Rastreamento de interações em laboratórios educacionais nos mundos virtuais 3d para identificação de engajamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tibola, Leandro Rosniak
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/264185
Resumo: O equilíbrio entre teoria e prática sempre foi um desafio histórico na educação, bem como a identificação do engajamento dos alunos nas atividades acadêmicas. Deseja-se o equilíbrio teórico-prático para ampliar os conhecimentos, habilidades e atitudes; e a melhora do engajamento para impulsionar o desempenho dos estudantes. Os laboratórios virtuais desenvolvidos em mundos virtuais 3D são uma alternativa para este desafio, permitindo medir o nível de engajamento do estudante nas experiências práticas. Este artigo apresenta o desenvolvimento de laboratórios em mundos virtuais 3D para as aprendizagens experiencial e significativa, armazenando as interações do aluno com o experimento, permitindo a identificação de seu nível de engajamento.
id UFRGS-2_1ee134edbff3873877514b78fb9042c9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264185
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Tibola, Leandro RosniakTarouco, Liane Margarida Rockenbach2023-08-31T03:32:22Z20151679-1916http://hdl.handle.net/10183/264185001175430O equilíbrio entre teoria e prática sempre foi um desafio histórico na educação, bem como a identificação do engajamento dos alunos nas atividades acadêmicas. Deseja-se o equilíbrio teórico-prático para ampliar os conhecimentos, habilidades e atitudes; e a melhora do engajamento para impulsionar o desempenho dos estudantes. Os laboratórios virtuais desenvolvidos em mundos virtuais 3D são uma alternativa para este desafio, permitindo medir o nível de engajamento do estudante nas experiências práticas. Este artigo apresenta o desenvolvimento de laboratórios em mundos virtuais 3D para as aprendizagens experiencial e significativa, armazenando as interações do aluno com o experimento, permitindo a identificação de seu nível de engajamento.The balance between theoretical and practical lessons has always been achallenge to education, like identify the engagement level of students in academicals activities. We seek for theoretical and practical balance to expand the knowledge, abilities and attitudes; and to improve the engagement to promote the performance of students.The virtual labs developed within 3d virtual worlds are a choice to solve this, allowing to measure student's engagement level in practical experiences.This paper presents the virtual labs development within 3D virtual worlds for both experimental and meaningful learning, recording the student's interactions with labs, allow identify student engagement level.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 13, n. 2 (2015), p. [1]-10.Ensino e aprendizagemTecnologia educacionalExperiential learningMeaningful learningVirtual labs3D virtual worldsEngagementRastreamento de interações em laboratórios educacionais nos mundos virtuais 3d para identificação de engajamentoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001175430.pdf.txt001175430.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264185/2/001175430.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001175430.pdfTexto completoapplication/pdf3834005http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264185/1/001175430.pdfae89cdbef7f5ba02d80f74575a9a3461MD5110183/2641852023-09-01 03:31:35.358956oai:www.lume.ufrgs.br:10183/264185Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-01T06:31:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Rastreamento de interações em laboratórios educacionais nos mundos virtuais 3d para identificação de engajamento
title Rastreamento de interações em laboratórios educacionais nos mundos virtuais 3d para identificação de engajamento
spellingShingle Rastreamento de interações em laboratórios educacionais nos mundos virtuais 3d para identificação de engajamento
Tibola, Leandro Rosniak
Ensino e aprendizagem
Tecnologia educacional
Experiential learning
Meaningful learning
Virtual labs
3D virtual worlds
Engagement
title_short Rastreamento de interações em laboratórios educacionais nos mundos virtuais 3d para identificação de engajamento
title_full Rastreamento de interações em laboratórios educacionais nos mundos virtuais 3d para identificação de engajamento
title_fullStr Rastreamento de interações em laboratórios educacionais nos mundos virtuais 3d para identificação de engajamento
title_full_unstemmed Rastreamento de interações em laboratórios educacionais nos mundos virtuais 3d para identificação de engajamento
title_sort Rastreamento de interações em laboratórios educacionais nos mundos virtuais 3d para identificação de engajamento
author Tibola, Leandro Rosniak
author_facet Tibola, Leandro Rosniak
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
author_role author
author2 Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tibola, Leandro Rosniak
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Tecnologia educacional
topic Ensino e aprendizagem
Tecnologia educacional
Experiential learning
Meaningful learning
Virtual labs
3D virtual worlds
Engagement
dc.subject.eng.fl_str_mv Experiential learning
Meaningful learning
Virtual labs
3D virtual worlds
Engagement
description O equilíbrio entre teoria e prática sempre foi um desafio histórico na educação, bem como a identificação do engajamento dos alunos nas atividades acadêmicas. Deseja-se o equilíbrio teórico-prático para ampliar os conhecimentos, habilidades e atitudes; e a melhora do engajamento para impulsionar o desempenho dos estudantes. Os laboratórios virtuais desenvolvidos em mundos virtuais 3D são uma alternativa para este desafio, permitindo medir o nível de engajamento do estudante nas experiências práticas. Este artigo apresenta o desenvolvimento de laboratórios em mundos virtuais 3D para as aprendizagens experiencial e significativa, armazenando as interações do aluno com o experimento, permitindo a identificação de seu nível de engajamento.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-31T03:32:22Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/264185
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001175430
identifier_str_mv 1679-1916
001175430
url http://hdl.handle.net/10183/264185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 13, n. 2 (2015), p. [1]-10.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264185/2/001175430.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/264185/1/001175430.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
ae89cdbef7f5ba02d80f74575a9a3461
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225097800843264