Nem só de mapas se faz a geografia : os diferentes nas aulas de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Rúbia Aparecida Cidade
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Tonini, Ivaine Maria
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/196468
Resumo: Esse artigo visa publicizar algumas discussões que dizem respeito às práticas homogeneizadoras de identidades na escola, de modo a, através das aulas de Geografia, desnaturalizar discursos sobre as minorias e/ou grupos socialmente desfavorecidos (nessa escrita chamados de diferentes: mulheres, público LGBT, negros e refugiados), contribuindo para superar a subjetividade contrária à promoção dos Direitos Humanos e oportunizando a desconstrução de estereótipos presentes no senso comum. Para tal, os ditos dos alunos de 9º Ano de escola pública municipal foram coletados, no ano letivo de 2016, e foram analisados com o apoio da bibliografia selecionada, a partir dos pressupostos dos Estudos Culturais e do ensino contemporâneo de Geografia Escolar.
id UFRGS-2_1d800343ff8e2cd8dcebfc4138e7f390
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196468
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Borges, Rúbia Aparecida CidadeTonini, Ivaine Maria2019-07-02T02:35:38Z2019http://hdl.handle.net/10183/196468001096594Esse artigo visa publicizar algumas discussões que dizem respeito às práticas homogeneizadoras de identidades na escola, de modo a, através das aulas de Geografia, desnaturalizar discursos sobre as minorias e/ou grupos socialmente desfavorecidos (nessa escrita chamados de diferentes: mulheres, público LGBT, negros e refugiados), contribuindo para superar a subjetividade contrária à promoção dos Direitos Humanos e oportunizando a desconstrução de estereótipos presentes no senso comum. Para tal, os ditos dos alunos de 9º Ano de escola pública municipal foram coletados, no ano letivo de 2016, e foram analisados com o apoio da bibliografia selecionada, a partir dos pressupostos dos Estudos Culturais e do ensino contemporâneo de Geografia Escolar.This article aims at publicizing some discussions regarding alternatives to the homogenizing practices of identities in the school, in order to denaturalize discourses about minorities and/or socially disadvantaged groups through geography classes (women, LGBT people, blacks and refugees), contributing to overcome subjectivity contrary to the promotion of Human Rights and opportunizing the deconstruction of stereotypes present in “common sense”. To that end, the students of the 9th year of municipal public school were collected in the academic year of 2016 and analyzed with the support of the selected bibliography, based on the assumptions of Cultural Studies and contemporary teaching of School Geography.application/pdfporMovimentos para ensinar geografia : oscilações. 2.ed. Goiânia : C&A Alfa Comunicação, 2019. P. 93-112Direitos humanosMinoriasGeografiaGeography teachingCultural studiesHuman rightsMinoritiesNem só de mapas se faz a geografia : os diferentes nas aulas de geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001096594.pdf.txt001096594.pdf.txtExtracted Texttext/plain57472http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196468/2/001096594.pdf.txt63f4a319f9def877bce4bbc4df2a2f93MD52ORIGINAL001096594.pdfCapítuloapplication/pdf185430http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196468/1/001096594.pdf0b12d0872508ab87769fe92baf1b174eMD5110183/1964682023-01-05 06:00:36.907416oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196468Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-05T08:00:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Nem só de mapas se faz a geografia : os diferentes nas aulas de geografia
title Nem só de mapas se faz a geografia : os diferentes nas aulas de geografia
spellingShingle Nem só de mapas se faz a geografia : os diferentes nas aulas de geografia
Borges, Rúbia Aparecida Cidade
Direitos humanos
Minorias
Geografia
Geography teaching
Cultural studies
Human rights
Minorities
title_short Nem só de mapas se faz a geografia : os diferentes nas aulas de geografia
title_full Nem só de mapas se faz a geografia : os diferentes nas aulas de geografia
title_fullStr Nem só de mapas se faz a geografia : os diferentes nas aulas de geografia
title_full_unstemmed Nem só de mapas se faz a geografia : os diferentes nas aulas de geografia
title_sort Nem só de mapas se faz a geografia : os diferentes nas aulas de geografia
author Borges, Rúbia Aparecida Cidade
author_facet Borges, Rúbia Aparecida Cidade
Tonini, Ivaine Maria
author_role author
author2 Tonini, Ivaine Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Rúbia Aparecida Cidade
Tonini, Ivaine Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Direitos humanos
Minorias
Geografia
topic Direitos humanos
Minorias
Geografia
Geography teaching
Cultural studies
Human rights
Minorities
dc.subject.eng.fl_str_mv Geography teaching
Cultural studies
Human rights
Minorities
description Esse artigo visa publicizar algumas discussões que dizem respeito às práticas homogeneizadoras de identidades na escola, de modo a, através das aulas de Geografia, desnaturalizar discursos sobre as minorias e/ou grupos socialmente desfavorecidos (nessa escrita chamados de diferentes: mulheres, público LGBT, negros e refugiados), contribuindo para superar a subjetividade contrária à promoção dos Direitos Humanos e oportunizando a desconstrução de estereótipos presentes no senso comum. Para tal, os ditos dos alunos de 9º Ano de escola pública municipal foram coletados, no ano letivo de 2016, e foram analisados com o apoio da bibliografia selecionada, a partir dos pressupostos dos Estudos Culturais e do ensino contemporâneo de Geografia Escolar.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-02T02:35:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/196468
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001096594
url http://hdl.handle.net/10183/196468
identifier_str_mv 001096594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Movimentos para ensinar geografia : oscilações. 2.ed. Goiânia : C&A Alfa Comunicação, 2019. P. 93-112
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196468/2/001096594.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196468/1/001096594.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 63f4a319f9def877bce4bbc4df2a2f93
0b12d0872508ab87769fe92baf1b174e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792790396226502656