Estudo sobre o desenvolvimento do projeto de brinquedos : enfoque na criança com deficiência visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/188072 |
Resumo: | A infância é a fase da vida que pressupõe cuidados especiais no sentido de garantir atenção básica para o desenvolvimento pleno do indivíduo. No caso da criança com deficiência visual o brinquedo pode ser fonte de estímulo para os sentidos remanescentes ou resquícios visuais. O objetivo da presente pesquisa foi o de conhecer dificuldades e dúvidas de alunos do curso de Desenho Industrial (em semestres avançados) ao realizarem o projeto de brinquedos para crianças com deficiência visual. Para tanto, se desenvolveu uma metodologia realizada em duas etapas, a saber: 1) Desenvolvimento do projeto de brinquedos; 2) Avaliação dos resultados. Na Etapa 1 os alunos desenvolveram projetos para o determinado público e em seguida, na segunda etapa, os mocapes funcionais foram testados por crianças com deficiência visual e avaliados por pedagogas que trabalham no contexto em questão. Ao final dos testes, os alunos realizaram uma avaliação da experiência vivida que nos permitiu refletir sobre os resultados do estudo bem como da importância do desenvolvimento de pesquisas na área. Constata-se a importância de fomentar a reflexão e assim garantir a produção de brinquedos com especificidades para o público estudado. |
id |
UFRGS-2_2031bcee8d37d04bec996e60819e16a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188072 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Roseane Santos daSilva, Regio Pierre da2019-01-23T02:37:30Z20181414-3895http://hdl.handle.net/10183/188072001086190A infância é a fase da vida que pressupõe cuidados especiais no sentido de garantir atenção básica para o desenvolvimento pleno do indivíduo. No caso da criança com deficiência visual o brinquedo pode ser fonte de estímulo para os sentidos remanescentes ou resquícios visuais. O objetivo da presente pesquisa foi o de conhecer dificuldades e dúvidas de alunos do curso de Desenho Industrial (em semestres avançados) ao realizarem o projeto de brinquedos para crianças com deficiência visual. Para tanto, se desenvolveu uma metodologia realizada em duas etapas, a saber: 1) Desenvolvimento do projeto de brinquedos; 2) Avaliação dos resultados. Na Etapa 1 os alunos desenvolveram projetos para o determinado público e em seguida, na segunda etapa, os mocapes funcionais foram testados por crianças com deficiência visual e avaliados por pedagogas que trabalham no contexto em questão. Ao final dos testes, os alunos realizaram uma avaliação da experiência vivida que nos permitiu refletir sobre os resultados do estudo bem como da importância do desenvolvimento de pesquisas na área. Constata-se a importância de fomentar a reflexão e assim garantir a produção de brinquedos com especificidades para o público estudado.Childhood is a phase of life that presupposes special care in order to guarantee basic attention for the full development of the individual. In the case of the visually impaired child, the toy can be a source of stimulation for the remaining senses or visual remnants. The objective of the present research was to know the difficulties and doubts of students of the course of Industrial Design (in advanced semesters) when carrying out the project of toys for visually impaired children. Therefore, a methodology was developed in two stages, namely: 1) Development of toy design; 2) Evaluation of results. In stage 1 students developed projects for the particular public and then, in the second stage, functional moccasins were tested by visually impaired children and evaluated by pedagogues working in the context in question. At the end of the tests, the students performed an evaluation of the lived experience that allowed us to reflect on the results of the study and on the importance of developing research in the area. The importance of encouraging reflection and guaranteeing the production of toys with specific characteristics for the studied public is verified.application/pdfporEducação gráfica. v.22, n.2 (ago. 2018), p. 307-318Design de produtoBrinquedoDeficiente visualEnsinoProduct designToysVisual impairmentTeachingEstudo sobre o desenvolvimento do projeto de brinquedos : enfoque na criança com deficiência visualStudy on the development of the toys project : a focus on the child with visual deficiencyinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001086190.pdf.txt001086190.pdf.txtExtracted Texttext/plain36158http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188072/2/001086190.pdf.txta1fd925048512ace38224256991e9864MD52ORIGINAL001086190.pdfTexto completoapplication/pdf233534http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188072/1/001086190.pdf90fa2740b9348e0c1fa524013cd9f56bMD5110183/1880722019-01-24 02:33:38.881978oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188072Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2019-01-24T04:33:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo sobre o desenvolvimento do projeto de brinquedos : enfoque na criança com deficiência visual |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Study on the development of the toys project : a focus on the child with visual deficiency |
title |
Estudo sobre o desenvolvimento do projeto de brinquedos : enfoque na criança com deficiência visual |
spellingShingle |
Estudo sobre o desenvolvimento do projeto de brinquedos : enfoque na criança com deficiência visual Silva, Roseane Santos da Design de produto Brinquedo Deficiente visual Ensino Product design Toys Visual impairment Teaching |
title_short |
Estudo sobre o desenvolvimento do projeto de brinquedos : enfoque na criança com deficiência visual |
title_full |
Estudo sobre o desenvolvimento do projeto de brinquedos : enfoque na criança com deficiência visual |
title_fullStr |
Estudo sobre o desenvolvimento do projeto de brinquedos : enfoque na criança com deficiência visual |
title_full_unstemmed |
Estudo sobre o desenvolvimento do projeto de brinquedos : enfoque na criança com deficiência visual |
title_sort |
Estudo sobre o desenvolvimento do projeto de brinquedos : enfoque na criança com deficiência visual |
author |
Silva, Roseane Santos da |
author_facet |
Silva, Roseane Santos da Silva, Regio Pierre da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Regio Pierre da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Roseane Santos da Silva, Regio Pierre da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design de produto Brinquedo Deficiente visual Ensino |
topic |
Design de produto Brinquedo Deficiente visual Ensino Product design Toys Visual impairment Teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Product design Toys Visual impairment Teaching |
description |
A infância é a fase da vida que pressupõe cuidados especiais no sentido de garantir atenção básica para o desenvolvimento pleno do indivíduo. No caso da criança com deficiência visual o brinquedo pode ser fonte de estímulo para os sentidos remanescentes ou resquícios visuais. O objetivo da presente pesquisa foi o de conhecer dificuldades e dúvidas de alunos do curso de Desenho Industrial (em semestres avançados) ao realizarem o projeto de brinquedos para crianças com deficiência visual. Para tanto, se desenvolveu uma metodologia realizada em duas etapas, a saber: 1) Desenvolvimento do projeto de brinquedos; 2) Avaliação dos resultados. Na Etapa 1 os alunos desenvolveram projetos para o determinado público e em seguida, na segunda etapa, os mocapes funcionais foram testados por crianças com deficiência visual e avaliados por pedagogas que trabalham no contexto em questão. Ao final dos testes, os alunos realizaram uma avaliação da experiência vivida que nos permitiu refletir sobre os resultados do estudo bem como da importância do desenvolvimento de pesquisas na área. Constata-se a importância de fomentar a reflexão e assim garantir a produção de brinquedos com especificidades para o público estudado. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-01-23T02:37:30Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/188072 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-3895 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001086190 |
identifier_str_mv |
1414-3895 001086190 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/188072 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação gráfica. v.22, n.2 (ago. 2018), p. 307-318 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188072/2/001086190.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188072/1/001086190.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a1fd925048512ace38224256991e9864 90fa2740b9348e0c1fa524013cd9f56b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725040640131072 |