Laim em AVAs : sugestões de atividades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quednau, Laura Rosane
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/140165
Resumo: Para ensinar latim em aulas da graduação e em cursos de extensão para a comunidade em geral, utilizamos a série didática Lingua Latina per se illustrata, que possibilita aquisição de vocabulário, compreensão das construções típicas da língua latina e treinamento das quatro habilidades para o estudo de qualquer língua: ler, ouvir, escrever e falar. Buscamos aliar a esse material exercícios e observações suplementares. No presente estudo, apresentamos sugestões de atividades que podem ser utilizadas na plataforma Moodle, em ambiente virtual. Através de exercícios de palavras cruzadas, preenchimento de lacunas, caça ao erro e outros, a autonomia do aluno é incentivada, pois, após responder às atividades, a própria plataforma fornece o seu desempenho, mostrando os acertos e erros. As questões podem ser refeitas até que todas as respostas estejam corretas. Assim, os conteúdos são fixados de forma lúdica e com um formato diferenciado, fora da sala de aula. Podemos e devemos explorar recursos modernos que aproximem o mundo clássico da realidade atual no que diz respeito ao acesso à informação que têm nossos estudantes.
id UFRGS-2_20b2ae5277f0adf9156419b6d22d4e08
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140165
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Quednau, Laura Rosane2016-05-04T02:07:42Z20141676-3076http://hdl.handle.net/10183/140165000985015Para ensinar latim em aulas da graduação e em cursos de extensão para a comunidade em geral, utilizamos a série didática Lingua Latina per se illustrata, que possibilita aquisição de vocabulário, compreensão das construções típicas da língua latina e treinamento das quatro habilidades para o estudo de qualquer língua: ler, ouvir, escrever e falar. Buscamos aliar a esse material exercícios e observações suplementares. No presente estudo, apresentamos sugestões de atividades que podem ser utilizadas na plataforma Moodle, em ambiente virtual. Através de exercícios de palavras cruzadas, preenchimento de lacunas, caça ao erro e outros, a autonomia do aluno é incentivada, pois, após responder às atividades, a própria plataforma fornece o seu desempenho, mostrando os acertos e erros. As questões podem ser refeitas até que todas as respostas estejam corretas. Assim, os conteúdos são fixados de forma lúdica e com um formato diferenciado, fora da sala de aula. Podemos e devemos explorar recursos modernos que aproximem o mundo clássico da realidade atual no que diz respeito ao acesso à informação que têm nossos estudantes.For teaching Latin in graduation classes and extension courses for the community in general, we use the didactic series Lingua Latina per se illustrata, which allows acquisition of vocabulary, understanding of the typical constructions of the Latin language and training of the four skills for studying any language: reading, listening, writing and speaking. We seek to incorporate some training exercises and supplementary observations to the didactic series. In this current study, we present suggestions for activities that can be used on the platform Moodle, a virtual environment. Through crossword puzzles, fill-in-the-blank, find-the-mistake and other word games, the student’s autonomy is encouraged because, after responding to the activities, the platform itself provides the performance results, showing the hits and misses. Questions can be redone until all answers are correct. Thus, the lesson contents are retained through a playful way and using a differentiated format, outside of the classroom. Considering the level of access to information that our students have nowadays, we can and should explore modern features that bring together the classic world and the current reality.application/pdfporPhaoS. Campinas, SP. N. 14 (2014), p. 113-121Língua latinaAmbiente virtual de aprendizagemEnsino de línguasMoodleLatinTeachingMoodleVirtual environmentsLaim em AVAs : sugestões de atividadesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000985015.pdf000985015.pdfTexto completoapplication/pdf2615168http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140165/1/000985015.pdfa9823cd4a3b9d0a3eed4007c56f255ddMD51TEXT000985015.pdf.txt000985015.pdf.txtExtracted Texttext/plain17272http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140165/2/000985015.pdf.txtc67f79cc32a0c3e5305a3e8e9427f186MD52THUMBNAIL000985015.pdf.jpg000985015.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1561http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140165/3/000985015.pdf.jpg236810803eaf2e17ba1ce41e1948a2c6MD5310183/1401652018-10-25 09:24:55.322oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140165Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-25T12:24:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Laim em AVAs : sugestões de atividades
title Laim em AVAs : sugestões de atividades
spellingShingle Laim em AVAs : sugestões de atividades
Quednau, Laura Rosane
Língua latina
Ambiente virtual de aprendizagem
Ensino de línguas
Moodle
Latin
Teaching
Moodle
Virtual environments
title_short Laim em AVAs : sugestões de atividades
title_full Laim em AVAs : sugestões de atividades
title_fullStr Laim em AVAs : sugestões de atividades
title_full_unstemmed Laim em AVAs : sugestões de atividades
title_sort Laim em AVAs : sugestões de atividades
author Quednau, Laura Rosane
author_facet Quednau, Laura Rosane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quednau, Laura Rosane
dc.subject.por.fl_str_mv Língua latina
Ambiente virtual de aprendizagem
Ensino de línguas
Moodle
topic Língua latina
Ambiente virtual de aprendizagem
Ensino de línguas
Moodle
Latin
Teaching
Moodle
Virtual environments
dc.subject.eng.fl_str_mv Latin
Teaching
Moodle
Virtual environments
description Para ensinar latim em aulas da graduação e em cursos de extensão para a comunidade em geral, utilizamos a série didática Lingua Latina per se illustrata, que possibilita aquisição de vocabulário, compreensão das construções típicas da língua latina e treinamento das quatro habilidades para o estudo de qualquer língua: ler, ouvir, escrever e falar. Buscamos aliar a esse material exercícios e observações suplementares. No presente estudo, apresentamos sugestões de atividades que podem ser utilizadas na plataforma Moodle, em ambiente virtual. Através de exercícios de palavras cruzadas, preenchimento de lacunas, caça ao erro e outros, a autonomia do aluno é incentivada, pois, após responder às atividades, a própria plataforma fornece o seu desempenho, mostrando os acertos e erros. As questões podem ser refeitas até que todas as respostas estejam corretas. Assim, os conteúdos são fixados de forma lúdica e com um formato diferenciado, fora da sala de aula. Podemos e devemos explorar recursos modernos que aproximem o mundo clássico da realidade atual no que diz respeito ao acesso à informação que têm nossos estudantes.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-04T02:07:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/140165
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1676-3076
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000985015
identifier_str_mv 1676-3076
000985015
url http://hdl.handle.net/10183/140165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv PhaoS. Campinas, SP. N. 14 (2014), p. 113-121
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140165/1/000985015.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140165/2/000985015.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140165/3/000985015.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a9823cd4a3b9d0a3eed4007c56f255dd
c67f79cc32a0c3e5305a3e8e9427f186
236810803eaf2e17ba1ce41e1948a2c6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1824427255800004608