Formação docente, reflexão e ação sobre a prática : as potencialidades de um curso EaD para coordenadores pedagógicos na formação de professores-orientadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Natália de Lacerda
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Fagundes, Caterine Vila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/182446
Resumo: Este artigo trata da formação docente e tem como objetivo refletir sobre as potencialidades e os limites para a formação de professores-orientadores de curso EaD. Buscou-se discutir as potencialidades do exercício reflexivo em diversos âmbitos: na formação dos cursistas (coordenadores pedagógicos de escolas públicas do Rio Grande do Sul que frequentaram esse curso), na formação de professores-orientadores desses cursistas e na formação docente das próprias autoras. Inicialmente, apresenta-se uma reflexão sobre aspectos da pesquisa na formação docente. Em seguida, descrevese o desenvolvimento de duas das salas ambientes do curso. Por fim, destaca-se o direcionamento dado aos trabalhos, tendo em vista os objetivos de formação de professores-orientadores. A análise aponta para a evidência da insuficiência de tempo e de ações no sentido da formação dos cursistas, com o fim de os preparar adequadamente para o desenvolvimento do TCC, ressaltando, por outro lado, a relevância da atuação no curso como processo de formação dos professores-orientadores.
id UFRGS-2_207da6dae800aea225d9b5aeedd85b25
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182446
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gil, Natália de LacerdaFagundes, Caterine Vila2018-09-22T03:01:41Z20181519-3322http://hdl.handle.net/10183/182446001075187Este artigo trata da formação docente e tem como objetivo refletir sobre as potencialidades e os limites para a formação de professores-orientadores de curso EaD. Buscou-se discutir as potencialidades do exercício reflexivo em diversos âmbitos: na formação dos cursistas (coordenadores pedagógicos de escolas públicas do Rio Grande do Sul que frequentaram esse curso), na formação de professores-orientadores desses cursistas e na formação docente das próprias autoras. Inicialmente, apresenta-se uma reflexão sobre aspectos da pesquisa na formação docente. Em seguida, descrevese o desenvolvimento de duas das salas ambientes do curso. Por fim, destaca-se o direcionamento dado aos trabalhos, tendo em vista os objetivos de formação de professores-orientadores. A análise aponta para a evidência da insuficiência de tempo e de ações no sentido da formação dos cursistas, com o fim de os preparar adequadamente para o desenvolvimento do TCC, ressaltando, por outro lado, a relevância da atuação no curso como processo de formação dos professores-orientadores.This paper discusses teacher education and aims to reflect on the potentialities and some limits for the teacher-advisor formation in a distance education course. It aims to discuss the potentialities of the reflexive exercise in different areas: the students training for teaching (coordinators of public schools in Rio Grande do Sul, who attend this course), the teacher-advisor formation and training of authors themselves as teachers. Initially, it presents a reflection on the research in teacher education. Subsequently, it describes the development of the distance course. Finally, it focuses on the work considering the training objectives for teacher-advisors. The analysis points out to the evidence of insufficiency of time and actions towards the training of students in order to prepare them for the development of the Course Conclusion Paper. On the other hand, it emphasizes the importance of the practice in the training process for teacher-advisors course.application/pdfporEducação em foco (Belo Horizonte). Vol. 21, n. 33 (jan./abr. 2018), p. 13-34Formação de professoresEnsino a distânciaTeacher educationDistance educationManagers SchoolFormação docente, reflexão e ação sobre a prática : as potencialidades de um curso EaD para coordenadores pedagógicos na formação de professores-orientadoresTeachers training, reflection and action on the practice: the potentialities of a distance education course for pedagogic coordinators in the teacher-advisors’ formationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001075187.pdfTexto completoapplication/pdf229090http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182446/1/001075187.pdf05bacc2106c08b5bda364d0f64646d85MD51TEXT001075187.pdf.txt001075187.pdf.txtExtracted Texttext/plain62384http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182446/2/001075187.pdf.txtdb5f927debc9bd620122446c986f3d9bMD52THUMBNAIL001075187.pdf.jpg001075187.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1804http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182446/3/001075187.pdf.jpg4759440a1e782099f7dc5e0574219616MD5310183/1824462021-12-06 05:35:50.684395oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182446Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:35:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação docente, reflexão e ação sobre a prática : as potencialidades de um curso EaD para coordenadores pedagógicos na formação de professores-orientadores
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teachers training, reflection and action on the practice: the potentialities of a distance education course for pedagogic coordinators in the teacher-advisors’ formation
title Formação docente, reflexão e ação sobre a prática : as potencialidades de um curso EaD para coordenadores pedagógicos na formação de professores-orientadores
spellingShingle Formação docente, reflexão e ação sobre a prática : as potencialidades de um curso EaD para coordenadores pedagógicos na formação de professores-orientadores
Gil, Natália de Lacerda
Formação de professores
Ensino a distância
Teacher education
Distance education
Managers School
title_short Formação docente, reflexão e ação sobre a prática : as potencialidades de um curso EaD para coordenadores pedagógicos na formação de professores-orientadores
title_full Formação docente, reflexão e ação sobre a prática : as potencialidades de um curso EaD para coordenadores pedagógicos na formação de professores-orientadores
title_fullStr Formação docente, reflexão e ação sobre a prática : as potencialidades de um curso EaD para coordenadores pedagógicos na formação de professores-orientadores
title_full_unstemmed Formação docente, reflexão e ação sobre a prática : as potencialidades de um curso EaD para coordenadores pedagógicos na formação de professores-orientadores
title_sort Formação docente, reflexão e ação sobre a prática : as potencialidades de um curso EaD para coordenadores pedagógicos na formação de professores-orientadores
author Gil, Natália de Lacerda
author_facet Gil, Natália de Lacerda
Fagundes, Caterine Vila
author_role author
author2 Fagundes, Caterine Vila
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Natália de Lacerda
Fagundes, Caterine Vila
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino a distância
topic Formação de professores
Ensino a distância
Teacher education
Distance education
Managers School
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher education
Distance education
Managers School
description Este artigo trata da formação docente e tem como objetivo refletir sobre as potencialidades e os limites para a formação de professores-orientadores de curso EaD. Buscou-se discutir as potencialidades do exercício reflexivo em diversos âmbitos: na formação dos cursistas (coordenadores pedagógicos de escolas públicas do Rio Grande do Sul que frequentaram esse curso), na formação de professores-orientadores desses cursistas e na formação docente das próprias autoras. Inicialmente, apresenta-se uma reflexão sobre aspectos da pesquisa na formação docente. Em seguida, descrevese o desenvolvimento de duas das salas ambientes do curso. Por fim, destaca-se o direcionamento dado aos trabalhos, tendo em vista os objetivos de formação de professores-orientadores. A análise aponta para a evidência da insuficiência de tempo e de ações no sentido da formação dos cursistas, com o fim de os preparar adequadamente para o desenvolvimento do TCC, ressaltando, por outro lado, a relevância da atuação no curso como processo de formação dos professores-orientadores.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-22T03:01:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/182446
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1519-3322
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001075187
identifier_str_mv 1519-3322
001075187
url http://hdl.handle.net/10183/182446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação em foco (Belo Horizonte). Vol. 21, n. 33 (jan./abr. 2018), p. 13-34
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182446/1/001075187.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182446/2/001075187.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182446/3/001075187.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 05bacc2106c08b5bda364d0f64646d85
db5f927debc9bd620122446c986f3d9b
4759440a1e782099f7dc5e0574219616
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224951565385728