Quando a marca pertence à agência: uma análise da comunicação e do posicionamento da marca Escala ao longo de sua trajetória
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88703 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo identificar e analisar os elementos centrais da comunicação do posicionamento da marca Escala, agência de propaganda gaúcha, na construção de sua identidade ao longo de sua trajetória. Este projeto se desenvolveu a partir de um estudo que aplica conceitos e diretrizes teóricas das áreas de propaganda e marketing à leitura dos anúncios veiculados em jornal na ocasião dos aniversários de 20, 25, 30, 35 e 40 anos da empresa. A metodologia consiste em uma pesquisa documental e em uma análise de conteúdo, as quais permitiram o resgate e a relação de elementos significativos da história da agência ao processo de construção e de comunicação de sua marca. Desta forma, este estudo tem como objetivo verificar de que forma, baseada em características da agência e em acontecimentos históricos de sua jornada, a marca Escala se desenvolveu e consolidou seu posicionamento tendo como base sua trajetória, que culmina em seus quarenta anos de atuação no mercado publicitário. |
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Costa, Amanda Zanievicz SilvaRodrigues, André Iribure2014-03-20T01:48:56Z2013http://hdl.handle.net/10183/88703000913289O presente estudo tem como objetivo identificar e analisar os elementos centrais da comunicação do posicionamento da marca Escala, agência de propaganda gaúcha, na construção de sua identidade ao longo de sua trajetória. Este projeto se desenvolveu a partir de um estudo que aplica conceitos e diretrizes teóricas das áreas de propaganda e marketing à leitura dos anúncios veiculados em jornal na ocasião dos aniversários de 20, 25, 30, 35 e 40 anos da empresa. A metodologia consiste em uma pesquisa documental e em uma análise de conteúdo, as quais permitiram o resgate e a relação de elementos significativos da história da agência ao processo de construção e de comunicação de sua marca. Desta forma, este estudo tem como objetivo verificar de que forma, baseada em características da agência e em acontecimentos históricos de sua jornada, a marca Escala se desenvolveu e consolidou seu posicionamento tendo como base sua trajetória, que culmina em seus quarenta anos de atuação no mercado publicitário.This study aims at identifying and analyzing the key elements of Escala’s (an advertising agency in Southern Brazil) brand positioning communication, in the construction of its identity throughout its trajectory. This project was developed from a study that applies theoretical concepts and guidelines of the advertising and marketing areas to the reading of the ads that have been displayed on newspapers on the occasion of Escala’s 20th, 25th, 30th, 35th and 40th anniversaries. The methodology consists of a documentary research and a content analysis, which allowed rescuing significant elements in the history of the agency and relating to its brand construction and communication. Thus, this study aims to verify how, based on its characteristics and on historical events of the agency’s journey, the Escala brand has developed and consolidated its positioning based on its trajectory, culminating on its forty years of experience in the advertising market.application/pdfporMarcaAgência de publicidadeBrandIdentityPositioningEscalaAdvertising communicationQuando a marca pertence à agência: uma análise da comunicação e do posicionamento da marca Escala ao longo de sua trajetóriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000913289.pdf000913289.pdfTexto completoapplication/pdf5254004http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88703/1/000913289.pdf570faca541e1ec8ebd2ab760e875e787MD51TEXT000913289.pdf.txt000913289.pdf.txtExtracted Texttext/plain182898http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88703/2/000913289.pdf.txtabb9ec7739a0482f162bdc62386afd06MD52THUMBNAIL000913289.pdf.jpg000913289.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg989http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88703/3/000913289.pdf.jpg5590cbd916d3b84fe5c59296adf4eb72MD5310183/887032018-10-18 08:27:50.886oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88703Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:27:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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