Estudo sobre o desenvolvimento do projeto de brinquedos : enfoque na criança com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Roseane Santos da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Regio Pierre da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188072
Resumo: A infância é a fase da vida que pressupõe cuidados especiais no sentido de garantir atenção básica para o desenvolvimento pleno do indivíduo. No caso da criança com deficiência visual o brinquedo pode ser fonte de estímulo para os sentidos remanescentes ou resquícios visuais. O objetivo da presente pesquisa foi o de conhecer dificuldades e dúvidas de alunos do curso de Desenho Industrial (em semestres avançados) ao realizarem o projeto de brinquedos para crianças com deficiência visual. Para tanto, se desenvolveu uma metodologia realizada em duas etapas, a saber: 1) Desenvolvimento do projeto de brinquedos; 2) Avaliação dos resultados. Na Etapa 1 os alunos desenvolveram projetos para o determinado público e em seguida, na segunda etapa, os mocapes funcionais foram testados por crianças com deficiência visual e avaliados por pedagogas que trabalham no contexto em questão. Ao final dos testes, os alunos realizaram uma avaliação da experiência vivida que nos permitiu refletir sobre os resultados do estudo bem como da importância do desenvolvimento de pesquisas na área. Constata-se a importância de fomentar a reflexão e assim garantir a produção de brinquedos com especificidades para o público estudado.
id UFRGS-2_2031bcee8d37d04bec996e60819e16a1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188072
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Roseane Santos daSilva, Regio Pierre da2019-01-23T02:37:30Z20181414-3895http://hdl.handle.net/10183/188072001086190A infância é a fase da vida que pressupõe cuidados especiais no sentido de garantir atenção básica para o desenvolvimento pleno do indivíduo. No caso da criança com deficiência visual o brinquedo pode ser fonte de estímulo para os sentidos remanescentes ou resquícios visuais. O objetivo da presente pesquisa foi o de conhecer dificuldades e dúvidas de alunos do curso de Desenho Industrial (em semestres avançados) ao realizarem o projeto de brinquedos para crianças com deficiência visual. Para tanto, se desenvolveu uma metodologia realizada em duas etapas, a saber: 1) Desenvolvimento do projeto de brinquedos; 2) Avaliação dos resultados. Na Etapa 1 os alunos desenvolveram projetos para o determinado público e em seguida, na segunda etapa, os mocapes funcionais foram testados por crianças com deficiência visual e avaliados por pedagogas que trabalham no contexto em questão. Ao final dos testes, os alunos realizaram uma avaliação da experiência vivida que nos permitiu refletir sobre os resultados do estudo bem como da importância do desenvolvimento de pesquisas na área. Constata-se a importância de fomentar a reflexão e assim garantir a produção de brinquedos com especificidades para o público estudado.Childhood is a phase of life that presupposes special care in order to guarantee basic attention for the full development of the individual. In the case of the visually impaired child, the toy can be a source of stimulation for the remaining senses or visual remnants. The objective of the present research was to know the difficulties and doubts of students of the course of Industrial Design (in advanced semesters) when carrying out the project of toys for visually impaired children. Therefore, a methodology was developed in two stages, namely: 1) Development of toy design; 2) Evaluation of results. In stage 1 students developed projects for the particular public and then, in the second stage, functional moccasins were tested by visually impaired children and evaluated by pedagogues working in the context in question. At the end of the tests, the students performed an evaluation of the lived experience that allowed us to reflect on the results of the study and on the importance of developing research in the area. The importance of encouraging reflection and guaranteeing the production of toys with specific characteristics for the studied public is verified.application/pdfporEducação gráfica. v.22, n.2 (ago. 2018), p. 307-318Design de produtoBrinquedoDeficiente visualEnsinoProduct designToysVisual impairmentTeachingEstudo sobre o desenvolvimento do projeto de brinquedos : enfoque na criança com deficiência visualStudy on the development of the toys project : a focus on the child with visual deficiencyinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001086190.pdf.txt001086190.pdf.txtExtracted Texttext/plain36158http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188072/2/001086190.pdf.txta1fd925048512ace38224256991e9864MD52ORIGINAL001086190.pdfTexto completoapplication/pdf233534http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188072/1/001086190.pdf90fa2740b9348e0c1fa524013cd9f56bMD5110183/1880722019-01-24 02:33:38.881978oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188072Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2019-01-24T04:33:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo sobre o desenvolvimento do projeto de brinquedos : enfoque na criança com deficiência visual
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Study on the development of the toys project : a focus on the child with visual deficiency
title Estudo sobre o desenvolvimento do projeto de brinquedos : enfoque na criança com deficiência visual
spellingShingle Estudo sobre o desenvolvimento do projeto de brinquedos : enfoque na criança com deficiência visual
Silva, Roseane Santos da
Design de produto
Brinquedo
Deficiente visual
Ensino
Product design
Toys
Visual impairment
Teaching
title_short Estudo sobre o desenvolvimento do projeto de brinquedos : enfoque na criança com deficiência visual
title_full Estudo sobre o desenvolvimento do projeto de brinquedos : enfoque na criança com deficiência visual
title_fullStr Estudo sobre o desenvolvimento do projeto de brinquedos : enfoque na criança com deficiência visual
title_full_unstemmed Estudo sobre o desenvolvimento do projeto de brinquedos : enfoque na criança com deficiência visual
title_sort Estudo sobre o desenvolvimento do projeto de brinquedos : enfoque na criança com deficiência visual
author Silva, Roseane Santos da
author_facet Silva, Roseane Santos da
Silva, Regio Pierre da
author_role author
author2 Silva, Regio Pierre da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Roseane Santos da
Silva, Regio Pierre da
dc.subject.por.fl_str_mv Design de produto
Brinquedo
Deficiente visual
Ensino
topic Design de produto
Brinquedo
Deficiente visual
Ensino
Product design
Toys
Visual impairment
Teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Product design
Toys
Visual impairment
Teaching
description A infância é a fase da vida que pressupõe cuidados especiais no sentido de garantir atenção básica para o desenvolvimento pleno do indivíduo. No caso da criança com deficiência visual o brinquedo pode ser fonte de estímulo para os sentidos remanescentes ou resquícios visuais. O objetivo da presente pesquisa foi o de conhecer dificuldades e dúvidas de alunos do curso de Desenho Industrial (em semestres avançados) ao realizarem o projeto de brinquedos para crianças com deficiência visual. Para tanto, se desenvolveu uma metodologia realizada em duas etapas, a saber: 1) Desenvolvimento do projeto de brinquedos; 2) Avaliação dos resultados. Na Etapa 1 os alunos desenvolveram projetos para o determinado público e em seguida, na segunda etapa, os mocapes funcionais foram testados por crianças com deficiência visual e avaliados por pedagogas que trabalham no contexto em questão. Ao final dos testes, os alunos realizaram uma avaliação da experiência vivida que nos permitiu refletir sobre os resultados do estudo bem como da importância do desenvolvimento de pesquisas na área. Constata-se a importância de fomentar a reflexão e assim garantir a produção de brinquedos com especificidades para o público estudado.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-23T02:37:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/188072
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-3895
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001086190
identifier_str_mv 1414-3895
001086190
url http://hdl.handle.net/10183/188072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação gráfica. v.22, n.2 (ago. 2018), p. 307-318
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188072/2/001086190.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188072/1/001086190.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a1fd925048512ace38224256991e9864
90fa2740b9348e0c1fa524013cd9f56b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725040640131072