Quando a marca pertence à agência: uma análise da comunicação e do posicionamento da marca Escala ao longo de sua trajetória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Amanda Zanievicz Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88703
Resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar e analisar os elementos centrais da comunicação do posicionamento da marca Escala, agência de propaganda gaúcha, na construção de sua identidade ao longo de sua trajetória. Este projeto se desenvolveu a partir de um estudo que aplica conceitos e diretrizes teóricas das áreas de propaganda e marketing à leitura dos anúncios veiculados em jornal na ocasião dos aniversários de 20, 25, 30, 35 e 40 anos da empresa. A metodologia consiste em uma pesquisa documental e em uma análise de conteúdo, as quais permitiram o resgate e a relação de elementos significativos da história da agência ao processo de construção e de comunicação de sua marca. Desta forma, este estudo tem como objetivo verificar de que forma, baseada em características da agência e em acontecimentos históricos de sua jornada, a marca Escala se desenvolveu e consolidou seu posicionamento tendo como base sua trajetória, que culmina em seus quarenta anos de atuação no mercado publicitário.
id UFRGS-2_1ef5e1c5e09b390442f3efe71e356655
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88703
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Costa, Amanda Zanievicz SilvaRodrigues, André Iribure2014-03-20T01:48:56Z2013http://hdl.handle.net/10183/88703000913289O presente estudo tem como objetivo identificar e analisar os elementos centrais da comunicação do posicionamento da marca Escala, agência de propaganda gaúcha, na construção de sua identidade ao longo de sua trajetória. Este projeto se desenvolveu a partir de um estudo que aplica conceitos e diretrizes teóricas das áreas de propaganda e marketing à leitura dos anúncios veiculados em jornal na ocasião dos aniversários de 20, 25, 30, 35 e 40 anos da empresa. A metodologia consiste em uma pesquisa documental e em uma análise de conteúdo, as quais permitiram o resgate e a relação de elementos significativos da história da agência ao processo de construção e de comunicação de sua marca. Desta forma, este estudo tem como objetivo verificar de que forma, baseada em características da agência e em acontecimentos históricos de sua jornada, a marca Escala se desenvolveu e consolidou seu posicionamento tendo como base sua trajetória, que culmina em seus quarenta anos de atuação no mercado publicitário.This study aims at identifying and analyzing the key elements of Escala’s (an advertising agency in Southern Brazil) brand positioning communication, in the construction of its identity throughout its trajectory. This project was developed from a study that applies theoretical concepts and guidelines of the advertising and marketing areas to the reading of the ads that have been displayed on newspapers on the occasion of Escala’s 20th, 25th, 30th, 35th and 40th anniversaries. The methodology consists of a documentary research and a content analysis, which allowed rescuing significant elements in the history of the agency and relating to its brand construction and communication. Thus, this study aims to verify how, based on its characteristics and on historical events of the agency’s journey, the Escala brand has developed and consolidated its positioning based on its trajectory, culminating on its forty years of experience in the advertising market.application/pdfporMarcaAgência de publicidadeBrandIdentityPositioningEscalaAdvertising communicationQuando a marca pertence à agência: uma análise da comunicação e do posicionamento da marca Escala ao longo de sua trajetóriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000913289.pdf000913289.pdfTexto completoapplication/pdf5254004http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88703/1/000913289.pdf570faca541e1ec8ebd2ab760e875e787MD51TEXT000913289.pdf.txt000913289.pdf.txtExtracted Texttext/plain182898http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88703/2/000913289.pdf.txtabb9ec7739a0482f162bdc62386afd06MD52THUMBNAIL000913289.pdf.jpg000913289.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg989http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88703/3/000913289.pdf.jpg5590cbd916d3b84fe5c59296adf4eb72MD5310183/887032018-10-18 08:27:50.886oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88703Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:27:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Quando a marca pertence à agência: uma análise da comunicação e do posicionamento da marca Escala ao longo de sua trajetória
title Quando a marca pertence à agência: uma análise da comunicação e do posicionamento da marca Escala ao longo de sua trajetória
spellingShingle Quando a marca pertence à agência: uma análise da comunicação e do posicionamento da marca Escala ao longo de sua trajetória
Costa, Amanda Zanievicz Silva
Marca
Agência de publicidade
Brand
Identity
Positioning
Escala
Advertising communication
title_short Quando a marca pertence à agência: uma análise da comunicação e do posicionamento da marca Escala ao longo de sua trajetória
title_full Quando a marca pertence à agência: uma análise da comunicação e do posicionamento da marca Escala ao longo de sua trajetória
title_fullStr Quando a marca pertence à agência: uma análise da comunicação e do posicionamento da marca Escala ao longo de sua trajetória
title_full_unstemmed Quando a marca pertence à agência: uma análise da comunicação e do posicionamento da marca Escala ao longo de sua trajetória
title_sort Quando a marca pertence à agência: uma análise da comunicação e do posicionamento da marca Escala ao longo de sua trajetória
author Costa, Amanda Zanievicz Silva
author_facet Costa, Amanda Zanievicz Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Amanda Zanievicz Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, André Iribure
contributor_str_mv Rodrigues, André Iribure
dc.subject.por.fl_str_mv Marca
Agência de publicidade
topic Marca
Agência de publicidade
Brand
Identity
Positioning
Escala
Advertising communication
dc.subject.eng.fl_str_mv Brand
Identity
Positioning
Escala
Advertising communication
description O presente estudo tem como objetivo identificar e analisar os elementos centrais da comunicação do posicionamento da marca Escala, agência de propaganda gaúcha, na construção de sua identidade ao longo de sua trajetória. Este projeto se desenvolveu a partir de um estudo que aplica conceitos e diretrizes teóricas das áreas de propaganda e marketing à leitura dos anúncios veiculados em jornal na ocasião dos aniversários de 20, 25, 30, 35 e 40 anos da empresa. A metodologia consiste em uma pesquisa documental e em uma análise de conteúdo, as quais permitiram o resgate e a relação de elementos significativos da história da agência ao processo de construção e de comunicação de sua marca. Desta forma, este estudo tem como objetivo verificar de que forma, baseada em características da agência e em acontecimentos históricos de sua jornada, a marca Escala se desenvolveu e consolidou seu posicionamento tendo como base sua trajetória, que culmina em seus quarenta anos de atuação no mercado publicitário.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-20T01:48:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88703
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000913289
url http://hdl.handle.net/10183/88703
identifier_str_mv 000913289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88703/1/000913289.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88703/2/000913289.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88703/3/000913289.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 570faca541e1ec8ebd2ab760e875e787
abb9ec7739a0482f162bdc62386afd06
5590cbd916d3b84fe5c59296adf4eb72
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224461927579648