Rastreamento de interações em laboratórios educacionais nos mundos virtuais 3d para identificação de engajamento
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/264185 |
Resumo: | O equilíbrio entre teoria e prática sempre foi um desafio histórico na educação, bem como a identificação do engajamento dos alunos nas atividades acadêmicas. Deseja-se o equilíbrio teórico-prático para ampliar os conhecimentos, habilidades e atitudes; e a melhora do engajamento para impulsionar o desempenho dos estudantes. Os laboratórios virtuais desenvolvidos em mundos virtuais 3D são uma alternativa para este desafio, permitindo medir o nível de engajamento do estudante nas experiências práticas. Este artigo apresenta o desenvolvimento de laboratórios em mundos virtuais 3D para as aprendizagens experiencial e significativa, armazenando as interações do aluno com o experimento, permitindo a identificação de seu nível de engajamento. |
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Tibola, Leandro RosniakTarouco, Liane Margarida Rockenbach2023-08-31T03:32:22Z20151679-1916http://hdl.handle.net/10183/264185001175430O equilíbrio entre teoria e prática sempre foi um desafio histórico na educação, bem como a identificação do engajamento dos alunos nas atividades acadêmicas. Deseja-se o equilíbrio teórico-prático para ampliar os conhecimentos, habilidades e atitudes; e a melhora do engajamento para impulsionar o desempenho dos estudantes. Os laboratórios virtuais desenvolvidos em mundos virtuais 3D são uma alternativa para este desafio, permitindo medir o nível de engajamento do estudante nas experiências práticas. Este artigo apresenta o desenvolvimento de laboratórios em mundos virtuais 3D para as aprendizagens experiencial e significativa, armazenando as interações do aluno com o experimento, permitindo a identificação de seu nível de engajamento.The balance between theoretical and practical lessons has always been achallenge to education, like identify the engagement level of students in academicals activities. We seek for theoretical and practical balance to expand the knowledge, abilities and attitudes; and to improve the engagement to promote the performance of students.The virtual labs developed within 3d virtual worlds are a choice to solve this, allowing to measure student's engagement level in practical experiences.This paper presents the virtual labs development within 3D virtual worlds for both experimental and meaningful learning, recording the student's interactions with labs, allow identify student engagement level.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 13, n. 2 (2015), p. [1]-10.Ensino e aprendizagemTecnologia educacionalExperiential learningMeaningful learningVirtual labs3D virtual worldsEngagementRastreamento de interações em laboratórios educacionais nos mundos virtuais 3d para identificação de engajamentoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001175430.pdf.txt001175430.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264185/2/001175430.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001175430.pdfTexto completoapplication/pdf3834005http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264185/1/001175430.pdfae89cdbef7f5ba02d80f74575a9a3461MD5110183/2641852023-09-01 03:31:35.358956oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264185Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-01T06:31:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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