na escola básica : investigações para a promoção de uma aprendizagem conceitual, histórica e epistemológicaQuantum Physics in basic school : investigations for the promotion of conceptual, historical and epistemological learninginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125591.pdf.txt001125591.pdf.txtExtracted Texttext/plain93783http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223039/2/001125591.pdf.txta14359dc66e841cdfc876e0c66e6bcaeMD52ORIGINAL001125591.pdfTexto completoapplication/pdf5813989http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223039/1/001125591.pdfae08e8a7108d1fe6dc0a6becde87a368MD5110183/2230392023-06-14 03:30:14.289922oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223039Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-14T06:30:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Física quântica na escola básica : investigações para a promoção de uma aprendizagem conceitual, histórica e epistemológica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Quantum Physics in basic school : investigations for the promotion of conceptual, historical and epistemological learning
title Física quântica na escola básica : investigações para a promoção de uma aprendizagem conceitual, histórica e epistemológica
spellingShingle Física quântica na escola básica : investigações para a promoção de uma aprendizagem conceitual, histórica e epistemológica
Hoernig, André Felipe
Física quântica
Ensino médio
Epistemologia
Interferencia
Difração
Quantum Physics
Basic school
Epistemology
Interference
Diffraction
title_short Física quântica na escola básica : investigações para a promoção de uma aprendizagem conceitual, histórica e epistemológica
title_full Física quântica na escola básica : investigações para a promoção de uma aprendizagem conceitual, histórica e epistemológica
title_fullStr Física quântica na escola básica : investigações para a promoção de uma aprendizagem conceitual, histórica e epistemológica
title_full_unstemmed Física quântica na escola básica : investigações para a promoção de uma aprendizagem conceitual, histórica e epistemológica
title_sort Física quântica na escola básica : investigações para a promoção de uma aprendizagem conceitual, histórica e epistemológica
author Hoernig, André Felipe
author_facet Hoernig, André Felipe
Massoni, Neusa Teresinha
Hadjimichef, Dimiter
author_role author
author2 Massoni, Neusa Teresinha
Hadjimichef, Dimiter
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hoernig, André Felipe
Massoni, Neusa Teresinha
Hadjimichef, Dimiter
dc.subject.por.fl_str_mv Física quântica
Ensino médio
Epistemologia
Interferencia
Difração
topic Física quântica
Ensino médio
Epistemologia
Interferencia
Difração
Quantum Physics
Basic school
Epistemology
Interference
Diffraction
dc.subject.eng.fl_str_mv Quantum Physics
Basic school
Epistemology
Interference
Diffraction
description O presente trabalho versa sobre possibilidades, tendências da literatura e estratégias didáticas para introduzir a Física Quântica no Ensino Médio, atentando para uma aprendizagem conceitual, visando conciliar História e Epistemologia com a aquisição de significados pelos educandos. Também buscamos trazer algum auxílio para professores, sobretudo quanto à escolha dos tópicos a serem ministrados, uma vez que não há total consenso na comunidade de Pesquisa em Ensino de Física quanto aos temas, a ordem, ou a forma como os diferentes assuntos desse campo podem ser ministrados. Nosso objetivo é apresentar algumas possibilidades para o Ensino de Física Quântica, através de um estudo teórico na forma de uma breve revisão da literatura e entrevistas curtas com professores especialistas, o que guiou o planejamento e execução de uma atividade prática na forma de um Módulo Didático. Concluímos que, dentro das diversas possibilidades quanto à execução de uma atividade didática, é possível um encaminhamento para uma aprendizagem mais conceitual, com a indicação de que alguns temas, como Interferência e Difração, são fundamentais e merecem grande atenção em uma unidade de ensino.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-30T04:24:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/223039
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-1117
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001125591
identifier_str_mv 1806-1117
001125591
url http://hdl.handle.net/10183/223039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 43 (2021), e20210044, 18 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223039/2/001125591.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223039/1/001125591.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a14359dc66e841cdfc876e0c66e6bcae
ae08e8a7108d1fe6dc0a6becde87a368
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225022790959104