Tabela Periódica : concepções de estudantes ao longo do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/205572 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi verificar a compreensão dos estudantes em relação ao conteúdo de Tabela Periódica (TP) nas três séries do ensino médio em uma Escola Pública do Rio Grande do Sul (n=135). Para isso, elaborou-se um questionário (27 afirmações) contendo três categorias julgadas por meio da escala Likert. Os dados foram avaliados por intermédio da Análise Hierárquica de Agrupamentos com o auxílio do software Pirouette. Essa análise permitiu agrupar os alunos em função da similaridade das respostas. Os resultados evidenciam as principais concepções e dificuldades dos alunos, tais como: necessidade de memorizar a TP; compreensão equivocada da construção da TP; dificuldade de consultá-la; pouco ou nenhum estabelecimento de relações entre os elementos químicos e sua aplicação no cotidiano. Apesar disso, observaram-se indícios de aprendizagem significativa quando estudantes da 2ª e 3ª séries conseguiram recuperar informações sobre o assunto após o terem estudado em anos anteriores. |
id |
UFRGS-2_1f19064d14b6be7fd236f7d42ac2775b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205572 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vianna, Nycollas StefanelloCicuto, Camila Aparecida TolentinoPazinato, Maurícius Selvero2020-02-07T04:14:54Z20190104-8899http://hdl.handle.net/10183/205572001111197O objetivo desta pesquisa foi verificar a compreensão dos estudantes em relação ao conteúdo de Tabela Periódica (TP) nas três séries do ensino médio em uma Escola Pública do Rio Grande do Sul (n=135). Para isso, elaborou-se um questionário (27 afirmações) contendo três categorias julgadas por meio da escala Likert. Os dados foram avaliados por intermédio da Análise Hierárquica de Agrupamentos com o auxílio do software Pirouette. Essa análise permitiu agrupar os alunos em função da similaridade das respostas. Os resultados evidenciam as principais concepções e dificuldades dos alunos, tais como: necessidade de memorizar a TP; compreensão equivocada da construção da TP; dificuldade de consultá-la; pouco ou nenhum estabelecimento de relações entre os elementos químicos e sua aplicação no cotidiano. Apesar disso, observaram-se indícios de aprendizagem significativa quando estudantes da 2ª e 3ª séries conseguiram recuperar informações sobre o assunto após o terem estudado em anos anteriores.application/pdfporQuímica nova na escola. Vol. 41, n. 4 (nov. 2019), p. 386-393Tabela periódicaConcepçõesEnsino médioEnsino e aprendizagemLearningMisconceptionsperiodic tableTabela Periódica : concepções de estudantes ao longo do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001111197.pdf.txt001111197.pdf.txtExtracted Texttext/plain41382http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205572/2/001111197.pdf.txt4165df00b2f06aa709fca44f44d33a6fMD52ORIGINAL001111197.pdfTexto completoapplication/pdf1006202http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205572/1/001111197.pdf7a1974bcbb3561a44344630d5fe16d63MD5110183/2055722024-09-07 06:17:28.141178oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205572Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-09-07T09:17:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tabela Periódica : concepções de estudantes ao longo do ensino médio |
title |
Tabela Periódica : concepções de estudantes ao longo do ensino médio |
spellingShingle |
Tabela Periódica : concepções de estudantes ao longo do ensino médio Vianna, Nycollas Stefanello Tabela periódica Concepções Ensino médio Ensino e aprendizagem Learning Misconceptions periodic table |
title_short |
Tabela Periódica : concepções de estudantes ao longo do ensino médio |
title_full |
Tabela Periódica : concepções de estudantes ao longo do ensino médio |
title_fullStr |
Tabela Periódica : concepções de estudantes ao longo do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Tabela Periódica : concepções de estudantes ao longo do ensino médio |
title_sort |
Tabela Periódica : concepções de estudantes ao longo do ensino médio |
author |
Vianna, Nycollas Stefanello |
author_facet |
Vianna, Nycollas Stefanello Cicuto, Camila Aparecida Tolentino Pazinato, Maurícius Selvero |
author_role |
author |
author2 |
Cicuto, Camila Aparecida Tolentino Pazinato, Maurícius Selvero |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vianna, Nycollas Stefanello Cicuto, Camila Aparecida Tolentino Pazinato, Maurícius Selvero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tabela periódica Concepções Ensino médio Ensino e aprendizagem |
topic |
Tabela periódica Concepções Ensino médio Ensino e aprendizagem Learning Misconceptions periodic table |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning Misconceptions periodic table |
description |
O objetivo desta pesquisa foi verificar a compreensão dos estudantes em relação ao conteúdo de Tabela Periódica (TP) nas três séries do ensino médio em uma Escola Pública do Rio Grande do Sul (n=135). Para isso, elaborou-se um questionário (27 afirmações) contendo três categorias julgadas por meio da escala Likert. Os dados foram avaliados por intermédio da Análise Hierárquica de Agrupamentos com o auxílio do software Pirouette. Essa análise permitiu agrupar os alunos em função da similaridade das respostas. Os resultados evidenciam as principais concepções e dificuldades dos alunos, tais como: necessidade de memorizar a TP; compreensão equivocada da construção da TP; dificuldade de consultá-la; pouco ou nenhum estabelecimento de relações entre os elementos químicos e sua aplicação no cotidiano. Apesar disso, observaram-se indícios de aprendizagem significativa quando estudantes da 2ª e 3ª séries conseguiram recuperar informações sobre o assunto após o terem estudado em anos anteriores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-07T04:14:54Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/205572 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-8899 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001111197 |
identifier_str_mv |
0104-8899 001111197 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/205572 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Química nova na escola. Vol. 41, n. 4 (nov. 2019), p. 386-393 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205572/2/001111197.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205572/1/001111197.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4165df00b2f06aa709fca44f44d33a6f 7a1974bcbb3561a44344630d5fe16d63 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447707308785664 |